Como consta do Plano Anual de Atividades, no âmbito da Educação Especial e à semelhança do ano letivo transato, decorreu na Escola Ferreira Lapa a exposição da Magia do Natal, entre os dias 9 e 18 de dezembro.
Foram muitas as turmas visitantes, sendo que as inscrições esgotaram muito rapidamente. Visitaram, ainda, o espaço os utentes do Centro de de Dia do Sátão e um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva. A inauguração decorreu no dia 7 de dezembro, com a presença do Sr. Presidente da Câmara, a Vereadora da Cultura, o secretário da Junta de Freguesia e o vice-diretor da Direção do Agrupamento. Todos se deleitaram com as iguarias que ficaram a cargo do Curso Profissional de Restaurante/Bar e com um momento musical, dirigido pelo professor Fernando Amaral.
Mais uma vez, os docentes Luís Pires e Anabela Teixeira pretenderam criar um ambiente feérico de festa e de sonhos natalinos.
ACANTONAMENTO - EMRC
Nos passados dias 14 e 15 de dezembro, os alunos do 10.º ano, que estão inscritos na disciplina de EMRC, junto com as escolas de Oliveira de Frades, Viriato, Emídio Navarro, Alves Martins e São Pedro de Sul, realizaram um acantoamento na praia de Mira.
Esta viagem teve como objetivo proporcionar uma experiência de aprendizagem e desenvolvimento pessoal, promovendo assim a interação e a criação de laços de amizade entre alunos de várias escolas.
Os estudantes hospedaram-se na Casa da Sagrada Família, em Mira, onde criaram um ambiente familiar e acolhedor desde o início. No sábado, participaram num peddy paper em grupos mistos, que promoveu a socialização e permitiu explorar a praia de Mira, fomentando momentos criativos e até uma interação musical com os patos locais.
À noite, houve uma Celebração da Palavra e apresentações de trabalhos, que culminaram numa animada noite de música e dança, semelhante a uma discoteca.
No domingo, após um momento de oração, realizaram-se atividades em grupo na praia, orientadas pelos professores, encerrando assim o acantonamento com a atribuição de prémios.
A viagem proporcionou momentos marcantes, as paisagens de Mira e a convivência entre os participantes, tendo como objetivo abrir caminhos para Taizé.
Um enorme agradecimento aos professores que nos acompanharam nesta jornada.
ps: a comida estava incrível Luana Moreirado 10ºD
Podcast - Celebrar Camões
«Aquela triste e leda madrugada» - a madrugada é testemunha da separação e compartilha a tristeza de dois amantes.
A ESCOLA NA COMUNIDADE --- Visita ao Centro de Dia de Sátão
No âmbito do projeto SSS (sabores e saberes solidários) e dos DAC, os alunos das turmas do 11ºE/F e 12ºF/J, acompanhados pelos professores, Fernando Amaral e Hélder Oliveira, animaram a manhã do Centro de Dia de Sátão, cantando canções dos mais variados géneros musicais.
Foi um momento inesquecível para todos os participantes, essencialmente para os utentes/idosos, que partilharam e reviveram um pouco das suas vidas com jovens da nossa escola. Foi um momento entusiasmante e inesquecível para todos, vivido de forma muito intensa, onde todos cantaram e dançaram de forma muito divertida.
Também é de realçar, como sempre acontece, os alunos ofereceram um pequeno lanche, confecionado pela turma de Restauração.
A todos aqueles que participaram nesta louvável atividade, levando amor e alegria aos mais vulneráveis da nossa sociedade, nesta quadra natalícia, os nossos parabéns.
Obrigado a todos!
Celebrar o Natal
O nosso agrupamento fez questão de assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com várias atividades. Fica um cheirinho de uma semana repleta de atividades:
Suporte Básico de Vida – Capacitar Para Salvar…
No dia 3 de dezembro, no âmbito das DAC, entre as 14:15h e as 16:10h, os alunos do 6.º ano da EBFL assistiram a uma ação de formação subordinada ao tema: “Suporte Básico de Vida – Capacitar Para Salvar…”, dinamizada pela Equipa de Enfermagem do Serviço de Urgência da ULS de Viseu, Dão Lafões (ULSVDL).
É muito importante a sensibilização de todos para sabermos intervir em situação de perigo e de emergência, uma vez que a paragem cardiorrespiratória representa uma das principais causas de morte em todo o mundo. Depois de uma breve apresentação teórica e prática, seguiu-se a experimentação individual que passou pela simulação do socorro, ativando os serviços do 112 e executando as manobras nos manequins trazidos para o efeito.
Foram momentos de aprendizagem divertida e de aproximação dos serviços hospitalares à população estudantil.
Educação e saúde / Nunca é demais / Formar e / Estimular o / Respeito pelo próximo
Melhora a vida / Emantém as pessoas seguras / Individualmente e coletivamente
Responsabilizando cada um. / Os ENFERMEIROS / São os nossos SALVADORES!
A turma do 6.º B
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.