Escolas do Ensino Secundário

Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

Regulamento do prémio anual de Aluno Excelência e o Programa CA NOTA 20

Regulamento do prémio anual de Aluno Excelência e o Programa CA NOTA 20

A Caixa Crédito Agrícola Mútuo do Vale do Dão e Alto Vouga divulgou o regulamento do prémio anual de Aluno Excelência para os Cursos Profissionais, Ensino Básico e Secundário e o Regulamento da Edição 2017/2018 do Programa CA NOTA 20.

Encontro de Jovens da Amnistia Internacional Portugal

18º Encontro de Jovens da Amnistia Internacional Portugal

O Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Sátão convida os alunos interessados na defesa e promoção do direitos humanos que tenham entre 15 e 18 anos a participarem no 18º Encontro de Jovens da Amnistia Internacional Portugal que decorre de 17 a 19 de novembro no Centro de Férias Quinta da Fonte Quente, em Tocha, Cantanhede. Podem consultar o programa AQUI.

A participação  no encontro tem um custo de 15€ que inclui alojamento, refeições, materiais e transporte no local. Os interessados deverão inscrever-se até ao dia 5 de maio no site da amnistia internacional.

Podem ainda ver toda a informação aqui no site onde é feita a inscrição* até ao dia 5 de novembro.

*NOTA: A inscrição só será validada depois do envio do comprovativo de pagamento. 

O pagamento pode ser feito através de cheque, vale postal ou transferência bancária (NIB 0036 0103 99100000985 88).


O comprovativo de pagamento e a autorização de Encarregado de Educação (obrigatória para jovens menores de idade) deve ser enviado para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou para a Amnistia internacional - Rua dos Remolares, 7, 2-andar - 1200-370 lisboa
As deslocações dos jovens terão que ser organizadas pelos próprios havendo transporte organizado pela Amnistia e gratuito a partir de Coimbra, no dia 17 (hora prevista 14h30).
 

Donativos para as vítimas dos incêndios

Campanha de recolha de donativos para as vítimas dos incêndios

No seguimento dos recentes incêndios que afetaram tantas famílias de concelhos próximos do nosso, os docentes responsáveis pela Loja Solidária vão desenvolver uma campanha de recolha de donativos que podem ser em dinheiro ou em géneros, a decorrer na próxima semana (29/10 a 3/11).

Os donativos em dinheiro serão convertidos em géneros e tudo o que se angariar  será entregue diretamente às famílias afetadas pelos incêncios de acordo com necessidades inventariadas previamente. As famílias serão identificadas nos concelhos próximos do concelho de Sátão.

Contamos com a vossa solidária e preciosa ajuda.

 

Os docentes responsáveis pela Loja Solidária: Graça Galiano; Susete Mota; Valentina Brito; Professores de EMRC

MÃOS NA MASSA!!!

MÃOS NA MASSA!!!

No passado dia 16 de outubro, os alunos da turma do 3ºA, da EB1 de Sátão, comemoraram o Dia Mundial da Alimentação, confecionando pão e sucos de fruta, com a preciosa colaboração de alguns encarregados de educação. No final, todos puderam degustar, com grande apetite, o saboroso pão e sucos naturais deliciosos!

(ver fotos)

Dia Mundial da Alimentação 16 de outubro de 2017

No Dia Mundial da Alimentação, que anualmente se celebra a 16 de outubro, e numa época em que estamos conscientes da importância de uma alimentação saudável, a equipa do EPS do Agrupamento de Escolas de Sátão contactou a nutricionista Francisca Oliveira (ex. Aluna da ESFRoV), que prontamente respondeu as dúvidas que lhe colocámos.

A entrevista que hoje publicamos tenciona, acima de tudo, desmistificar algumas questões relacionadas com a alimentação e com a ingestão de alguns alimentos. 

Erasmus+, Hands in Hands, na localidade de Saarbrücken

Na última semana de setembro, realizou-se a segunda reunião transnacional do projeto Erasmus+, Hands in Hands, na localidade de Saarbrücken, na Alemanha. A coordenadora local do projeto, Nicole Abdeli, a Diretora da escola e alguns alunos de nacionalidades diversas deram as boas-vindas em português, romeno, turco, polaco e croata aos professores participantes (oriundos de Portugal, da Roménia, da Turquia, da Polónia e da Croácia).

Continuar...

Atendimento no Gabinete de Apoio ao Aluno

Gabinete de Informação e Apoio ao aluno (GIAA)


O Gabinete de Informação e Apoio ao aluno (GIAA), criado no âmbito do projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual (dando cumprimento ao artigo no 10 da Lei no60/2009 de 6 de agosto e à Portaria no196-A/2010 de 9 de abril),é composto por uma equipa multidisciplinar que apoia e esclarece os alunos sobre assuntos relacionados com a educação para a saúde, assegurando a total confidencialidade.

OBJETIVOS

  • Disponibilizar um espaço de privacidade aos alunos (sala 10 da ESFRoV e, caso seja necessário, em salas a determinar na EBIFA e EBFL);
  • Aconselhar, apoiar e fornecer (in)formação na área da saúde/sexualidade;
  • Dar resposta às principais dúvidas dos alunos;
  • Facultar escuta ativa e orientação, promovendo o desenvolvimento dos alunos a todos os níveis;
  • Orientar os alunos para a tomada de decisões conscientes e responsáveis;
  • Sugerir o encaminhamento dos alunos para as estruturas de saúde da comunidade e Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento.

EQUIPA DO GIAA:

 

  • Enfermeira Cláudia Viana (UCC Mirante Seixo)
  • Enfermeira Cláudia Quintão (UCC Mirante Seixo)
  • Médica Joana Miranda (Saúde Pública)
  • Psicóloga Anabela Almeida(SPO)
  • Psicóloga Aldara Maravilha (SPO)
  • Psicóloga Teresa Fernandes (SPO)

 

FUNCIONAMENTO

 

·Presencial: todas as terças-feiras de cada mês, das 10h:00 – 11h:00, na sala 10 da ESFRoV.

  • Em cada 3ª feira estará um elemento da equipa multidisciplinar.

Para que os alunos possam saber, atempadamente, quem vai estar no gabinete, será afixado (sala 10) e divulgado, na página do agrupamento, o mapa mensal com a referida informação.

 

  • Os alunos que tenham vontade/necessidade de recorrer ao GIAA podem fazê-lo, bastando para isso que, atempadamente, falem com o docente com quem teriam aula nessa hora. Do gabinete levará uma declaração com a hora de chegada e saída,  para entregar ao docente e/ou DT.

 

  • A par disto, serão afixados um placard e uma caixa (devidamente fechada), junto à sala 10 da ESFRoV e,  em locais devidamente assinalados, na EBFL  e na EBIFA, onde os alunos podem deixar as suas dúvidas/preocupações de forma anónima ou identificada. As respostas serão dadas pela equipa do GIAA, que as afixarão no placard, para consulta de toda a comunidade escolar.

 


·Não Presencial:

             -  via e-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Link na página do agrupamento);

            - via Whatsapp da UCC Mirante Seixo  (917641272)

Continuar...

Apresentação do livro “O Encantador de Pássaros”

Apresentação do livro “O Encantador de Pássaros”

 

Vai ser lançado no próximo dia 14 de outubro, às 16 horas, na Casa da Cultura de Sátão, o livro “O Encantador de Pássaros”, da autoria do Professor José Carlos Rocha, vencedor do Prémio Literário 2016 “Cónego Albano Martins de Sousa”.

 

Recordamos que o Professor José Carlos Rocha, é natural do Avelal, e professor no Agrupamento de Escolas de Sátão, e foi o grande vencedor da primeira edição do prémio literário “Cónego Albano Martins de Sousa”, com a obra “O encantador de pássaros”.

CodeWeek 2017

CodeWeek 2017

O Agrupamento de Escolas de Sátão participa, de 9 a 18 de outubro, no evento CodeWeek 2017 para assinalar a abertura das atividades do Clube Europeu/ Erasmus+ e dos projetos Apps4EL e Apps for Good. Esta é uma iniciativa da União Europeia dedicada à programação da UE e que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento do pensamento computacional.


Durante esse período, convidamos não só os alunos do Clube, mas também professores e outros alunos a aderirem ao movimento, participando no movimento “A Hora do Código” durante esse período. Basta acederem ao site em https://hourofcode.com/pt e escolherem a atividade de que mais gostam.


Nota: Os tutoriais da Hora do Código, com uma hora de duração, estão disponíveis em Português e mais 29 línguas. Nenhuma experiência é necessária. A faixa etária vai dos 4 aos 104.
No final da atividade, recebem um certificado em PDF.


Participem e partilhem connosco os vossos certificados no grupo de Facebook   

Exposição sobre “ Educação Alimentar e Atividade Física”

Exposição sobre “ Educação Alimentar e Atividade Física”

De 9 a 13 de outubro, integrado no Plano Anual de Atividades do Agrupamento, vai decorrer uma exposição relacionada com a educação para a saúde, no átrio da Escola Básica Ferreira Lapa.

A exposição consta de 13 painéis e tem por objetivo principal promover atitudes, valores e competências que suportem comportamentos saudáveis.

Esta exposição tem a colaboração da editora Santillana em parceria com a Fundação Manuel António da Mota, a Liga Portuguesa Contra o Cancro e a Sociedade Portuguesa de Hipertensão.

A exposição pode ser visitada por alunos, professores e pais/encarregados de educação, ao longo da semana, no horário normal de funcionamento da escola.

Aguardamos a vossa visita.

Plano Anual de Atividades

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista"Sacola"

1º período (fev. 2023)

Revista "Sacola"

3º período (junho 2023)


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen