O Ciclo da Seda: Uma Viagem de Descoberta e Aprendizagem
Ao longo das últimas semanas, os alunos do 1.º ano da Eb1 de Sátão, embarcaram numa fascinante aventura de descoberta do ciclo da seda. Com grande entusiasmo e sentido de responsabilidade, acompanharam todas as etapas do desenvolvimento do bicho-da-seda, desde os pequenos ovos até ao nascimento das belas borboletas.
Diariamente, cuidaram dos bichinhos com dedicação, observando atentamente as suas transformações, alimentando-os e registando as mudanças que iam acontecendo. Assim, puderam compreender de forma prática e significativa as diferentes fases do seu ciclo de vida: ovo, larva, casulo e borboleta.
Esta experiência proporcionou momentos de grande curiosidade, admiração e aprendizagem, permitindo às crianças desenvolverem o espírito de observação, o respeito pela natureza e o sentido de responsabilidade perante os seres vivos.
Ver as borboletas emergirem dos casulos foi, sem dúvida, um momento mágico e emocionante, que ficará na memória de todos como uma verdadeira lição de paciência, crescimento e transformação.
Aprender com a natureza é descobrir que cada pequeno ser tem uma grande história para contar.
A coordenadora do 1.ºano, Teresa Duarte
Juntos, crescemos, aprendemos e construímos o futuro!
Com o objetivo de proporcionar uma transição mais tranquila e serena para o 1.º Ciclo, os alunos do Pré-Escolar realizaram uma visita à escola que irão frequentar no próximo ano letivo (EB1 de Sátão).
Durante esta experiência, tiveram a oportunidade de conhecer e explorar os diferentes espaços escolares, contactar com alguns professores e interagir com os alunos que já frequentam esta etapa de ensino.
Esta iniciativa permitiu às crianças familiarizarem-se com o novo ambiente, esclarecerem curiosidades e criarem laços afetivos que contribuirão para aumentar a sua confiança e segurança. Desta forma, pretende-se que a entrada no 1.º Ciclo seja vivida com entusiasmo, tranquilidade e alegria, minimizando o impacto natural associado a esta nova fase das suas vidas.
Entre descobertas, sorrisos e momentos de partilha, esta visita constituiu um passo importante na preparação de mais uma etapa do seu percurso educativo.
A Coordenadora do 1.ºano,
Teresa Duarte
Sustentabilidade em Família: A Arte dos Espantalhos!
No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC),com a temática «Projet’ARTE, os alunos do 1º G da Escola Básica de Ferreira de Aves, em colaboração com os seus encarregados de educação, responderam positivamente ao desafio de construir espantalhos de cariz artístico.
Esta atividade privilegiou, acima de tudo, a reutilização de recursos e o uso de materiais reciclados. Também teve como objetivo fortalecer os laços familiares, promovendo momentos únicos de partilha, entreajuda e cooperação entre pais e filhos.
Ao transformar resíduos em arte, os alunos foram sensibilizados para a urgência da preservação do ambiente e para a adoção de práticas diárias mais sustentáveis.
Agradeço profundamente o empenho, o carinho e a criatividade de todas as famílias que tornaram possível este projeto!
Prof Conceição Nicolau
Hospital dos Bonecos
No âmbito das atividades de Saúde Escolar, e em articulação com o projeto Escola Promotora da Saúde, a UCC Mirante do Seixo dinamizou a iniciativa Hospital dos Bonecos em todos os Jardins de Infância do concelho de Sátão.
Acompanhadas pelos seus bonecos e peluches, as crianças participaram em consultas e tratamentos simbólicos, explorando de forma lúdica, interativa e educativa o universo dos cuidados de saúde.
Esta atividade teve como principal objetivo desmistificar os receios frequentemente associados às idas ao hospital ou ao centro de saúde, às consultas e aos tratamentos, contribuindo para que os mais pequenos desenvolvam uma relação mais positiva, confiante e tranquila com os profissionais e os serviços de saúde.
Num ambiente marcado pela aprendizagem, pela descoberta e por muitos sorrisos, as crianças viveram experiências enriquecedoras que promoveram sentimentos de confiança, segurança e bem-estar, ajudando-as a encarar os cuidados de saúde com maior serenidade. (ver fotos da atividade)
Olimpíadas da Geologia - fase final em Estremoz
|
O aluno Duarte Cabral Carvalho, do 11º A, representou o Agrupamento de Escolas de Sátão nas Olimpíadas da Geologia, fase final, que se realizaram no Centro de Ciência Viva de Estremoz nos dias 6 e 7 de junho. Obteve uma classificação muito meritória (excelente), foi 9º entre 25 participantes na final. Além da classificação teve um comportamento exemplar com os colegas de outras escolas e com os professores, tanto nas provas teóricas e práticas como nas palestras e momentos formativos. Foi acompanhado por mim, Armindo Domingos. É um aluno que conheço há uns anos e pauta as suas atitudes com elevação, educação e partilha de conhecimentos com os colegas e, até, com professores. Foi um fim de semana especial, onde além das Olimpíadas para os alunos, houve momentos comuns, entre alunos e acompanhantes, de convívio mútuo e formação entre pares e entre professores, quando os alunos estavam em provas. Tivemos como formadores os professores Rui Dias da Universidade de Évora, Pedro Costa da Universidade de Coimbra, José Carlos Kullberg da Universidade Nova de Lisboa e Jorge Relvas da Universidade de Lisboa.
Professor: Armindo Domingos |
A minha participação na Final Nacional das Olimpíadas Portuguesas de Geologia foi uma experiência muito enriquecedora. Ao longo destes dois dias, tive a oportunidade de aprofundar conhecimentos na área da Geologia através dos momentos formativos e das provas realizadas, aprendendo bastante e desenvolvendo novas competências. Foi um enorme orgulho representar o Agrupamento de Escolas de Sátão numa competição desta dimensão. Além da componente académica, destaco também o excelente ambiente vivido durante todo o fim de semana. Tive o privilégio de ser acompanhado pelo Professor Armindo, cujo apoio, disponibilidade e boa disposição contribuíram para tornar esta experiência ainda mais especial. Foi igualmente muito interessante conhecer alunos de diferentes escolas do país, trocar experiências e criar novas amizades. No final, levo comigo não só novos conhecimentos, mas também excelentes memórias de um fim de semana muito bem passado e de uma experiência que dificilmente esquecerei.
Aluno: Duarte Carvalho |

Concurso de Fotografia “Olhares sobre o Meio Ambiente”
A comunidade educativa da Escola Básica Ferreira de Aves foi desafiada a participar no Concurso de Fotografia “Olhares sobre o Meio Ambiente”, uma iniciativa que pretendeu sensibilizar para a importância do meio ambiente e valorizar o olhar criativo sobre o meio que nos rodeia.
O concurso convidou todos os elementos da escola a captarem, através da fotografia, paisagens ou pormenores da natureza que transmitissem a beleza e a riqueza do nosso património ambiental.
As fotografias participantes foram expostas na escola, permitindo partilhar diferentes perspetivas e olhares sobre o ambiente.
Porque cada imagem pode inspirar a mudança…
1º lugar: Maria Silva (5ºF) e Sandra Fernandes (Prof. EV/ ET)
2º lugar: Constância Frias (6ºE)
3º lugar: Camila Costa (5ºF)
Parabéns a todos os participantes!
Elisabete Pina

