Mural – “Camões 500 anos”
“Camões 500 anos” foi o mote para mais um mural idealizado pelo nosso artista José Paulo Caetano. Contou para a sua concretização com os alunos do clube “Criar, Reciclar e Inovar” e ainda a colaboração da docente Susete Mota e do Mentor Lucas Piovesana.
Este mural pode ser apreciado numa das paredes exteriores da Escola Básica Ferreira Lapa mais propriamente no exterior da sala de convívio dos alunos e pode ser visualizado por todos os que passarem na estrada adjacente.
O autor procurou retratar a imagem mais conhecida pelo público em geral, aquando do naufrágio da nau onde seguia Camões, na embocadura do rio Mecom, na Costa de Camboja. Este nada nas águas tempestuosas segurando numa das mãos o manuscrito original de “Os Lusíadas” enquanto a nau se afunda.
Sendo este um mural realizado na escola, o colorido vivo e vibrante utilizado contribui para cativar o olhar dos alunos e da comunidade educativa, despertando o interesse pela figura de Camões e pela riqueza da nossa história literária.
Parabéns mais uma vez ao seu autor José Paulo Caetano por ter partilhado com todo o Sátão mais uma obra.
“Terapia da Fala em Família”
O projeto “Terapia da Fala em Família”, implementado pela terapeuta da fala Janete Silva (Medida 1) desde 2021, tem tido bastante adesão por parte das famílias e, por isso, tem sido um autêntico sucesso! Mais uma vez, no presente ano letivo, os pais/encarregados de educação foram convidados a virem à escola, assistir/participar numa sessão de terapia da fala dos seus filhos/educandos.
Desta forma, os pais conseguem perceber, de uma forma mais clara e objetiva, o que é efetivamente trabalhado em contexto de sessão, dotando-os de estratégias e de exemplos de atividades que poderão ser facilmente realizadas em casa.
No presente ano letivo (2024/2025), registou-se a participação de 14 pais/encarregados de educação (taxa de participação de 93%), o que constitui um fator positivo para o reforço das competências em casa e para um maior grau de motivação, tanto por parte da criança/aluno, como da família, aspetos muito importantes que ajudam a atingir mais facilmente o sucesso da intervenção!
Aviso de abertura de concurso para recrutamento de um Professor Bibliotecário
De acordo com o estabelecido na Portaria nº 192-A/2015, de 29 de junho, está aberto o concurso para recrutamento de 1 (um) Professor Bibliotecário no Agrupamento de Escolas de Sátão, de 02 de julho de 2025 a 11 de julho de 2025.
Devem os docentes interessados apresentar a sua candidatura de acordo com o aviso de abertura.
Podem candidatar-se os docentes que preencham as condições estabelecidas no Anexo II da Portaria nº 192-A/2015, de 29 de junho.
Yoga para Crianças - Posições Divertidas para um Corpo e Mente Saudáveis
A 21 de junho celebra-se o Dia Internacional do Yoga, instituído pela Resolução 69/131 da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 11 de dezembro de 2014. Esta data visa destacar os inúmeros benefícios que esta prática milenar proporciona ao ser humano, promovendo o equilíbrio entre corpo e mente.
No espírito desta celebração, as docentes do Departamento de Educação Especial, Fernanda Paixão e Benvinda Miguel, dinamizaram uma sessão especial de yoga dirigida aos 72 alunos do 4.º ano de escolaridade da EB1 de Sátão.
O yoga para crianças resulta da adaptação criativa do yoga tradicional à realidade e necessidades do público infantil. Com uma abordagem lúdica e envolvente, integra histórias, músicas, jogos e movimentos inspirados na natureza, criando um espaço seguro para o relaxamento, o desenvolvimento físico e emocional e a expressão da criatividade.
A atividade decorreu no dia 25 de junho, com o objetivo de promover o relaxamento e a concentração, desenvolver a autoestima e autoconfiança, estimular a criatividade e reforçar a postura corporal, a coordenação motora, a flexibilidade e a respiração consciente.
A aula teve início com exercícios de respiração, seguidos da sequência de posturas da tradicional “Saudação ao Sol”. A sessão foi orientada através da leitura da história “O Feiticeiro de Oz”, acompanhada pela música de fundo “Savasana – Breathing Space”. Ao longo da narrativa, os alunos incorporaram as personagens através de posturas que representavam animais e plantas, num envolvente exercício de imaginação e movimento.
A adesão à atividade foi extraordinária. Todos os alunos participaram com entusiasmo, bem como os professores das respetivas turmas, demonstrando grande curiosidade e envolvimento ao longo de toda a sessão.
Foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora e memorável para todos os envolvidos, que contribuiu para cultivar hábitos saudáveis e momentos de bem-estar no contexto escolar.
Namastê!
Fernanda Paixão e Benvinda Miguel (Professoras do Departamento de Educação Especial)
Comemoração dos 500 anos de Luís de Camões no cineteatro de Sátão
Para assinalar a comemoração do quinto centenário do nascimento de Luís de Camões, no dia 9 de junho, todos os alunos das turmas C, D e E do 8º ano subiram ao palco do cineteatro de Sátão. Com o intuito de envolver o público no ambiente da época quinhentista, tinha sido montada uma exposição com trabalhos alusivos aos Descobrimentos realizados pelas turmas, no átrio,
No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), as turmas do 8º ano desenvolveram projetos subordinados ao Tema “Celebrar Camões e conhecer a sua época”. Depois de várias pesquisas e de algum trabalho interdisciplinar, as turmas C, D e E decidiram aliar os conhecimentos adquiridos à criação artística, a fim de dar a conhecer o poeta, a sua obra e a época em que ele viveu. Assim, perante uma plateia cheia de colegas de várias turmas, de pais e outros familiares, os alunos levaram à cena um documentário encenado sobre Luís de Camões e a sua época, uma peça de teatro com uma revisitação da sua biografia e uma performance artística, criada a partir do poema “Amor é um fogo que arde sem se ver”, cantado por Camané.
Com empenho e alegria, os alunos celebraram Camões através de um espetáculo que harmonizou representação, música, canto, dança e ginástica aérea, para o júbilo do público, que aplaudiu com muito entusiasmo.
Maquetes realizadas pelos alunos do 5ºE de Ferreira de Aves, totalmente elaboradas em contexto de sala de aula.
As Energias Renováveis são naturalmente reabastecidas e não se esgotam, como a solar, eólica, hídrica, geotérmica e biomassa. Estas energias são consideradas alternativas mais limpas aos combustíveis fósseis e desempenham um papel crucial na transição para um sistema energético sustentável. Sendo uma aposta estratégica, promovendo a sustentabilidade ambiental, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis, impulsionando o crescimento económico e contribuindo para a autonomia energética.
A sustentabilidade ambiental é fundamental para garantir um futuro equilibrado e saudável para o planeta e para as próximas gerações. Ao adotarmos práticas sustentáveis em nosso dia a dia, contribuímos para a preservação do meio ambiente e para um futuro mais justo e equitativo. Envolvendo a adoção de práticas que visam preservar o meio ambiente, promovendo o equilíbrio entre o desenvolvimento humano e a conservação da natureza.
ET-Energia - EV-Módulo/Padrão - CD-Sustentabilidade - DAC (José Caetano)
Complexo Turístico de Rilhadas
Nos dias 12 e 13 de junho, 76 alunos do 8ºano, acompanhados pelos seus DTs, viveram experiências e momentos agradáveis no Complexo Turístico de Rilhadas, perto de Fafe. Os alunos foram divididos em grupos para participarem nas atividades propostas, orientados por jovens monitores.
Para além de convívio, fora das salas de aulas, os participantes puderam aprender divertindo-se com as seguintes atividades: karting, matraquilhos humanos, circuito de arvorismo, escalada,dança, jogos de equipas, jogos tradicionais e piscina.
No regresso, os testemunhos dos alunos indicavam que tinham adorado a aventura e que tinha sido uma excelente forma de concluir um ano letivo.
Esta visita de estudo contou com a colaboração, entre outros, da autarquia e o contributo de várias juntas de freguesia. A todos, o nosso muito obrigado!
Dts do 8ºano (ver fotos da atividade)
Escola Básica Ferreira Lapa celebra os 500 anos do nascimento de Camões com projeto interdisciplinar
No âmbito da celebração dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, a Escola Básica Ferreira Lapa desenvolveu um projeto interdisciplinar que envolveu alunos do 5.º, 6.º e 7.º anos de escolaridade, promovendo uma viagem criativa e educativa ao universo camoniano e à época dos Descobrimentos.
Durante o terceiro período, os alunos do 5.º ano exploraram o contexto histórico da vida e obra de Camões, construindo maquetes de naus, caravelas e instrumentos náuticos, elementos simbólicos de um tempo em que o mundo se alargava por mares nunca antes navegados.
Os alunos do 6.º E juntaram-se à iniciativa com dois contributos artísticos de grande impacto: impressionantes modelos de caravelas quinhentistas, e interpretaram o rosto de Camões em retratos expressivos e obras em estilo cubista, dando nova vida e cor ao poeta maior da língua portuguesa.
Este trabalho culminou numa articulação vertical com o 7.º C e D, cujos alunos desenvolveram o projeto “Pegadas de Camões”. Através de uma pesquisa minuciosa, mapearam a presença do nome de Camões em ruas, avenidas, praças, escolas, bibliotecas, monumentos e estátuas por todo o país. Os dados recolhidos foram organizados em gráficos e mapa, tornando-se uma ferramenta pedagógica e informativa, disponível para toda a comunidade educativa.
A exposição final destes trabalhos encontra-se patente no átrio da escola, oferecendo aos visitantes um percurso visual e reflexivo pela vida, obra e legado de Camões, reforçando a importância da interdisciplinaridade na aprendizagem com sentido.
Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos neste projeto que honra a memória de Camões e promove o conhecimento, a criatividade e o orgulho pela herança cultural portuguesa.
Rostos de Camões pelas Mãos do 6.º E
No âmbito da disciplina de Educação Visual, os alunos do 6.º E embarcaram numa viagem criativa e artística à descoberta do rosto de um dos maiores símbolos da literatura portuguesa: Luís Vaz de Camões.
A partir de retratos clássicos e das imagens disponíveis, os alunos deram asas à sua imaginação, refletindo sobre como seria Camões nos dias de hoje ou como seria representado segundo diferentes estilos artísticos elaborando rostos e retratos de Camões.
A fase seguinte foi ainda mais ousada: reinterpretar Camões à luz do Cubismo, movimento artístico que fragmenta e reconstrói a realidade a partir de diferentes perspectivas. Os rostos ganharam novas formas e cores: olhos descentrados, narizes geométricos, barbas em ângulos improváveis e expressões que surpreendem quem observa.
Esta atividade permitiu aos alunos desenvolver não só a sua criatividade e sentido estético, mas também o pensamento crítico — refletindo sobre como a arte pode interpretar e reinventar a história e os símbolos nacionais. Mais do que desenhar, os alunos contaram histórias através da imagem, explorando emoções, olhares e identidades.
O resultado final foi exposto átrio da Escola Básica Ferreira Lapa, dando origem a uma galeria de "Camões contemporâneos", que encantou toda a comunidade educativa. Através dos traços do 6.º E, Camões ganhou novos rostos — rostos que falam da curiosidade, da ousadia e da sensibilidade dos jovens artistas que os criaram.
500 Anos de Camões: Os Passos do Poeta em Portugal
Este ano celebram-se os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, o maior poeta da língua portuguesa, autor de Os Lusíadas e figura central da identidade cultural do nosso país. Para assinalar esta efeméride, os alunos do 7.º C e D embarcaram num projeto interdisciplinar intitulado “Pegadas de Camões”, que procurou descobrir onde e como o nome do poeta está presente na vida quotidiana dos portugueses.
Partindo de uma questão simples — Onde podemos encontrar Camões hoje? —, os alunos investigaram ruas, avenidas, praças, escolas, bibliotecas, monumentos e estátuas em todo o território nacional que homenageiam o nome do poeta. De norte a sul, foram identificadas dezenas de referências, sinal de que a memória de Camões continua viva na geografia e no imaginário de Portugal.
A pesquisa foi sistematizada em gráficos informativos, que permitem visualizar, por exemplo, quais os distritos com mais escolas com o nome do poeta ou em que regiões existem mais estátuas e bustos em sua homenagem. Para complementar este trabalho, os alunos elaboraram também um mapa, disponível para toda a comunidade educativa.
Este projeto foi não só um tributo ao legado de Camões, mas também uma oportunidade para os alunos desenvolverem competências de investigação, literacia digital e representação visual de dados. Acima de tudo, permitiu-lhes perceber como a cultura vive nos nomes das ruas, nas paredes das escolas e nas praças onde passamos todos os dias — e como a poesia, mesmo cinco séculos depois, continua a deixar marcas.
“Pegadas de Camões” é, por isso, mais do que um projeto escolar. É uma viagem que liga o passado ao presente, mostrando que o poeta do século XVI ainda caminha connosco — entre as pedras das calçadas, os livros das bibliotecas e as vozes dos jovens que agora o redescobrem.
As turmas C e D do 7º ano
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
