Agrupamento de Escolas de Sátão

Dia Mundial da Alimentação: 16 de outubro

16 de outubro – Dia Mundial da alimentação

Comemorar o Dia Mundial da Alimentação é uma oportunidade para relembrar a importância de se adquirirem hábitos alimentares saudáveis, uma vez que uma alimentação equilibrada é um dos pilares base para manter ou melhorar a saúde, ao longo de toda a vida. A sua prática pode prevenir ou ajudar a controlar vários fatores de risco, como as doenças cardiovasculares e a Diabetes tipo 2.

“Ter hábitos alimentares saudáveis não significa fazer uma alimentação restritiva ou monótona. Pelo contrário, um dos pilares fundamentais para uma alimentação saudável é a variedade. Quanto mais variada for a sua seleção alimentar, melhor!” (Direção Geral de Saúde)

São muitos os benefícios da uma alimentação equilibrada:
• ajuda a controlar o seu peso;
• ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e de acidentes vasculares cerebrais (AVC);
• melhora as hipóteses de sobrevivência, após um ataque cardíaco;
• ajuda a reduzir a tensão arterial para níveis mais baixos;
• baixa os níveis de colesterol no sangue;
• melhora o controlo dos níveis de açúcar no sangue;
• ajuda a proteger contra a diabetes, tipo 2;
• ajuda a proteger contra alguns tipos de cancro;
A vida é feita de escolas...Escolhe ser saudável!

 

Pode, ainda, aceder ao link de três vídeos, disponiblizados pela Deco:

- De olho no açúcar!          - De olho nas gorduras!                  - De olho no sal!                                   

                  Equipa EPS

O Clube Europeu/Erasmus+ está de volta!

 

O Clube Europeu/Erasmus+ está de volta!

Tens uma grande vontade de conhecer novas pessoas de outros países e culturas? Queres melhorar as tuas capacidades de comunicação? Gostarias de colaborar em projetos com colegas de outros países que estão a trabalhar as mesmas matérias que tu?

Então, se tens entre 13 e 16 anos, preenche o este formulário e vamos formar uma equipa. Inscreve-te hoje mesmo!

 

 

 
 

Erasmus+ “Apps4EL” – 3ª Reunião de Coordenação em Castelmassa, Itália

Erasmus+ “Apps4EL” – 3ª Reunião de Coordenação em Castelmassa, Itália

Nos dias 25, 26 e 27 de setembro decorreu no Istituto Istruzione Superiore Bruno Munari, em Castelmassa, na Itália, a 3ª reunião transnacional de coordenação do projeto Erasmus Apps4EL. Os/As representantes portugueses/as (professores Helena Castro, Carla Corga e Santiago Teixeira) juntaram-se aos/às seus/suas congéneres oriundos/as da Alemanha, Polónia, Itália e Espanha para realizar uma análise do trabalho e atividades já realizados e prepararem os produtos finais deste projeto que tem este ano letivo o seu último ano de consecução.
O projeto Apps4EL (Mobile Appications for Effective Learning) foca-se na descoberta e experimentação de estratégias e metodologias inovadoras sustentadas no uso pedagógico de aplicações informáticas com vista à melhoria do ensino e da aprendizagem. Ao longo de dois anos, durante as aulas, diversas apps têm sido postas à prova por professores/as e alunos/as no sentido de se ensinar e aprender de forma mais divertida e eficaz.
Já nos dias 12 a 16 de novembro cabe ao Agrupamento de Escolas de Sátão anfitriar o 4º intercâmbio internacional de alunos/as deste projeto e adivinha-se uma semana fantástica de aprendizagem, troca de experiências e de conhecimento aberto a todos/as os/as que desejem participar.

 

 
 
 

10 de outubro Dia Mundial da SAÚDE MENTAL

10 de outubro: Dia Mundial da SAÚDE MENTAL

Esta data, criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health), visa combater o preconceito e o estigma à volta da Saúde Mental, aumentando a consciencialização para o tema e mobilizando esforços de apoio a melhorias para esta área importante da saúde do ser humano.

A Saúde Mental é uma parte integral da Saúde do ser humano, não há Saúde sem Saúde Mental.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define-a como um estado de bem-estar que permite às pessoas realizar as suas capacidades e potencial, lidar com o stress normal do dia-a-dia, trabalhar produtivamente e contribuir ativamente para a sua comunidade.
É definida não só como a ausência de doença, mas como uma situação de bem-estar físico, mental e social. Um problema de Saúde Mental não é diferente de um problema de Saúde Física: reconhecer precocemente os sintomas e procurar ajuda é fundamental.

A psicóloga dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento também pode ajudar. Temos de cuidar de nós… Há que procurar ajuda!

Continuar...

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Calendário de Atividades

outubro 2018
Sb D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31

Próximas Atividades

Sem eventos

Plano Anual de Atividades

Testes Comuns

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2017)

2º período (março 2018)

3º período (junho 2018)

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen