Suporte Básico de Vida – Capacitar Para Salvar…
No dia 3 de dezembro, no âmbito das DAC, entre as 14:15h e as 16:10h, os alunos do 6.º ano da EBFL assistiram a uma ação de formação subordinada ao tema: “Suporte Básico de Vida – Capacitar Para Salvar…”, dinamizada pela Equipa de Enfermagem do Serviço de Urgência da ULS de Viseu, Dão Lafões (ULSVDL).
É muito importante a sensibilização de todos para sabermos intervir em situação de perigo e de emergência, uma vez que a paragem cardiorrespiratória representa uma das principais causas de morte em todo o mundo. Depois de uma breve apresentação teórica e prática, seguiu-se a experimentação individual que passou pela simulação do socorro, ativando os serviços do 112 e executando as manobras nos manequins trazidos para o efeito.
Foram momentos de aprendizagem divertida e de aproximação dos serviços hospitalares à população estudantil.
Educação e saúde / Nunca é demais / Formar e / Estimular o / Respeito pelo próximo
Melhora a vida / Emantém as pessoas seguras / Individualmente e coletivamente
Responsabilizando cada um. / Os ENFERMEIROS / São os nossos SALVADORES!
A turma do 6.º B
Muitos,...foram muitos, os alunos que aceitaram o desafio de Calçar Diferente
Podcast - Celebrar Camões
Para celebrar os 500 anos de Camões, nada melhor do que ler e partilhar os seus poemas. É o que propomos nesta série do podcast Ouv’isto.
O primeiro texto não é da autoria de Camões, mas conta a possível origem do nome do poeta.
https://sites.google.com/escolasdesatao.pt/podcastouvisto/p%C3%A1gina-inicial
Agrupamento de Escolas de Sátão conquista o Prémio Jade na 17ª Conferência ASEFClassNet
Classificações da Prova de Corta Mato Escolar que decorreu, no dia 27 de novembro, na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo.
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.