"Explorar e programar com robôs"
O Agrupamento de Escolas de Sátão estará presente no Workshop 4 realizado pela DGE e cuja temática é "Explorar e programar com robôs". Será apresentado um vídeo com uma atividade desenvolvida pelos docentes de Ciências Naturais, Físico-Química e Matemática a lecionar no 7º ano e concretizada na Escola EB de Ferreira de Aves pelos docentes José Madeira, Armindo Domingos e Carlos Garrido na turma E do mesmo ano. Nesta atividade é utilizado o Lego Education Spike Prime no âmbito do projeto "A Lego Education ao Serviço do Currículo nas Escolas Associadas do EduFor" do Centro de Formação EduFor .
Exposição "Pontos e Linhas" de trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 5.ªA, B, C e D, nas aulas de Educação Visual, em exibição no átrio da EB Ferreira Lapa desde o dia 18 de março.
Visita de Estudo a Aveiro: Uma Experiência Cultural e Educativa
No passado dia 7 de março, os alunos do 2.ºciclo realizaram a sua visita de estudo à cidade de Aveiro, a nossa Veneza portuguesa.
Esta viagem foi organizada com o objetivo de oferecer aos alunos experiências de aprendizagem fora da sala de aula, proporcionando-lhes visitas e o conhecimento das tradições associadas à confeção dos ovos moles, do sabão artesanal, das salinas e dos moliceiros.
As turmas organizaram-se em grupos e, rotativamente, deslocaram-se aos diferentes locais a visitar. Algumas turmas começaram com o workshop dos ovos moles. Aí foi explicada a origem dos ovos moles e a sua confeção. Alguns alunos tiveram a oportunidade de colocar o recheio (feito com muitas gemas, água e açúcar) nas formas já forradas com a casquinha de hóstia. No final, cada um teve direito a provar um ovo mole.
Seguiu-se o passeio nos moliceiros pelos canais, uma forma única de transporte que remonta ao século XIX e que é um dos símbolos da cidade. Durante essa curta viagem, uma guia explicou alguns dos principais pontos turísticos de Aveiro, as tradições do moliço, espécie de alga, que cresce na ria e que, depois de seco, era utilizado como fertilizante na agricultura e transportado nos moliceiros.
À hora de almoço, com receio da chuva, todas as turmas se juntaram no salão dos Bombeiros, que gentilmente cederam o espaço. Foi um momento de agradável convívio.
Durante a tarde, ainda foi possível assistir ao workshop de sabão artesanal, onde aprendemos que o azeite é essencial para a sua confeção e que outros produtos como o sal e as plantas aromáticas são muito usados na cosmética. No final das explicações, cada um pôde levar consigo o sabonete de glicerina em forma de coração, que fizeram no início da sessão.
Na visita às salinas, foi dado a conhecer todo o processo da exploração do sal, uma atividade importantíssima na economia local.
Esta visita de estudo foi uma verdadeira aula de história e de cultura sobre a cidade de Aveiro. Apesar da chuva a meio da tarde, todos gostaram da visita, que foi muito interessante e educativa!
Alunos do 6.º B
FASE FINAL LOCAL de Boccia
No dia 19 de março de 2025, o nosso agrupamento participou na FASE FINAL LOCAL de Boccia, no âmbito do Desporto Escolar, que se realizou na Escola Básica de Ferreira de Aves.
A Escola Secundária Frei Rosa Viterbo tinha garantido o apuramento para esta fase, no 1º lugar e confirmou o bom momento, garantindo o 1º lugar por Equipas e Individual (Joel Santos).
Desta forma, o nosso agrupamento irá representar a CLDE de Viseu, no Regional de Boccia, que se irá realizar no dia 9 de Maio, em Tondela. Parabéns aos nossos atletas e árbitros (Tiago Alexandre e Filipe Cruz, do 8ºC) que também estiveram a um bom nível.
TAIZÉ - Uma Luz na escuridão
Quando nos dirigimos a Taizé, quer vamos acompanhados ou sozinhos, vamos sempre em busca de paz. Conhecendo alguma coisa das origens desta comunidade, é sempre encantador retornar porque a ela vamos como a uma fonte inesgotável de inspiração, não porque seja em Taizé que se encontre a fonte, mas porque é aí que se criam as condições para o encontro com essa fonte que acabamos por encontrar dentro de nós. A peregrinação anual dos alunos a Taizé, por altura do Carnaval e início da Quaresma, é vista por mim, enquanto Diretora de um Agrupamento, e enquanto cristã católica, como a possibilidade de criar oportunidade para esse encontro com a fonte.
Helena Castro, Diretora do Agrupamento
TAIZÉ: LUGAR SIMPLES
Taizé um lugar simples, mas para quem o experimenta, torna-se algo complexo. Antes de ir, tentei não criar expectativas, com medo de me desiludir, mas na verdade foi totalmente o oposto.
No primeiro dia, a adaptação foi um pequeno desafio: novas rotinas, novas pessoas, novos sabores. No entanto, encarei essa oportunidade e saí da minha zona de conforto. Falei com pessoas novas, provei comidas diferentes e vivi a experiência de Taizé ao máximo. Hoje, posso dizer com certeza que não me arrependo de nada.
“Aprender a Construir a Paz” e o encontro com a Escritora e o Ilustrador
No âmbito do Projeto DAC, a turma C do 6º ano está a trabalhar o tema “Aprender a Construir a Paz”. Esta temática surgiu pela necessidade urgente do mundo viver, sentir e revalorizar a Paz.
Nas aulas de HGP, os alunos começaram a debater o assunto com uma reflexão sobre os períodos de guerra e de paz no território português, no século XIX. Verificou-se que tempos de guerra equivalem a destruição e em tempos de paz se observa desenvolvimento em todos os níveis da sociedade. Durante as aulas de EMRC e de Português, os alunos leram a obra “O Pano Branco de Todas as Cores” da escritora professora Maria Rodrigues com ilustrações do professor Carlos Pais. (ver fotos da atividade)
No dia 12 de março, comemorou-se o dia Mais Contigo
O projeto +Contigo, um programa de prevenção de comportamentos suicidários nos jovens do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, cujas metas são a promoção da saúde mental e bem-estar, é dinamizado nas turmas do 8º ano pela UCC Mirante do Seixo, em articulação com oPrograma de Educação e Saúde (PES) do Agrupamento.
Este ano, as dinamizadoras do projeto lançaram um repto aos alunos e eles corresponderam com empenho e criatividade. Para marcar esta data, na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, todos os alunos do 8º ano, em trabalho colaborativo, elaboraram um puzzle gigante alusivo à saúde mental, com materiais reciclados. Na Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, a turma do 8º F espalhou cartazes com frases motivadoras e de incentivo pelos corredores. Estas atividades contaram com a articulação dos docentes das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e Educação Artística.
Assim, mobilizando diferentes saberes, os alunos procuraram sensibilizar toda a comunidade educativa para o combate ao estigma da saúde mental, para a importância do bem-estar emocional e do apoio mútuo, e, ainda, para a procura de ajuda, quando necessário.. (ver fotos da atividade)
Caros alunos,
Queremos expressar o nosso sincero agradecimento a todas as turmas que participaram no Concurso de Bolos realizado no passado dia 14 de março, Dia Internacional da Matemática. Foi incrível ver a criatividade, dedicação e espírito de equipa que cada um de vocês trouxe para este evento.
Os bolos não só estavam deliciosos, como também mostraram o vosso talento e paixão pela matemática de uma forma muito doce e original! A vossa participação tornou este dia ainda mais especial e memorável.
Parabéns a todos os envolvidos, em especial à turma vencedora, e obrigado por fazerem deste concurso um verdadeiro sucesso!
Com gratidão,
Grupo 500 - Matemática
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.