Agrupamento de Escolas de Sátão

5ºA -Projeto “No Poupar Está o Ganho”

5ºA -Projeto “No Poupar Está o Ganho”

A turma do 5º A do Agrupamento de Escolas de Sátão foi uma das turmas que aderiu, durante este ano letivo, ao Projeto de Educação Financeira “No Poupar Está o Ganho”, um Projeto da Comunidade Intermunicipal Viseu-Dão-Lafões, criado pela Fundação Cupertino Miranda. Foram várias as atividades desenvolvidas ao longo de todo o ano tendo cada aluno recebido um caderno de atividades que explorou nas aulas e com a respetiva família. Ao longo do ano, os alunos participaram em desafios, resolveram fichas, participaram no desafio “Economia Circular”, fizeram uma visita guiada ao Museu da Moeda, realizaram debates, construíram mealheiros com materiais recicláveis. No final criaram um rap/canção e uma peça de teatro, que foram gravados em vídeo e submetidos ao concurso final do projeto “No Poupar Está o Ganho”, no dia vinte e três de maio. Com este trabalho a turma do 5º A foi apurada na fase regional e ficou em 2º lugar a nível nacional tendo recebido prémios individuais e uma viagem para toda a turma. Estão de parabéns os alunos do 5º A, a coordenadora do projeto na turma, professora Margarida Dias e toda a restante equipa pedagógica que colaborou na concretização do projeto. Um agradecimento ao Intermarché de Sátão que permitiu as gravações de uma parte do vídeo nas suas instalações.

Lanche / Convívio

A Importância de Brincar

A Importância de Brincar

No dia 9 de junho, os alunos do 8ºB deslocaram-se à Escola Básica do 1º Ciclo para partilharem momentos de reflexão com os alunos do 4º ano.
Brincaram e refletiram sobre a importância de momentos de convívio, sempre muito agradáveis e fundamentais para o bem estar de cada um. Mostraram como o uso do telemóvel ou tablets é importante, mas para atividades determinadas. Nos intervalos e na Escola em geral, sempre se devem privilegiar momentos de contacto com o outro.
Ficou um desafio para os Pais /Encarregados de Educação, para manterem as tradições dos jogos, qualquer que seja ele, e que 10 minutos por dia para jogar, é o melhor para a Família.
Por isso, neste Verão, brinquem muito e deixem os telemóveis para as chamadas!

 

Visita de estudo a Madrid

Visita de estudo a Madrid

No dia 15 de maio, pelas 6:20 da manhã, saímos da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo em direção a Madrid, Espanha. 

Às 14h00 horas de Espanha, chegamos ao Parque de el Buen Retiro, onde almoçamos ao ar livre. Logo depois, tivemos uma visita guiada por Madrid, onde vimos vários monumentos e pontos de interesse, dos quais destacamos: puerta Alcalá, Estación Atocha, Fuente Cibeles,  Palacio Cibeles, estadio Santiago Bernabéu, torres Kio, puerta Europa, templo de Debod, Plaza de España, Plaza Mayor, Km 0, Palacio Real e Catedral de Almudena.  

Seguimos para o hotel onde jantamos e nos acomodamos nos respetivos quartos. 

Na manhã seguinte, ...

Continuar...

Visita de estudo a Braga – 2º ciclo

Visita de estudo a Braga – 2º ciclo

Nos dias 8 e 9 de junho, os alunos do 5º e 6º ano, respetivamente, realizaram a sua visita de estudo a Braga. Foram dias de muita alegria porque há dois anos que estes alunos não tinham a sua tradicional saída do espaço físico da Escola para aprender noutros espaços, de outras formas e sobretudo, para conviver com os colegas, com outras turmas, com os professores e assistentes operacionais em ambientes mais informais. Em Bragaa visita incluiu as visitas guiadas ao Mosteiro de S. Martinho de Tibães e ao Santuário do Bom Jesus do Monte e ainda a descida no elevador Funicular do Bom Jesus do Monte. Os alunos do 6º ano puderam almoçar na praia Fluvial de Merelim (São Paio), mas os do 5º ano devido ao dia chuvoso almoçaram na casa do povo gentilmente cedida pela Junta de Freguesia de Merelim. Os alunos avaliaram muito positivamente a visita, querem repetir e até já apresentaram várias sugestões. (ver fotos da visita de estudo)

ERASMUS em Barcelona

EBIFA: Turma do 7ºE estudou o património local no âmbito de Geografia e de História

 

EBIFA: Turma do 7ºE estudou o património local no âmbito de Geografia e de História

