Parlamento dos jovens

Parlamento dos jovens “Igualdade de Género, Um debate para todos.”

“Igualdade de Género, Um debate para todos.”

No âmbito do Projeto Parlamento dos Jovens 2017-2018, do Ensino Básico, subordinado ao tema “Igualdade de Género, Um debate para todos.”, constante do Plano Anual de Atividades do nosso Agrupamento, os três deputados que representarão a nossa Escola na Sessão Distrital, no dia 5 de março, estiveram presentes na Assembleia Municipal de Sátão na passada quarta-feira, dia 28 de fevereiro, quarta-feira, onde apresentaram as medidas de recomendação do Agrupamento.
Leonardo Miguel Ribeiro Raposo
Maria Inês Almeida Gomes e
Matilde Costa Esteves.

Estão de parabéns ...

Continuar...

Sessão com um deputado da Assembleia da República 2007_2018

Igualdade de Género, Um debate para todos

No âmbito do projeto Parlamento dos Jovens do Ensino Básico - 2017 / 2018 -subordinado ao tema “Igualdade de Género, Um debate para todos.”, no dia 22 de janeiro, realizou-se uma ação/debate, no cineteatro municipal, entre os 80 candidatos a deputados da Escola Ferreira Lapa, organizados em 8 listas, com uma Deputada da Assembleia da República do Círculo Eleitoral de Viseu, Inês Domingos, o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Santos, a Presidente da Assembleia Municipal, Eugénia Duarte e a Diretora do Agrupamento Helena Castro; moderado pela professora Margarida Dias.
Este debate revelou-se muito enriquecedor de todo o processo, já que proporcionou conhecimentos relacionados com o tema do projeto, bem como informações sobre o funcionamento do Parlamento, da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e do dia-a-dia de um deputado.

(ver fotos da atividade)

                         A Coordenadora do Projeto: Margarida Maria Silva Dias 

 

SESSÃO ESCOLAR DEPUTADOS ELEITOS À SESSÃO DISTRITAL 2017_2018

SESSÃO ESCOLAR

DEPUTADOS ELEITOS À SESSÃO DISTRITAL

No âmbito do Projeto “Parlamento dos Jovens 2017-2018”, do Ensino Básico, constante do Plano Anual de Atividades do nosso Agrupamento, decorreu no dia dezoito de janeiro, a Sessão Escolar, com a presença dos 31 deputados, tendo sido elaborado o Projeto de Recomendação da Escola, que vai ser apresentado na Sessão Distrital. 
Foram eleitos os deputados que representarão a nossa Escola na Sessão Distrital, no dia 5 de março:

Leonardo Miguel Ribeiro Raposo (lista D),
Maria Inês Almeida Gomes (lista B) e
Matilde Costa Esteves (suplente – lista H).

O deputado: Tomás Dinis Cravo Fonseca (lista B), foi eleito candidato à mesa da Sessão distrital.

NB: É de referir que os alunos se comportaram de forma exemplar, evidenciando o desenvolvimento de uma cidadania responsável.  (ver o projeto de recomendação)             

A Coordenadora do Projecto: Margarida Maria Silva Dias
 

Parlamento dos jovens 2017

No dia 20 de março, os nossos “deputados ”Leonardo Miguel Ribeiro Raposo,Matilde Costa Esteves e Ana Carolina Santos Ferreira, estiveram presentes na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, que teve lugar Edifício Multiusosde Nelas, que contou com a presença de 21 escolas do distrito, perfazendo um total de 63 deputados, alunos eleitos pelos seus pares e que representaram as respetivas escolas.

Nesta Sessão, encontravam-se também entre nós:

Uma deputada da Assembleia da República, dois elementos da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolarese o presidente da Câmara Municipal de Nelas.

A mesa desta sessão foi presidida e secretariada por alunos, eleitos para o efeito.

Continuar...

Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens/Básico 2016-2017

Sessão Escolar do Parlamento Jovem do Básico

No âmbito do Projeto “Parlamento dos Jovens 2016-2017”, do Ensino Básico, constante do Plano Anual de Atividades do nosso Agrupamento, decorreu no dia dezoito de janeiro a Sessão Escolar, com a presença dos 22 deputados, tendo sido elaborado o Projeto de Recomendação da Escola Ferreira Lapa, que vai ser apresentado na Sessão Distrital.


Foram eleitos os deputados que representarão a nossa Escola na Sessão Distrital, no dia 20 de março:
Leonardo Miguel Ribeiro Raposo (lista A, do 6ºA),
Matilde Costa Esteves (lista E, do 5ºD) e
Ana Carolina Santos Ferreira (suplente – lista F, do 8º E).

O candidato à mesa da Sessão Distrital é:

Bernardo de Sousa Almeida Girão ( lista C, do 5º A).

É de referir que os alunos se comportaram de forma exemplar, evidenciando o desenvolvimento de uma cidadania responsável. (Ver fotos)

A Coordenadora do Projeto
Margarida Maria Silva Dias
 

Parlamento dos jovens 2016_2017

PARLAMENTO DOS JOVENS é um programa criado pela Assembleia da República para:

·         Promover a participação cívica e política dos jovens;

·         Desenvolver competências argumentativas e críticas;

·         Contribuir para a discussão informada de problemas de interesse coletivo.

Descrição

Os alunos são convidados a constituir Listas de 10 elementos, da mesma turma ou de turmas diferentes. Cada Lista apresenta até três medidas, propostas de solução de um problema todos os anos lançado à discussão. Este ano o tema é: “40 anos da Constituição da República Portuguesa, a que temos e a que queremos: desafios ao poder local”.

As Listas devem ser entregues na secretaria até 31 de outubro, impreterivelmente, em formulário próprio.

Continuar...

Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens Secundário

Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens Secundário

Realizou-se ontem, no Instituto Politécnico de Viseu, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens (Secundário), momento em que os deputados representantes das várias escolas do distrito esgrimiram argumentos em defesa dos seus projetos de recomendação. Na mesma sessão,  foram eleitas as escolas que seguirão para a Sessão Nacional, a realizar em maio, na Assembleia da República.

No que toca ao desempenho dos deputados da nossa escola, a Beatriz Lourenço (10.º A), a Vanessa Pais (11.º A) e o Pedro Fonseca (11.º D), apesar de não terem sido escolhidos pelos seus pares para irem a Lisboa, cooperaram ativamente na defesa das medidas que propuseram, mormente a que sugeria a integração dos refugiados no tecido económico e social local. Em sede de comissão especializada, viram igualmente aceite uma outra medida - atribuição de incentivos à fixação de empresas no interior -, cujo conteúdo integrou o texto final do Projeto de Recomendação do Círculo de Viseu, aprovado em sessão plenária. Parabéns!

Sessão distrital do Parlamento dos Jovens do Básico

Parlamento dos Jovens - Básico: Agrupamento de Escolas de Sátão esteve presente na sessão distrital

O Agrupamento de Escolas de Sátão esteve representado na sessão distrital do Parlamento dos Jovens - Ensino Básico, que teve lugar no dia 14 de março no Auditório Municipal Carlos Paredes, em Vila Nova de Paiva, sessão que contou com a presença de 24 escolas do distrito.

A participação do Agrupamento foi assegurada pelas deputadas Ana Francisca Almeida, Joana Gonçalves, ambas do 9º ano, e Beatriz Jerónimo, do 6º ano. Embora não tendo conseguido ser eleitas para a sessão nacional a ter lugar em maio na Assembleia da República, as deputadas desenvolveram uma excelente prestação na apresentação das suas propostas, na resposta às interpelações de outros deputados e no levantamento de questões sobre medidas de outras escolas.

Continuar...

Mesa da sessão distrital do Parlamento dos Jovens - Básico

Aluna do nosso Agrupamento foi eleita para a mesa da sessão distrital do Parlamento dos Jovens - Básico

Teve lugar no dia 24 de fevereiro, no IPDJ, em Viseu, a sessão de eleição da mesa para a sessão distrital do Parlamento dos Jovens para o ensino básico em que participaram alunos de todo o distrito eleitos nas respetivas escolas.

Estava em jogo a eleição dos membros da mesa – presidente, vice-presidente e secretário – que irão dirigir a sessão distrital do Parlamento dos jovens a ter lugar no dia 14 de março em Vila Nova de Paiva, em que o tema em debate este ano, no ensino básico, é “racismo, preconceito, discriminação”.

Os eleitos foram Luís Costa, para presidente, aluno do Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira, Maria Elisa Carvalho, para vice-presidente, aluna da Escola Latino Coelho, de Lamego, e Beatriz Carvalho Sales, para secretária, aluna da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo – Agrupamento de Escolas de Sátão.

A eleição foi efetuada pelos alunos presentes, votação efetuada depois de cada um deles ter feito perante os demais uma intervenção de apresentação de si próprio, da sua escola e do seu concelho.

Sessão escolar Parlamento Jovens/Básico

Parlamento dos jovens: Candidatos a deputados muito ativos no debate que decorreu no Cineteatro de Sátão

Com a presença do deputado à Assembleia da República, João Paulo Rebelo, teve lugar nesta segunda-feira, dia 18 de janeiro, no Cineteatro de Sátão, o debate sobre o Parlamento dos Jovens para o ensino básico que este ano é subordinado ao tema “Racismo, preconceito, discriminação”.

Este é um programa da AR, sobre cidadania e participação dos alunos, que vai no seu 20º aniversário e a que mais uma vez o Agrupamento de Escolas de Sátão se associou com a participação de seis listas das escolas Ferreira Lapa e Frei Rosa Viterbo. (Ver Fotos) 

Continuar...

Debate com o deputado João Paulo Rebelo no Cineteatro de Sátão

Debate com o deputado João Paulo Rebelo no Cineteatro de Sátão

Terá lugar no próximo dia 18 de janeiro, pelas 10.30 h, no cineteatro municipal de Sátão, no âmbito do programa Parlamento dos Jovens, um debate subordinado ao tema “Racismo, preconceito, discriminação”.

Está assegurada a presença do deputado do PS, eleito pelo círculo eleitoral de Viseu, João Paulo Rebelo, do presidente da Câmara de Sátão, Alexandre Vaz, entre outros autarcas, da diretora do Agrupamento e de outras entidades para participarem neste debate que envolverá os sessenta candidatos a deputados das seis listas concorrentes, vindos das escolas Frei Rosa Viterbo e Ferreira Lapa, bem como professores das turmas envolvidas neste programa de cidadania.

Este é um momento relevante para todos estes jovens candidatos a deputados que, nesta oportunidade, poderão debater diretamente com representantes de instituições políticas temas da atualidade, expondo as suas ideias ao contraditório.»

Sessão escolar Parlamento Jovens/Secundário

Assimetrias litoral/interior em debate

Os candidatos a deputados à Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens/Secundário discutiram as assimetrias regionais, tema escolhido para a atual edição do programa da Assembleia da República dirigido à promoção da participação cívica e política dos jovens.

A sessão teve lugar no dia 11, no auditório da escola, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sátão, Dr. Alexandre Vaz, e da Dra. Inês Domingos, deputada do PSD pelo círculo de Viseu, que responderam às inúmeras questões que lhes foram colocadas pela plateia.

As ideias discutidas deverão agora enriquecer a campanha eleitoral, que decorre até ao final da semana, seguindo-se as eleições, a 18 de janeiro, de onde sairão os 23 deputados que estarão presentes na Sessão Escolar, a 20 do mesmo mês.

Parlamento dos Jovens Secundário debate com a deputada Inês Domingos

 

Debate com a deputada Inês Domingos

 

A 11 de janeiro, pelas 14:00, no auditório da escola, debatem-se as assimetrias litoral/interior com a presença da deputada Inês Domingos (PSD) e de um representante da Câmara Municipal de Sátão. Trata-se de um momento fundamental do programa Parlamento dos Jovens/secundário, altura para os jovens candidatos a deputados esclarecerem as suas dúvidas, exporem as suas ideias e sujeitarem-nas ao contraditório.

 
 

Parlamento dos jovens 2015-2016

 

Parlamento dos Jovens – Ensino Básico

Tema: “Racismo, Preconceito e Discriminação” | listas até 27 de novembro

Mais uma vez o Agrupamento de Escolas de Sátão está inscrito no Programa Parlamento dos Jovens, um programa de cidadania que já se efetua há 20 anos.

Em debate, neste ano letivo de 2015-2016, para o ensino básico, 2º e 3º ciclos, temos o tema “Racismo, Preconceito, Discriminação”, pelo que os alunos que quiserem participar deverão constituir-se numa lista com 10 candidatos e, em conjunto, proporem, no máximo, 3 medidas sobre o referido tema.

Não esquecer que, nas medidas propostas, deve estar explícito aquilo que a lista entende que a Assembleia da República, o Governo, os órgãos locais (ou outras entidades) ou até os próprios jovens devem fazer para intervir sobre o tema em debate “Racismo, Preconceito, Discriminação”. As medidas propostas, que devem conter argumentos que as fundamentem, serão o “programa” eleitoral da lista que será debatido com as demais listas da escola.

As listas podem ser apresentadas até ao dia 27 de novembro e a campanha eleitoral será efetuada no início de janeiro em datas a definir.

Para mais esclarecimentos podes contactar o diretor de turma; ou o professor coordenador do projeto (Acácio Pinto).

Participa!

Parlamento Jovem: Sessão distrital

No  dia 9 de março, os nossos “deputados”

Ana Rita Almeida Pereira, 9º E

                  Lucas Rodrigo Ferreira Almeida,  do 5ºA

   Gabriela Almeida Santos, do 5ºA

estiveram presentes na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, que teve lugar no Auditório  Municipal de  Vouzela e contou com a presença de 22 escolas do distrito, perfazendo um total de  66 deputados, ( alunos  eleitos pelos seus pares ), que representam as respetivas escolas.  (ver fotos)

Continuar...

Projeto de Recomendação

Projeto de Recomendação

                     Exposição de motivos:

Sabendo que o sistema educativo, isoladamente, não poderá erradicar o insucesso na sua plenitude, existe a possibilidade de atenuar os efeitos do mesmo na construção da personalidade dos alunos, através de estratégias que, como é do nosso conhecimento, têm produzido resultados noutros países.

O que para uns pode ser considerado uma pequena conquista, para outros implica um passo de gigante. Não podemos pretender que o condutor de um 2 cavalos,  atinja a meta tão depressa como o de um Ferrari, mas no seu ritmo também a poderá cortar e geralmente desfrutando melhor da paisagem.

Assim e no sentido da nossa participação neste projeto poder contribuir para a diminuição do insucesso escolar, propomos:

Medidas propostas:

1ª Medida 

Diminuir os conteúdos das disciplinas de modo a permitir uma maior consolidação das aprendizagens nucleares. Aumentar a componente prática com o uso das novas tecnologias.

2ª Medida 

Implementar salas de estudo onde os alunos possam esclarecer as suas dúvidas e desenvolver atividades extracurriculares que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e social.

3ª Medida 

Reduzir o número de alunos por turma de forma a proporcionar um ensino mais individualizado.

Sátão, 22 de janeiro de 2015

                                                                                            A Coordenadora do Projeto:

                                                                                 Margarida Maria Silva Dias

 

Deputados eleitos à sessão distrital

A Sessão Escolar decorreu no dia vinte e um de janeiro, com a presença dos 23 deputados, tendo sido elaborado o Projeto de Recomendação da Escola, que vai ser apresentado na Sessão Distrital. Foram eleitos os deputados que representarão a nossa Escola na Sessão Distrital, no dia 9 de março:

Ana Rita Almeida Pereira (lista C),

 Lucas Rodrigo Ferreira Almeida (lista B) e

Gabriela Almeida Santos (suplente – lista B).

É de referir que os alunos se comportaram de forma exemplar, evidenciando o desenvolvimento de uma cidadania responsável.   

 A Coordenadora do Projeto

Margarida Maria Silva Dias

 

Parlamento dos Jovens: Ensino Básico

Parlamento dos Jovens: Ensino Básico

O que é o Parlamento dos Jovens?

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República (AR), desenvolvida ao longo do ano letivo com as Escolas de todo o país.

  1ª FASE- Ações na escola  As etapas desta primeira fase do projeto estão calendarizadas da seguinte forma:                  

De novembro a dezembro- Realização de trabalhos de pesquisa sobre o tema do projeto para o presente ano letivo: "COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR";tomada de posição em relação ao tema; ações de sensibilização sobre o tema...

11 dezembro - Entrega de listas com as medidas; Cada lista tem 10 elementos  que em conjunto, têm de propor 2 ou 3 medidas sobre o tema. Isto é: o que acham que a Assembleia da República, o Governo, os órgãos locais (ou outras entidades) ou até os próprios jovens devem fazer para resolver questões, relacionadas com o tema, que  considerem importantes (será o  "programa eleitoral" dos alunos);

Dia 15 de dezembro- Afixação das listas candidatas na escola;                             

Dia 5de janeiro - início da campanha eleitoral quedecorrerá até ao dia 12 do mesmo mês;

Dia 12 de janeiro (data a confirmar pela AR)- debate com os elementos das listas candidatas;

Dia 8  janeiro -  Apresentação do programa das listas (parte da tarde 15:20h,em local da escola a combinar);

Dia 14 de janeiro- Eleição das listas candidatas (período da manhã);                                                                            

Dia15 de janeiro - Divulgação dos resultados (afixação dos resultados alcançados por cada lista e nomeação dos elementos que participarão na sessão escolar);

Dia21 de janeiro - Realização da  sessão escolar (período da tarde);

O esclarecimento de qualquer dúvida poderá ser prestado pela professora responsável por esta iniciativa: Margarida Dias ou  consultar a página do Parlamento Jovem.

 

Plano Anual de Atividades

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista"Sacola"

1º período (jan. 2022)

Revista "Sacola"


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen