Alunos do 5.º ano visitam o Centro Interpretativo da Orca de Forles
No dia 20 de novembro, os alunos do 5.º ano da Escola Básica de Ferreira de Lapa visitaram a freguesia de Forles para conhecer o Centro Interpretativo da Orca de Forles.
Durante a visita, os alunos observaram diferentes objetos e painéis informativos que explicavam a história e a importância da orca. Muitos alunos mostraram curiosidade e interesse ao reconhecerem temas já trabalhados nas aulas. Além disso, tocar nas réplicas de instrumentos utilizados pelas comunidades recoletoras, tornou a experiência ainda mais interessante e prática.
Os alunos destacaram que momentos como este são importantes para a aprendizagem, porque permitem ver de forma diferente o que estudam nos livros, e torna o conhecimento mais claro e divertido. A visita terminou com entusiasmo e a sensação de que aprender fora da sala de aula pode ser uma experiência especial.
Lucas Moreira e Simão Silva, 5º D (clicar na imagem para ver mais)
“Cabazes Solidários” - 22 anos a partilhar esperança
Nesta quadra natalícia, o Agrupamento de Escolas de Sátão, levou a cabo mais uma edição do projeto “Cabazes Solidários”, uma iniciativa que se realiza há já 22 anos e que continua a ser um exemplo vivo de solidariedade, cidadania e espírito de partilha.
Este ano, graças ao envolvimento e generosidade de toda a comunidade educativa, foi possível distribuir 104 cabazes com bens alimentares a famílias carenciadas do Agrupamento, contribuindo para que o Natal fosse vivido com maior dignidade, conforto e esperança. Muitos dos cabazes foram complementados com roupa e brinquedos, de acordo com os pedidos feitos pelos professores/educadores.
O sucesso desta ação deveu-se
Participe na Maratona de Cartas 2025
Para assinalar a comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Agrupamento de Escolas associa-se à Maratona de Cartas 2025, a maior campanha mundial em defesa dos direitos humanos promovida pela Amnistia Internacional. Até 31 de dezembro de 2025, esta iniciativa destaca quatro casos urgentes que precisam da nossa atenção.
Os alunos de Inglês das turmas 10.º C e 10.º D prepararam conteúdos de sensibilização sobre estes casos, agora partilhados com toda a comunidade escolar. Participar é simples: basta assinar as petições e mostrar a sua solidariedade.
Uma pequena ação pode mudar vidas — faça a diferença!
Trabalhos na App Storyjumper
No âmbito dos conteúdos programáticos do 5ºano, em História e Geografia de Portugal, os alunos realizaram trabalhos na App Storyjumper, dos quais se destaca um dos mais completos, realizado por um conjunto de alunos do 5ºD.
“Raízes com futuro: valorizar e preservar a nossa terra”
No contexto do projeto DAC, dedicado ao tema “Raízes com futuro: valorizar e preservar a nossa terra”, as turmas do 6.º A e 6.º B têm desenvolvido diversos trabalhos nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais.
Ao longo desta iniciativa, os alunos investigaram, articularam aprendizagens e refletiram sobre a importância da divulgação, valorização e preservação do nosso património.
Equitação Terapêutica: um projeto que faz sorrir corpo e alma
O Projeto “Equitação Terapêutica” continua a marcar o ano letivo com novas experiências e muitos sorrisos. Este ano, o número de participantes aumentou: um grupo de quatro alunos às segundas-feiras — dois deles da Escola Básica de Ferreira de Aves — e outro grupo de seis alunos às quintas-feiras. No total, onze alunos com medidas adicionais, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, beneficiam desta atividade tão especial, desenvolvida no Centro Hípico de Viseu.
A equitação terapêutica vai muito além do simples ato de montar a cavalo. É uma prática que promove o desenvolvimento psicomotor, emocional, social, cognitivo e académico dos alunos. Através do contacto com o cavalo e do ambiente tranquilo do centro hípico, os alunos ganham confiança, equilíbrio e concentração, melhorando também a coordenação motora, a postura e a autoestima.
A cada sessão, é visível o entusiasmo e a alegria dos participantes, que demonstram uma ligação cada vez mais forte com os cavalos e um enorme gosto por esta atividade.
Este projeto conta com o apoio da Câmara Municipal, responsável pela cedência do transporte e pelo apoio financeiro. Os alunos são acompanhados pelas Assistentes Operacionais TeresaAmélia Pina e Carla Damil, em alternância com Raquel Arrais, e pelas Docentes de Educação Especial, Isabel Félix e Luísa Coelho, sendo as sessões orientadas pela terapeuta Sónia Caetano.
Mais do que uma atividade, a Equitação Terapêutica tem sido uma verdadeira lição de superação e felicidade, mostrando como o cavalo pode ser um grande aliado no crescimento pessoal e no bem-estar dos nossos alunos.
A Coordenadora do projeto:Isabel Félix
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