No âmbito do tempo letivo comum entre as disciplinas de Geografia e de História os alunos do 7ºE efetuaram trabalhos sobre o património cultural existente no território da área de influência da EBIFA – Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves.
Na execução destes trabalhos de grupo, os alunos aplicaram os conhecimentos inerentes às duas disciplinas, destacando-se na Geografia a localização geográfica a nível nacional e local, e efetuando-se, em concreto, a localização absoluta de cada um dos monumentos com recurso às coordenadas geográficas, latitude e longitude. Quanto à disciplina de História os alunos caracterizaram os respetivos monumentos a nível de materiais construtivos, época histórica em que se inserem e a sua finalidade.
Na autoavaliação os alunos destacaram que gostaram de efetuar estes trabalhos uma vez que lhes permitiu ficar de posse de um melhor conhecimento da sua terra e dos seus recursos patrimoniais.
Nestes trabalhos foram estudados os seguintes monumentos: Convento de Santa Eufémia, Convento de Santo Cristo da Fraga, Pelourinho do Castelo de Ferreira de Aves e Orca de Casfreires.
Professores de História, Geografia e alunos do 7ºE

 

Jogo Futebol Professores/Funcionários Vs Alunos - EBIFA

 

Jogo Futebol Professores/Funcionários Vs Alunos - EBIFA

No último dia de aulas do 9º Ano, os professores, funcionários e alunos da EBIFA, quiseram-se despedir desta turma, apelidada de “Supimpas”, com um jogo de Futebol com os mesmos intervenientes. O resultado é o menos importa, pois todos saíram vencedores. Neste jogo e posterior almoço convívio, viveram-se momentos de partilha, muito boa disposição e grande fairplay. Com a certeza que será um momento recordados por todos, aproveitamos para desejar aos que se despedem desta escola (EBIFA), votos de muito sucessos pessoais e profissionais. Agradecemos a presença de todos que fez deste dia, um dia especial.

 

Saúde escolar: edição 6

DIA DA CRIANÇA: 7º anos

 DIA DA CRIANÇA

No dia 1 de junho, os alunos da EBFL realizaram uma grande exposição no átrio da escola, com temáticas diversificadas, desde a Prevenção Rodoviária, Receitas de culinária para dias especiais, Igualdade de Género, entre muitas outras.

O átrio da escola foi, ainda, decorado com motivos alusivos ao Dia da Criança.

As turmas participaram em atividades lúdicas, onde foi promovido, conforme consta do nosso Projeto Educativo: o bom clima relacional baseado no trabalho, a cooperação e o respeito pelas leis em vigor.

De seguida, os alunos deslocaram-se à Escola Secundária, onde participaram no Dia Aberto com inúmeras atividades.

Foi um dia diferente em que se aprendeu mais e todos partilharam experiências e vivências muito enriquecedoras.

Os alunos do 7ºA,7ºB,7ºC e 7ºD

(ver fotos da exposição)
 

Clube de Ciência Viva: 07_06_2022

Clube de Ciência Viva

Para dar mais sabor aos nossos pratos, estão à disposição, junto à sala de professores, vasos com ervas aromáticas (tomilho, coentros, salsa, hortelã e orégãos) semeadas e transplantadas pelos elementos do clube.

Dia aberto e dia da criança na EBIFA

Dia da Criança e Dia Aberto na Escola Básica de Ferreira de Aves

 

Visita de estudo ao Aspiring Geoparque Oeste (alunos do 11º A e B)

Visita de estudo ao Aspiring Geoparque Oeste (alunos do 11º A e B)

Nos dias 2 e 3 de junho, os alunos das turmas A e B do 11º ano participaram, no âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A, numa visita de estudo ao Aspiring Geoparque Oeste. A partir da observação dos vários aspetos geológicos da região, os alunos puderam aplicar muitos dos conhecimentos de Geologia e Química adquiridos, ao longo do ano. Esta saída permitiu-lhes ainda compreender as alterações geomorfológicas que ocorreram na região, através de um conjunto diversificado de atividades realizadas, no decorrer das várias paragens efetuadas.
Os docentes envolvidos realçam o empenho e o comportamento dos alunos ao longo dos dois dias. Estão todos de Parabéns! (ver fotos da visita)

Hospital dos Bonecos

Hospital dos Bonecos

No âmbito da Escola Promotora de Saúde, decorreu, no passado dia dia 2 de junho no Jardim de Infância de Sátão, a atividade “Hospital do Bonecos”. A atividade foi dinamizada pela equipa da saúde escolar da UCC Mirante do Seixo, que contou com a presença das enfermeiras desta Unidade de Saúde e das médicas convidadas do CHTV, as Internas complementares Catarina Sofia Faria Tavares e Ana Rita Rodrigues Matos.
Cada criança fez-se acompanhar do seu boneco e percorreu um conjunto de estações que permitiram simular diferentes serviços de saúde (secretariado, área COVID-19; cuidados de enfermagem, saúde oral, cuidado de medicina e nutrição). Tratou-se de um espaço que procurou reproduzir a realidade permitindo, assim, que as crianças sentissem a responsabilidade pelo tratamento do seu boneco.
De forma lúdica e divertida, a iniciativa teve, ainda, como objetivo reduzir a ansiedade que as crianças sentem quando são confrontadas com um profissional de saúde.
As equipas, EPS e Saúde Escolar da UCC Mirante do Seixo, agradecem a todas as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento com sucesso da atividade, nomeadamente: coordenadora e educadoras do JI de Sátão, pais e/ou encarregados de educação, assistentes operacionais e às alunas da licenciatura de enfermagem e profissionais de saúde.   (ver fotos da atividade)

Encontro Interescolas EMRC - 9ºAno

Encontro Interescolas EMRC - 9ºAno

No passado dia 4 de junho teve lugar, em Viseu, o Encontro Diocesano Interescolas para os alunos do 9º ano.
No início da atividade foram constituídas grupos com alunos das várias escolas participantes. Feitas as apresentações foi escolhido o nome para o grupo que ficou registado num pedaço de tecido e transportado durante toda a atividade.
O Peddy Paper realizado na cidade de Viseu e também a visita ao Museu de Arte Sacra tornaram o encontro bastante enriquecedor a nível cultural e religioso. Esta atividade permitiu, sem dúvida, desenvolver as relações interpessoais, bem como o espírito de partilha e cooperação.
Todos os participantes avaliaram como muito positiva a participação nesta atividade. 

Visita de estudo a Lisboa dos alunos de Humanidades e do 10º ano do C. P. de Multimédia

Visita de estudo a Lisboa dos alunos de Humanidades e do 10º ano do C. P. de Multimédia

No dia 30 de maio, os alunos do ensino secundário (10º ano do curso profissional de Multimédia e 10º, 11º e 12º de Humanidades) visitaram a cidade de Lisboa, após três anos de interrupção de visitas de estudo.

A partir da observação de alguns monumentos (Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém e Mosteiro dos Jerónimos) os 49 alunos participantes puderam aplicar alguns dos co-nhecimentos adquiridos, ao longo do ano, na disciplina de História.

Na Baixa de Lisboa, para além do traçado urbanístico pombalino caraterístico desta zona da capital, puderam ainda constatar in loco os traços de cosmopolitismo e multiculturalidade aí existente. 

(ver fotos da visita)

Sessão de (In) Formação “Bullying: É Importante Agir!"

Sessão de (In) Formação “Bullying: É Importante Agir!"

Decorreu, no passado dia 27 de maio, no Cineteatro de Sátão, a Sessão de (In) Formação “Bullying: É Importante Agir!", destinada pais e encarregados de educação, que surgiu de uma parceria entre o CLDS 4G de Sátão e o projeto Escola Promotora de Saúde.
A sessão contou com a participação de alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, através da representação das peças de teatro “Um Por Todos. Todos Contra o Bullying.” e “Bullying na Escola”, criadas e ensaiadas nas atividades de Expressão Dramática e Teatro do Agrupamento, e com a exibição do vídeo da canção original “É Importante Agir!”, seguido de um momento de (in)formação e de reflexão protagonizado pela Dra. Cátia Vaz, responsável pelo Projeto “A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir ".
Agradecemos a presença e colaboração de todos, pois só juntos conseguiremos alterar comportamentos, prevenir a violência em meio escolar e agir contra o bullying! (ver fotos da atividade)
 

Clube de Ciência Viva: Parque Ambiental da Alameda

Clube de Ciência Viva: Parque Ambiental da Alameda

No âmbito do Clube Ciência Viva, ao alunos do 11ºA deslocaram-se, no passado dia 31 de maio durante a manhã, ao Parque Ambiental da Alameda para proceder ao transplante das plantas aromáticas (tomilho, hortelã, salsa, coentros), demonstrando bastante interesse apesar do ambiente de “sauna” no interior da estufa. Estas plantas serão posteriormente oferecidas à comunidade escolar.

(ver fotos da atividade)

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Plano Anual de Atividades

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista"Sacola"

1º período (jan. 2022)

Revista "Sacola"


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen