Viver a Páscoa
Nas aulas de Educação Tecnológica, na abordagem do Domínio D6 - Discurso (Fabricação e Construção) os alunos elaboraram cestos de Páscoa, também com recurso a material de desperdício. Em articulação DAC com EV foram aplicados conteúdos anteriormente abordados no âmbito do estudo da cor. Em Educação para a Cidadania foi mais uma forma de construção de relações saudáveis, de combate ao bullying e de sentimento de pertença, tendo sido divulgadas tradições.
Matrículas para o ano letivo 2025_2026
(De acordo com a situação da criança/ aluno)
Formulário
- Ficha Individual,devidamente preenchida e assinada.
Fotografia atualizada (só para alunos que vão para o 5º, 7º, 10º e 12º anos)
Cartão de cidadão do aluno, do pai, da mãe e Encarregado de Educação (se tiver sido renovado)
Declaração de Consentimento - Tratamento de dados, devidamente preenchida e assinada
Declaração de Abono de Família (Se beneficiar de escalão)
No passado dia 16 de abril, comemorou-se o "Dia Mundial da Voz".
Esta data visa sensibilizar a população para a importância da saúde vocal e para a prevenção de doenças relacionadas com a voz.
A campanha de 2025, escolhida pelo Comité de Voz da American Academy of Otolaryngology Head and Neck Surgery, adota o lema Empower your Voice. O Departamento de Voz da SPTF celebrou este dia com o Poder das Vozes das Crianças.
Desta forma, partilhamos este vídeo de sensibilização, para todos terem a oportunidade de compartilhar os seus próprios superpoderes da voz!
Teatro inspirado na obra "Robertices", de Luísa Dacosta.
Na Semana da Leitura, os alunos da turma do 3ºC, apresentaram um teatro inspirado na obra "Robertices", de Luísa Dacosta.
Esta é uma das obras do Plano Nacional de Leitura recomendada para o 3º ano de escolaridade.
Podcast - Dia Mundial do Livro - 23 de abril
José Saramago, excerto de Que farei com este livro?, por Gabriel Santos e Leandro Lopes, 12º D.
Camões passa por várias dificuldades até à publicação de Os Lusíadas, sendo uma delas o crivo da Inquisição. Este excerto de Que farei com este livro? é parte da conversa que Saramago imagina entre Camões e o censor, frei Bartolomeu Ferreira, que questiona o poeta sobre o episódio da Ilha dos Amores. A obra foi publicada em 1572.
https://drive.google.com/file/d/1doPioxfaWu80ZZfaVRPN4naeLkG-642w/view?usp=drive_link
Escola Básica N.º 1 de Sátão celebrou o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo com união e criatividade
No passado dia 2 de abril, a Escola Básica N.º 1 de Sátão marcou o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo com uma celebração repleta de simbolismo e espírito de comunidade. Cada turma contribuiu de forma criativa, pintando balões com o desenho do puzzle, um símbolo universal associado à consciencialização sobre o autismo. Às 9 horas, os balões decorados foram colocados nas portas das salas, criando um ambiente colorido e significativo.
Além disso, as turmas escreveram frases e palavras inspiradoras em peças de puzzle que foram, posteriormente, dispostas nas árvores do recreio. As árvores, previamente decoradas por alunos diagnosticados com Perturbação do Espetro do Autismo, exibiam laços e fios azuis, reforçando a mensagem de sensibilização e apoio à causa. (ver fotos da atividade)
Exposição "O Mundo nas Nossas Mãos"
A Casa da Cultura de Sátão foi palco da inspiradora exposição "O Mundo nas Nossas Mãos". Esta iniciativa visou despertar a consciência coletiva para os riscos alarmantes da destruição ambiental, convidando os visitantes a refletir sobre o impacto de suas escolhas no meio ambiente.
Destacou as questões mais urgentes da atualidade – como as mudanças climáticas, o aumento da poluição e a perda de biodiversidade – a exposição teve como objetivo principal promover uma reflexão mais profunda sobre a importância de proteger o nosso planeta. Os visitantes foram encorajados a adotar mais práticas sustentáveis no dia a dia, demonstrando que cada ação, por menor que pareça, pode fazer a diferença. (ver fotos da exposição)
Luís Pires
“À Conversa com a escritora Diana Inácio”
Na passada quinta-feira, dia três, o Departamento de Educação Especial, com o objetivo de assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo recebeu, com muita alegria e emoção, a escritora Diana Inácio na apresentação do seu livro: “Aquilo que Ninguém Vê”. A autora, ainda muito jovem, é estudante de Medicina, no Porto e abraçou este projeto graças às experiências vivenciadas com a sua irmã Quica, portadora de Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). A apresentação do livro contou com a participação de alunos, docentes, pais e encarregados de educação.
Segundo a autora, a simplicidade é a felicidade para as pessoas com autismo e cabe-nos a nós, com entrega, amor, paciência e compreensão, enfrentar todas as dificuldades.
Ao mergulharmos na leitura deste livro, somos transportados para as experiências únicas vividas por essas pessoas, que nos permitem ver para além dos estereótipos e compreender a diversidade humana de forma mais profunda.
O Departamento pretendeu com este convite ajudar a compreender a importância da inclusão e da aceitação das diferenças, desde cedo. Durante cada uma das sessões de apresentação, houve oportunidade para o diálogo aberto sobre o tema e discussões construtivas, sempre com o objetivo de derrubar barreiras e preconceitos.
Dia Mundial da Consciencialização do Autismo
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, no dia 2 de abril, nas Escolas Básicas de Abrunhosa e de Ferreira de Aves (1, 2 e 3 ciclos) realizou-se uma atividade impactante, dinamizada pelos docentes de Educação Especial afetos aos estabelecimentos de ensino.
A iniciativa, que decorreu nas instalações de ambas as escolas, proporcionou momentos de diálogo e consciencialização sobre o tema, tendo como principal objetivo promover uma melhor compreensão do autismo junto da comunidade escolar.
Dia Mundial da Consciencialização do Autismo
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, no dia 2 de abril, nas Escolas Básicas de Abrunhosa e de Ferreira de Aves (1, 2 e 3 ciclos) realizou-se uma atividade impactante, dinamizada pelos docentes de Educação Especial afetos aos estabelecimentos de ensino.
A iniciativa, que decorreu nas instalações de ambas as escolas, proporcionou momentos de diálogo e consciencialização sobre o tema, tendo como principal objetivo promover uma melhor compreensão do autismo junto da comunidade escolar.
Durante as sessões, todos os alunos participaram ativamente na partilha de experiências e na aquisição de noções e conceitos fundamentais sobre o autismo. Os docentes responsáveis disponibilizaram a visualização de uma curta-metragem temática, que serviu como ponto de partida para debates enriquecedores. (ver fotos da atividade)
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.