Escolas do Ensino Secundário

Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

As crianças dos Jardins encontram-se com as autoras Lúcia Morgado e Rita Almeida

As crianças dos Jardins encontram-se com as autoras Lúcia Morgado e Rita Almeida 

 

A Biblioteca Escolar promoveu, na manhã do passado dia 2 de fevereiro, mais um encontro com autores.

Desta vez, Lúcia Morgado e Rita Almeida (Li Li e Ri Ri) vieram encontrar-se com as crianças do Pré-Escolar do Agrupamento, a quem apresentaramo livro "Uma Mão-cheia de Histórias", fazendo-as viajar pelamagia da leitura, com adivinhas, canções e muita alegria!

A 1ª sessão aconteceu no Jardim de Sátão, para as crianças deste Jardim e do de Casal de Cima (Rio de Moinhos), evitando a deslocação dos pequeninos, devido ao mau tempo, enquanto a 2ª decorreu no cineteatro, o local inicialmente previsto, onde participaram todos os restantes Jardins.


Continuar...

O Caderno do avô Heinrich, apresentado pela autora, Conceição Dinis Tomé

 

O Caderno do avô Heinrich, apresentado pela autora, Conceição Dinis Tomé

No dia 2 de fevereiro tivemos o privilégio de receber, na biblioteca da Escola Básica Ferreira Lapa, a escritora Conceição Dinis Tomé, autora do livro O Caderno do avô Heinrich.

Esta atividade, integrada no projeto Conhecer+ o holocausto, ler+ o holocausto, proporcionou aos alunos do 6º ano e alguns do 5º, o conhecimento das circunstâncias de criação deste livro, ouvindo da autora a história da sua conceção.

Alguns alunos do 6º A, preparados pela professora Celeste Sousa, dramatizaram o capítulo inicial do livro, surpreendendo a todos com uma primorosa representação que tanto agradou à nossa convidada. 

 

Continuar...

Visita de estudo “Arbutus do Demo”

Visita de estudo “Arbutus do Demo”

No dia 2 de dezembro de 2016 fomos de autocarro ao parque “Arbutus do Demo”.
Fomos recebidos pela sr ª engenheira Alexandra que nos proporcionou momentos muito agradáveis.
Também à nossa espera estava a Pipoca (uma doce cadelinha abandonada e criada ali) e o seu rebento Demo, que fizeram as nossas delícias.
Vimos árvores, plantas, folhas, pinhas e musgo.
Pena foi que estivesse muito frio e não pudéssemos explorar a parte exterior do parque! Tantas árvores e tão variadas! Que bem que se respira ali!
A srª engenheira Alexandra ensinou-nos o nome de algumas árvores, por exemplo a tulipeira cuja forma das folhas se assemelha a uma tulipa.
Com folhas secas, construímos umas luminárias que experimentámos quando regressámos ao jardim-de-infância.
De seguida, mostrou o laboratório e fizemos lá a experiência da “Dança das cores”, com corantes alimentares, leite, detergente da loiça e um palito. Foi um rodopiar de cores, por vezes mais parecia vulcões.
Vimos ainda à lupa gigante uma abelhinha que estava a “dormir”: o corpo era às riscas amarela e castanha, as asas transparentes, tinha três pares de patas peludas e um ferrão na ponta da cauda.
E já agora uma curiosidade: sabiam que para produzir 1 litro de mel as abelhas visitam cerca de 5 milhões de flores?
Como dizia Abílio, o guardador de abelhas, encham os campos de flores!

As crianças do Jardim-de-Infância de Lamas
 

Visita ao antigo concelho do Ladário

Visita ao antigo concelho do Ladário

No dia 26 de janeiro, no âmbito da disciplina de História A, a turma D, do 10º ano, participou numa "saída de campo" para visitar o antigo concelho do Ladário e aí realizar uma aula ao vivo, observando e adquirindo, "in loco",  as aprendizagens do nosso "país rural e concelhio" medieval, em estudo.

Foi uma aula realmente diferente que proporcionou vivências mais reais, atenuando o verbalismo das aulas e, apesar do tempo  chuvoso,  também facilitou momentos de convívio.

Prometemos repetir em outros espaços e com melhor tempo.

“Hour of Code” na Sala do Futuro com os alunos do jardim-de-infância de Lamas

 “Hour of Code” na Sala do Futuro com os alunos do jardim-de-infância de Lamas

No dia 24 de janeiro, no período da manhã, as crianças do jardim-de-infância de Lamas voaram rumo ao futuro, ao ICL@EduFor em Mangualde, para participarem na atividade “Hour of Code” que a Educadora Alexandra preparou para os meninos do pré-escolar.

Foi uma atividade em que estiveram cerca de sessenta minutos envolvidos a programar as diversas etapas de um jogo. Demonstraram muito interesse e satisfação tendo participado nesta atividade que se revelou enriquecedora para os meninos. Adoraram a sala, principalmente as cadeiras, alguns jogos e o robot com que interagiram e que se despediu deles à saída. (ver fotos da atividade).

 

Referencial de Educação para o Desenvolvimento

Referencial de Educação para o Desenvolvimento

O Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário, aprovado em agosto de 2016, foi elaborado pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., o CIDAC - Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e a Fundação Gonçalo da Silveira.

O Referencial de Educação para o Desenvolvimento constitui-se como documento orientador que visa enquadrar a intervenção pedagógica da Educação para o Desenvolvimento, como dimensão da educação para a cidadania, e promover a sua implementação na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. De natureza flexível, não prescritivo, este Referencial pode ser utilizado em contextos diversos, no seu todo ou em parte, sequencialmente ou não.

Clube “À Descoberta da História”

Clube “À Descoberta da História”

Ao longo do presente ano letivo, o Clube “À Descoberta da História” tem levado a cabo várias iniciativas entre as quais se destacam a pesquisa sobre temas do património local com posterior publicação no blog, pesquisas sobre temas tratados na disciplina e comemoração de datas históricas. As pesquisas consideradas relevantes têm vindo a ser divulgadas no átrio da Escola Básica Ferreira Lapa, em placard próprio, para toda a comunidade escolar. Quanto às datas históricas, as alunas do clube têm desenvolvido pequenas dramatizações alusivas aos acontecimentos históricos que têm sido apresentadas às turmas, no apoio ao estudo. Foi assim que, esta 3ª feira, se relembrou o 31 de janeiro de 1891, data em que no Porto se deu uma revolta contra a monarquia. Neste contexto histórico, cinco das alunas do clube apresentaram uma pequena dramatização com o tema “31 de janeiro de 1891 – o princípio do fim da monarquia”. Aqui fica o testemunho para a comunidade educativa. 

Clique na imagem para ver o filme da atividade

Dia em Memória das Vítimas do Holocausto

Dia em Memória das Vítimas do Holocausto no Agrupamento de Escolas de Sátão

No âmbito do projeto “Conhecer+ o Holocausto”, em que a Biblioteca Escolar promove o apoio ao currículo dos alunos, através da articulação de saberes e da divulgação de obras de literatura e cinema sobre esta temática, assinalou-se na passada sexta-feira, dia 27 de Janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, através de várias atividades.

Continuar...

Encontros com a Leitura

Encontros com a Leitura

No âmbito do Plano Estratégico de Promoção do Sucesso Escolar e na qualidade de coordenador da Medida 5- Inclusão Cultural e Cidadania, o professor Carlos Paixão incluiu nas atividades a desenvolver a rubrica “Encontros com a Leitura”. Esses encontros têm-se concretizado no contacto direto com os idosos do Centro de Dia da Casa do Povo de Sátão.
Na última sessão, procedeu-se à leitura e debate de um excerto do conto: “Em Casa de Ferreiro”, da obra “Santos da Porta”.
Depois, a conversa centrou-se nas festas das redondezas e nas suas vivências em ocasiões festivas. Ouviu-se e falou-se, partilhou-se cultura e houve, como sempre, lugar para a novidade, por mais idade que tenhamos. Aprendem-se novos vocábulos, novas preces, novos provérbios. Fica um, apropriado para a época, que, talvez, também não conheçam: “Pelo São Brás, bois para a frente e porcos para trás”.
 

 

Concurso Nacional de Leitura 2017

Concurso Nacional de Leitura

 

Na 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, a nível de escola, foram selecionados para a 2ª fase, a nível distrital, os seguintes alunos do 3º ciclo: Sara Pereira Figueiredo (7º C); Filipe Ramos Monteiro (8º A) e Lara Sousa Almeida (9ºB).

Do ensino secundário, foram selecionados os seguintes: Ana Carolina Costa, (12º A); Cynthia Ferreira, (12ºA) e Ana Sofia Magalhães, (10º B).

Parabéns a todos e votos de boa prestação na 2ª fase.

Felicitamos todos os alunos que participaram e desejamos a continuação de boas leituras.

 

Plano Anual de Atividades

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista"Sacola"

1º período (fev. 2023)

Revista "Sacola"

3º período (junho 2023)


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen