Internet com regras
Os alunos do 12º ano do Curso Profissional Técnico de Multimédia, na semana de 10 a 14 de fevereiro, foram às turmas do 2º e 3º ciclo do Agrupamento, com as quais partilharam pequenas animações, dinamizando de seguida debates sobre a utilização da internet com regras. Estão de parabéns os nossos alunos pela partilha que fizeram com tanta dedicação e persistência.
Oficina de Stop Motion
No dia 12 de fevereiro, o Cine Clube de Viseu proporcionou às turmas do 10º e 12º F do Curso Profissional Técnico de Multimédia uma oficina de Stop Motion. Foi orientado pela realizadora de cinema de animação Graça Gomes e por Margarida Pessanha. Ver SlideShow
Podcast - Celebrar Camões - No dia dos Namorados, um poema sobre a pessoa amada.
Luís de Camões, Endechas a Bárbora Escrava, por Tomás Melo (12º A)
«a uma cativa com quem andava de amores na Índia, chamada Bárbora»: um retrato da mulher amada, que foge ao padrão de beleza feminina da época (pele clara, olhos verdes e cabelos louros).
Participação no Curso Estruturado “ Matemática + Jogos x Inovação = Diversão² ”
Entre 03 e 08 de fevereiro de 2025, a professora Elisabete Almeida do grupo de recrutamento 500 do Agrupamento de Escolas de Sátão, juntamente com mais 3 professores das escolas pertencentes ao Centro de formação Edufor, participaram no Curso Estruturado “Math + Games x Innovation = Fun² ”,integrado no Projeto TEACH4EU, Projeto n.º 2024-1-PT01-KA121-SCH-000210201, desenhado e coordenado pelo Centro de Formação EduFor, financiado pelo programa Erasmus+.
Uma pergunta frequente nas escolas e pela sua comunidade é “como tornar o ensino da matemática mais envolvente e prático para seus alunos?”, o curso "Innovative Math Teaching" oferece uma solução criativa e divertida para essa questão, este curso visa transformar a maneira como a matemática é ensinada nas escolas do ensino básico.
Encontramos a matemática em cada detalhe do nosso quotidiano, está enraizada em cada parte das nossas rotinas diárias. Seja nas compras, na culinária, na pintura de uma parede ou no planeamento de uma viagem, estamos constantemente a fazer cálculos e estimativas. No entanto, devido ao método tradicional de ensino, as crianças muitas vezes não percebem essa conexão e veem a matemática como uma disciplina académica enfadonha e irrelevante fora da sala de aula.
O curso "Innovative Math Teaching" destina-se a inspirar professores do ensino básico a ensinar matemática de uma maneira prática e divertida, cativando os alunos com a beleza e a utilidade dos números. Utilizando jogos, dramatizações e atividades interativas, os participantes adquirem novas ferramentas e técnicas para envolver os alunos no mundo da matemática.
Conteúdos do Curso:
O "Dia da Internet mais segura" é no dia 11 de fevereiro.
Podcast - Celebrar Camões
Luís de Camões, «Julga-me a gente toda por perdido», lido por Ana Braguês (Professora Bibliotecária)
A afirmação da vivência interior da beleza e do amor como os valores da vida do «eu»; o desprendimento face aos bens materiais coloca-o acima daqueles que buscam, por todo o lado, «riquezas».
Horário 36 - Grupo 550 - Informática
Abertura de concurso para contratação de escola - Grupo 550 – Informática (18 horas)
Dia Escolar da Não Violência e da Paz
Os alunos do 6º C, no dia Escolar da Não Violência e da Paz, realizaram várias atividades interdisciplinares numa articulação curricular entre as disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal, cumprindo assim os objetivos dos D. A. C.
Viram um pequeno filme sobre o tema global de cuidar da Casa Comum, debateram as questões do quotidiano que influenciam a violência e/ou a Paz, elaboraram cartazes onde registaram as conclusões da reflexão conjunta e, por fim, harmoniosamente deitados no campo relvado da escola, escreveram a palavra Paz. A esta atividade juntaram-se outros alunos que por ali aproveitavam a maravilhosa manhã de sol, numa estreita colaboração, construindo verdadeiramente a amizade e a Paz em ambiente escolar.
Alunos do 6º C
Aprender a construir a Paz
“Aprender a construir a Paz” é o tema D.A.C da turma do 6º C. Um tema atual, pois, assistimos a vários conflitos no mundo e às suas consequências devastadoras na vida das pessoas envolvidas.
A História pode ensinar-nos a construir a paz. Quando estudamos os conflitos históricos que sempre existiram na humanidade podemos tirar lições preciosas para evitar a guerra e construir a paz.
Os alunos, na disciplina de HGP, trataram o século XIX: 1ª metade com as invasões napoleónicas e a guerra civil; 2ª metade em que, em paz, puderam modernizar o país e desenvolver as atividades económicas, fazendo assim prosperar a economia e a vida das pessoas.
Os alunos realizaram um cartaz para divulgação à comunidade escolar com o título “Guerra e Paz – Portugal entre a Guerra e o Desenvolvimento” onde, com imagens, procuram alertar para a importância da Paz para a melhoria da vida das populações.
Vamos todos aprender a construir a Paz e com pequenos gestos, em casa, na escola, nas atividades da comunidade contribuir para a construção efetiva da Paz um bem tão precioso.
Alunos do 6º C
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.