Plano Anual de Atividades

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista "Sacola"

1º período (jan. 2024)

2º período (junho. 2024)

 


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Agrupamento de Escolas de Sátão

Festa de Natal na EBFL 2024




 

Suporte Básico de Vida – Capacitar Para Salvar…

Suporte Básico de Vida – Capacitar Para Salvar…

No dia 3 de dezembro, no âmbito das DAC, entre as 14:15h e as 16:10h, os alunos do 6.º ano da EBFL assistiram a uma ação de formação subordinada ao tema: “Suporte Básico de Vida – Capacitar Para Salvar…”, dinamizada pela Equipa de Enfermagem do Serviço de Urgência da ULS de Viseu, Dão Lafões (ULSVDL).

É muito importante a sensibilização de todos para sabermos intervir em situação de perigo e de emergência, uma vez que a paragem cardiorrespiratória representa uma das principais causas de morte em todo o mundo. Depois de uma breve apresentação teórica e prática, seguiu-se a experimentação individual que passou pela simulação do socorro, ativando os serviços do 112 e executando as manobras nos manequins trazidos para o efeito.

Foram momentos de aprendizagem divertida e de aproximação dos serviços hospitalares à população estudantil.

Educação e saúde  /  Nunca é demais  /  Formar e   /   Estimular o   /   Respeito pelo próximo

Melhora a vida   /   Emantém as pessoas seguras   /   Individualmente e coletivamente

Responsabilizando cada um.   /   Os ENFERMEIROS   /   São os nossos SALVADORES!

           A turma do 6.º B

 

 

 

 

Ceia de Natal 08_12_2024

A magia do Natal 08_12_2024

" A Magia do Natal". Trata-de uma sala feérica, onde se descobre um labirinto luminoso que conduz a um mundo de fantasia até à "Casa do Pai Natal", onde se poderá assistir a um filme e continuar a viagem mágica até um presépio gigante com luz e movimento!

Cerimónia de entrega dos prémios de Excelência e de Valor 04_12_2024







 

Desafio Calçar Diferente


Muitos,...foram muitos, os alunos que aceitaram o desafio de Calçar Diferente






 

Celebrar Camões 03_12_2024

Podcast - Celebrar Camões

 

Para celebrar os 500 anos de Camões, nada melhor do que ler e partilhar os seus poemas. É o que propomos nesta série do podcast Ouv’isto.

O primeiro texto não é da autoria de Camões, mas conta a possível origem do nome do poeta.

 

https://sites.google.com/escolasdesatao.pt/podcastouvisto/p%C3%A1gina-inicial

Prémio Jade na 17ª Conferência ASEFClassNet

Agrupamento de Escolas de Sátão conquista o Prémio Jade na 17ª Conferência ASEFClassNet

De 11 a 15 de novembro de 2024, a docente Maria Silva, do Agrupamento de Escolas de Sátão, participou na 17ª Conferência ASEF Classroom Network (ASEF ClassNet17), sob o tema “Learning about AI and Learning with AI”, que decorreu presencialmente em Manila, Filipinas. Organizada em parceria com a Philippine Normal University (PNU), a Association of Southeast Asian Teacher Education Network (AsTEN), o International Research Centre on Artificial Intelligence (IRCAI), sob a égide da UNESCO, e o projeto Open Education for a Better World (OE4BW), a conferência contou com a presença de mais de 100 educadores provenientes de 33 países da Ásia e da Europa.
O evento teve como objetivo principal debater a transformação da educação e promover discussões críticas sobre inovação ética, eficaz e responsável no uso de inteligência artificial (IA) em contacto educativo. A conferência foi inaugurada por figuras de destaque, como a Embaixadora Beata Stoczyńska, atual Diretora Executiva da ASEF, o Embaixador Medardo G. Macaraig, Governador da ASEF para as Filipinas, Dr. Bert Tuga, Reitor da Philippine Normal University (PNU), Dr.ª Marilyn U. Balagtas, Vice-Presidente para os Assuntos Académicos da PNU, e John Carlo Ramos, Diretor Executivo da Association of Southeast Asian Teacher Education Network (AsTEN), que deram as boas-vindas aos participantes em nome das organizações e parceiros.
Durante a conferência, os participantes envolveram-se em diversas atividades, como palestras, workshops e discussões entre pares, aprofundando os conhecimentos adquiridos na fase virtual do programa. Além disso, um espetáculo cultural protagonizado pelos alunos da PNU ofereceu aos presentes uma visão única sobre a diversidade e as tradições filipinas, enriquecendo a experiência da conferência.
O último dia da conferência foi dedicado ao Innovathon, um concurso que contou com a apresentação de 50 projetos em formato de pitch de 90 segundos, perante um júri de renome internacional. Entre os projetos apresentados, destacou-se o trabalho da docente Maria Silva, que apresentou o projeto internacional “AI in Education: Friend or Foe?” (IA na Educação: Amiga ou Inimiga?), desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Sátão no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC). Este projeto reúne professores e alunos de Portugal, Itália, Malásia, Índia e Polónia para explorar o impacto da inteligência artificial no contexto educativo, promovendo o uso ético e criativo das ferramentas de IA, o desenvolvimento do pensamento crítico, a sensibilização para as implicações éticas, e a melhoria das competências digitais e de comunicação em inglês dos alunos.
Pelo seu impacto e qualidade, o projeto foi distinguido com o Prémio Jade, uma das maiores honras atribuídas no Innovathon, pelo destacando-se pela inovação e capacidade de transformação da educação. Este reconhecimento reforça o compromisso do Agrupamento de Escolas de Sátão com a promoção de práticas pedagógicas inovadoras e com a cidadania global.
 
Além disso, o evento proporcionou a oportunidade de reencontrar amigos com quem já havia colaborado em projetos anteriores,  de estabelecer novos contactos e de conhecer pessoalmente a minha parceira Monika Sehgal, de Delhi, na Índia, e a mentora Luisa Filip, da Roménia, fortalecendo ainda mais as ligações globais e a troca de experiências. Este encontro sublinha a dimensão humana e colaborativa que enriquece o trabalho desenvolvido e inspira novas iniciativas futuras.
 
Em breve daremos notícias sobre o projeto!
 
Vídeo resumo oficial do evento: https://www.youtube.com/watch?v=FHXZfKLa_OM 

CLASSIFICAÇÕES NO CORTA MATO

Classificações da Prova de Corta Mato Escolar que decorreu, no dia 27 de novembro, na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo.

Atividades dia internacional da Pessoa com Deficiência



 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

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    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     
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