Agrupamento de Escolas de Sátão

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO BULLYING/ CIBERBULLYING 20 de outubro, 2019

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO BULLYING/ CIBERBULLYING

20 de outubro, 2019

O combate ao bullying e ciberbullying é uma responsabilidade de todos!

Cabe a toda a comunidade educativa (alunos, docentes, pessoal não docente, psicólogas, encarregados de educação) agir no sentido de promover a segurança das vítimas e de erradicar os episódios de violência.

Como?
Sinalizando!
Onde? A quem?
Nos Serviços de Psicologia e de Orientação ou junto dos Docentes, dos Assistentes Operacionais ou da Direção da Agrupamento.
Mais informações aqui

Aos “youtubers” do nosso Agrupamento (alunos, pais/encarregados de educação, pessoal docente e não docente) lançamos o repto de criar um vídeo alusivo ao combate de situações de bullying/ ciberbullying.
Enviem-nos os vossos originais, até ao próximo dia 31 de outubro, para o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Juntos prevenimos a Violência,
Juntos promovemos a Saúde Mental!                                                                                  SPO/EPS
 

Torneio de voleibol 2x2

Torneio de voleibol na ESFRoV

No dia 23 de outubro, a partir das 14:30, realiza-se o torneio de duplas de voleibol (2x2) no pavilhão da ESFRoV.

Participa e inscreve-te junto dos Professores de Educação Física.

 

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE MENTAL E PSICOLÓGICA

ALIMENTAÇÃO e SAÚDE MENTAL E PSICOLÓGICA

Como sabem:
- no dia 10 de outubro comemorou-se o DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL;
- no dia 16 de outubro comemora-se o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO.

Qual é a relação entre alimentação e bem-estar mental e psicológico?
O que comemos pode afetar a nossa saúde mental e psicológica?
A resposta está aqui

Mais esclarecimentos em:
- Blog do Programa Nacional para a Promoção de Alimentação Saudável - da Direção-Geral da Saúde

SAÚDE para TODOS!!!                  SPO/EPS 

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO – 16 de outubro 2019

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO – 16 de outubro

O Dia Mundial da Alimentação começou a ser celebrado em 16 de outubro de 1981 e, hoje em dia, já abrange mais de 150 países que partilham a preocupação de consciencializar a opinião pública sobre a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis, como promoção da saúde.

Emílio Peres, o “pai” das Ciências da Nutrição em Portugal, preconizava a famosa frase “Somos o que comemos”, e, na realidade, a forma como nos alimentamos tem uma influência determinante, não só no nosso estado de saúde como em todas as atividades diárias, sejam intelectuais ou físicas.

Fazer opções saudáveis e sustentáveis no momento de decidir o que vamos comer, todos os dias, é o caminho para uma vida mais saudável.
 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Próximas Atividades

Sem eventos

Plano Anual de Atividades

Revista "Sacola"

1º período (dez. 2018)

2º período (março 2019)

3º período (junho 2019)

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen