Tradições de Carnaval
No âmbito do estudo do tema Património, na disciplina de Educação Visual, os alunos do 6ºA/B/C e D da EBFL, após a abordagem do estudo do corpo humano, elaboraram disfarces de Carnaval, tendo sido aplicada a técnica do marcador sobre vegetal.
Em articulação com a disciplina de Educação Tecnológica elaboraram e disfarçaram bonecos articulados, recorrendo a atividades de construção, recorte e colagem de elementos variados, tendo sido promovidas a criatividade e imaginação.
Em Educação para a Cidadania foi mais uma forma de abordagem de como construir relações saudáveis e de promoção do sentimento de pertença.
Foram divulgadas tradições, sendo uma mais-valia para o desenvolvimento pessoal e emocional.
Parabéns aos artistas. (ver os trabalhos dos alunos)
DELF 2025 - DIPLÔME D' ÉTUDES (EN) LANGUE FRANÇAISE
OS ALUNOS INTERESSADOS EM PARTICIPAR NAS PROVAS DO DELF ESCOLAR 2025 DEVEM CONTACTAR A DOCENTE RESPONSÁVEL PELAS INSCRIÇÕES, ISABEL MONTEIRO (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), OU A SUA DOCENTE.
AS PROVAS ESTÃO AGENDADAS PARA OS DIAS 29 E 30 DE ABRIL (DIA 29, NÍVEIS A1 E B1; DIA 30, A2 E B2) E DECORRERÃO NA ESCOLA SECUNDÁRIA VIRIATO, EM VISEU.
A DATA LIMITE PARA FORMALIZAR A INSCRIÇÃO (preencher uma ficha individual e proceder ao pagamento do valor correspondente ao nível pretendido) É DIA 19 DE MARÇO.
QUALQUER ESCLARECIMENTO ADICIONAL DEVE SER SOLICITADO À DOCENTES DE FRANCÊS.
CARNAVAL RECICLADO
Carnaval Reciclado foi o tema escolhido para os trabalhos realizados nesta quadra carnavalesca pelos alunos de Educação Visual e Tecnológica da turma do 6º E e do clube “Reciclar Criar e Inovar”.
Utilizando materiais reciclados, os alunos deram asas à sua imaginação e criatividade realizando máscaras variadas e interessantes expondo os trabalhos a toda a comunidade escolar da Escola Básica Ferreira Lapa.
Carnaval sim, mas reciclado e sustentável!
Professores: José Paulo Caetano e Susete Mota
Visita de estudo
No dia 24 de fevereiro, os alunos das turmas do 12ºF e J, participaram numa visita à empresa Vista Alegre em Ílhavo e no Turismo in Aveiro. A visita foi ao encontro dos objetivos previstos e contribuiu para a promoção de conhecimentos, competências, atitudes e valores essenciais ao perfil de saída dos/as alunos/as do ensino secundário.
Carnaval em EBFA/EBFL
Decoração e animação do espaço escolar, bem como a participação no desfile carnavalesco, ocorrido no dia 28 de fevereiro, em Ferreira de Aves,
Temática e subsequentes atividades dinamizadas , projetada e realizada nas disciplinas/conteúdos de ET e EV do 5º E, 6º F , (nestas turmas com a colaboração, sob orientação e cooperação do professor José Caetano, de quatro alunas do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica (2º CEB), no âmbito da lecionação da Prática de Ensino Supervisionada I (PES) ) e 6ºE.
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.