Podcast - Celebrar Camões
Os Lusíadas, Canto III, 20-28. Chegados a Melinde, onde os marinheiros portugueses foram bem acolhidos, o rei pede ao capitão da armada, Vasco da Gama, que lhe conte a História de Portugal e a viagem até ali. Estas estâncias fazem parte do início da narração da História de Portugal, que começa com a explicação da geografia da Europa e de Portugal, seguida das referências a Luso e Viriato, ao Conde D. Henrique e a D. Afonso Henriques.
Leitura de Helena Castro
https://drive.google.com/file/d/1b-fcMjUwPCUB0poeHx9XkS3rZu84Sj9V/view?usp=sharing
Abertura de inscrições para Jornadas de Formação
“Educação e Inovação em Ambientes Digitais”
No próximo dia 15 e 22 de fevereiro, vão decorrer as VIII Jornadas de Formação do Agrupamento de Escolas de Sátão, com o tema “Educação e Inovação em Ambientes Digitais”.
As jornadas, acreditadas pelo CCPFC, com a duração de 13 h, organizadas em parceria com o Centro de Formação Edufor, destinadas a todos os docentes, decorrem no Cineteatro Municipal de Sátão.
Inscrições e outras informações em www.edufor.pt
23ª edição da Maratona de Cartas.
Está a decorrer, em Portugal, até 31 de janeiro de 2025, a 23ª edição da Maratona de Cartas.
Os alunos de Cidadania e Desenvolvimento do 9ºB apelam à solidariedade e compaixão de toda a comunidade educativa em prol de indivíduos e de comunidades em risco.
Basta assinar, até 31 de janeiro 2025, as petições online da Maratona de Cartas, que poderão encontrar neste link, preencher os campos e no final inserir o código atribuído ao Agrupamento de Escolas de Sátão: 3560-184
Quanto maior for o número de assinaturas recolhidas, maior será o impacto da pressão que a Amnistia Internacional exercerá junto das autoridades competentes.
Conheça os casos das cinco pessoas que se encontram em risco e que precisam da nossa ação imediata acedendo à nossa apresentação.
Será por estas pessoas que vamos ajudar a recolher assinaturas. Elas contam connosco!
Maratona de cartas 2024 de Maria Silva
Podcast - Celebrar Camões
«Verdes são os campos» - o verde dos campos nada mais é do que o verde dos olhos da amada.
Calendarização de atendimentos do Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA) nas Escolas - EBFL e EBFA
Calendarização de atendimentos do Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA), na ESFRoV
A disciplina de EMRC, no 1.º ciclo da EB de Ferreira de Aves, promoveu um Concurso de Presépios elaborados com materiais recicláveis e/ou reutilizáveis para assinalar a quadra natalícia. Obrigada a todos/as os/as participantes!
" O Jardim de Infância de Sátão agradece à Freguesia de Sátão os livros oferecidos às crianças no Natal.", " O Jardim de Infância de Sátão agradece à Cerútil a oferta das tachinhas para as lembranças de Natal." e " O Jardim de Infância de Sátão agradece ao Intermarché de Sátão a contribuição no Dia Mundial da Alimentação os chocolates de Natal".
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.