Agrupamento de Escolas de Sátão

NEWSLETTER SAÚDE ESCOLAR edição 5

Dia Internacional Viver Juntos em PAZ

Dia Internacional Viver Juntos em PAZ

"O Clube Ubuntu do Agrupamento, associa-se à ONU e à Comunidade Ubuntu para celebrar o “Dia Internacional Viver Juntos em PAZ”.

Por todo o agrupamento o clube organizou a “chama da Paz” que se manterá acesa durante 12h.

Esta iniciativa pretende conceber uma cultura de paz, de tolerância e de respeito pelos Direitos Humanos."  

 

Dia da Europa na EBIFA


8º episódio Leituras - Memorial do Convento, de José Saramago

8º episódio

Leituras -Memorial do Convento, de José Saramago

 

Lara Pina e Diogo Ferreira, do 12º ano. Música - Shigeru Umebayashi, Yumeji's theme (filmeIn the mood for love)

(13/05/2022)

 

Captação e edição Carolina Marinho

 

Olimpíadas de Química Júnior na Universidade de Aveiro

Olimpíadas de Química Júnior na Universidade de Aveiro

No dia 7 de maio os alunos, Lara Oliveira, Simão Penetra e Tomás Cardoso do 9º ano de escolaridade do nosso Agrupamento, participaram nas semifinais das Olimpíadas de Química Júnior na Universidade de Aveiro, organizadas pela Sociedade Portuguesa de Química.
No dia 30 de abril foram os alunos Nádia Pina, Maria Marques e Filipe Diniz, que, com a professora Sara Cunha, participaram nas Olimpíadas de Química Mais, na UTAD, em Vila Real.
Estes eventos proporcionaram novos conhecimentos e novas experiências, tanto na realização das provas (teórica e prática) como no convívio com outros participantes e professores. Por outro lado despertou-nos, ainda mais, para áreas da Ciência como a Química.

Visita de estudo ao Instituto Politécnico de Viseu

Visita de estudo ao Instituto Politécnico de Viseu

No dia 4 de maio, os alunos dos vários cursos profissionais do Agrupamento realizaram uma visita de estudo ao Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e viveram a experiência de serem estudantes no Ensino Superior por um dia.
Após terem sido esclarecidos sobre o Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior para Titulares dos Cursos de Dupla Certificação do Ensino Secundário e Ensino Artístico e informados sobre a REDE PEPER – Acesso ao Ensino Superior para Diplomados de Vias Profissionalizantes e a oferta educativa do Instituto Politécnico de Viseu, os alunos tiveram oportunidade de participar em atividades específicas organizadas especialmente para si e que se relacionaram principalmente com Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e Licenciaturas afins, assistindo a aulas e realizando atividades práticas, laboratoriais ou desportivas, acompanhados por professores e/ou alunos do IPV.

Continuar...

Dia da Europa- 9 de Maio

Dia da Europa- 9 de Maio

O dia da Europa ou dia da União Europeia é uma data comemorativa celebrada anualmente na Europa no dia 9 de Maio. A data escolhida reflete o dia 9 de Maio de 1950, em que o estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional.

Os alunos do 7ºC e 7º D, quiseram com a sua Professora de Geografia, comemorar e relembrar a comunidade escolar deste dia. Está patente no átrio da escola EBFL uma maravilhosa exposição dos trabalhos dos alunos.

10º Edição do Projeto Wanted

10º Edição do Projeto Wanted

 No dia 3 de maio realizou-se o Concurso Municipal de Ideias de Negócio - 10º Edição do Projeto Wanted – Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Sátão e a Câmara Municipal.
Neste concurso participaram os alunos da turma F, do 12º ano, salientando os discentes Tiago Lopes, Gustavo Gomes, Gabriela Santos, Pedro Campos, Rodrigo Martins, Ana Duarte, Jéssica Santos, Gabriela Guerra, Mariana Soares, Juliana Soares, Bernardo Fernandes e Tomás Gomes.
Obteve o 1º prémio o aluno Tiago Lopes com o projeto UPT Academy, o 2º prémio foi atribuído à aluna Gabriela Santos com o projeto Anuário ESFROV e o 3º prémio foi entregue às alunas Ana Duarte e Jéssica Santos com o projeto Licor de Castanha.
Um agradecimento aos elementos do júri, Dr.ª Zelia Silva (Vereadora do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Sátão), Sr. Engenheiro Vitor de Frias (Representante da Associação de Pais do Agrupamento) e Dr. António José Figueiredo (Subdiretor do Agrupamento).
Agradecemos ainda a colaboração das docentes Cristina Afonso e Soraia Lino e salientamos o empenho e entusiasmo de todos os participantes.
Parabéns aos vencedores!
 

Hidroponia

Certification du DELF SCOLAIRE

5 DE MAIO - DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA



Hoje, dia 5 de Maio - Dia Mundial da Língua Portuguesa - não podia deixar de partilhar e comemorar convosco a enorme alegria e orgulho que sinto por partilharmos esta tão bela Língua Portuguesa, que sendo o caldo cultural e o pano de fundo da nossa experiência coletiva comum, através do qual circulam os nossos sonhos, angústias e desejos, é também o veículo do nosso contributo criativo no presente e para o futuro.

Portugal, pela enorme e profunda riqueza da sua Língua Nacional, pela história partilhada da sua formação vocabular e gramatical, que permitiu sempre incluir vastos e diversificados conteúdos e conceitos, revive em cada gesto e palavra, em cada lugar e pessoa, em cada livro e história escrita e vivida nos mais variados cantos do mundo, o desígnio comum de sermos uma gente de bem, acolhedora, hospitaleira, construtora de pontes e de diálogo entre pessoas e culturas, criadores de mundos novos e de uma humanidade centrada na amizade autêntica, na verdadeira partilha, no trabalho honesto e no respeito por cada pessoa na sua unicidade e integridade.  Possamos fazer jus a este tão belo desígnio histórico e cultural, aprendendo bem e cuidando de um tão profuso e  extraordinário património aplicando-o na construção do bem comum.

Um excelente dia para todos.

A Diretora,

Helena Castro

Clube de Ciência Viva A contemplar a bio e geodiversidade de Ferreira de Aves

A contemplar a bio e geodiversidade de Ferreira de Aves, com os alunos da EBIFA.

 (ver fotos da atividade)

 

Sessão com o Professor Pedro Fevereiro





 

Informação para os Encarregados de Educação sobre matrículas e renovações de matrículas 2022/2023

Informação para os Encarregados de Educação sobre matrículas e renovações de matrículas 2022/2023

25 de abril 48 anos...

25 de abril

48 anos...a caminho dos 50!

O Agrupamento de Escolas de Sátão reconhece o valor da Liberdade e do trabalho dos que no dia 25 de abril de 1974 desencadearam uma revolução que permitiu acabar com a ditadura. Na Escola Básica Ferreira Lapa e Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, todos os anos se comemora o 25 de abril com iniciativas variadas e exposições dos trabalhos dos alunos. Este ano, mais uma vez os alunos do sexto ano relembraram a data num trabalho interdisciplinar das disciplinas de História e Geografia de Portugal, Português, Educação Visual, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Musical. Fizeram-se pesquisas sobre o tema, cartazes, trabalhos, cantaram-se canções de Zeca Afonso. Associaram ainda a comemoração do 25 de abril à vinda do escritor João Pedro Mésseder e ao seu livro “Romance do 25 de Abril”.
Nos tempos que vivemos em que a paz é ameaçada e em que a inflação agrava as injustiças sociais é dever de todos nós relembrar os valores de abril e trabalhá-los com os nossos alunos a fim de fazer deles cidadãos conscientes e ativos na construção de um futuro melhor.

Para ver mais trabalhos dos alunos do 6ºA e 6º B aceder aqui.

 

Decorreram as Jornadas de Informática

Jornadas de Informática

Na semana de 26 a 29 de abril de 2022 decorreram as Jornadas de Informática dinamizadas pelo grupo de informática e pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia.
As atividades decorreram nas várias escolas do Agrupamento e incluíram palestra com ex-alunos do Agrupamento, workshops, desafios com robots Blue-bot e jogos Kodu e Scratch realizados pelos alunos do ensino primário. As Jornadas destinaram-se a todos os alunos do Agrupamento, excetuando o ensino secundário regular, tendo como objetivos fomentar a partilha de conhecimentos entre os discentes, dar a conhecer novos softwares e trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
A palestra com os ex-alunos do Agrupamento, Inês Azougado, Filipa Mesquita e Hugo Vieira, destinada aos alunos do curso profissional técnico de multimédia, permitiu, ouvir na primeira pessoa, os diferentes percursos possíveis após a conclusão do curso, servindo de ponte entre alunos e ensino superior. Para além de mostrar aos estudantes aquilo que poderá vir a ser o seu futuro, foi também possível dar a conhecer as dificuldades de adaptação, o tipo de projetos desenvolvido e as aspirações do mercado de trabalho relativamente a esta área.
Foi uma semana muito produtiva e enriquecedora para toda a comunidade escolar.
Obrigada a todos e todas pela participação e motivação com que realizaram as atividades.

ENCONTRO LITERÁRIO

ENCONTRO LITERÁRIO

Foi no auditório da ESFRoV que decorreu o encontro com o escritor João Pedro Mésseder, nome literário de José António Gomes, no qual participaram os alunos do 4º ano da EB1 de Sátão e da escola de Ferreira de Aves.

Durante este encontro, o autor partilhou com os alunos a leitura do conto “O aquário”, relacionando-o com um mundo em miniatura, onde se jogam relações entre iguais e diferentes, novos e velhos, e onde se geram preconceitos e ideias feitas. Por sua vez, e porque uma das obras literárias do autor analisadas pelos alunos em contexto de sala de aula foi “Romance do 25 de Abril”, estes partilharam algumas expressões alusivas ao 25 de ABRIL e cravos vermelhos, por eles realizados, símbolo desta revolução.

Foi, sem dúvida, um momento de celebração da LIBERDADE!

(ver fotos da atividade)

 
 
 

À conversa com o professor

À conversa com …

O Clube de Ciência Viva e o Grupo de Físico-Química, proporcionaram aos alunos dos 10º, 11º e 12º anos de Ciências e Tecnologias, uma “conversa” com o Professor Gabriel Falcão do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade de Coimbra, que lhes falou sobre as expectativas e saídas profissionais dos alunos, bem como os moldes em que se desenrola o curso nas suas vertentes de licenciatura, mestrado e doutoramento.
Os alunos puderam, ainda, ficar a conhecer um pouco do que se vai fazendo nas seguintes áreas: robótica, telecomunicações, energia e computadores.

(ver fotos da atividade)

 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     

Plano Anual de Atividades

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista"Sacola"

1º período (jan. 2022)

Revista "Sacola"


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen