Decoração de Halloween na EBFA
Os alunos do 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos da Escola de Ferreira de Aves participaram num concurso organizado pelas professoras de Inglês do 2.º e 3.º ciclos dessa mesma escola, dedicado à decoração das salas de aulas com materiais reciclados e muita criatividade.
A iniciativa contou também com a colaboração dos professores de Educação Visual e de alguns professores das turmas, que apoiaram na montagem e concretização dos trabalhos.
E ainda, a biblioteca da escola entrou no espírito de Halloween, tendo sido o seu espaço decorado com criatividade e tornando-o ainda mais divertido.
O resultado final foi assustadoramente incrível!
Parabéns aos participantes!
Saberes e Sabores da História.
No âmbito do projeto DAC, cujo tema é "Saberes e Sabores da História", os alunos do 4ºC fizeram a recolha e partilha de receitas tradicionais (umas mais que outras!), no passado mês de outubro. A mãe de um dos alunos fez a compilação dessas receitas, que se encontram reunidas num livro, para que todos possam apreciar e deliciar-se com estas pequenas joias de sabor que celebram a tradição e o prazer de cozinhar em família.
Parabéns a todos os que estiveram envolvidos neste projeto.
Dia Mundial do Cinema
Dia 5 de novembro comemora-se o Dia Mundial do Cinema. É importante assinalar esta data porque o cinema é uma das expressões artísticas que tem mais impacto social. É também central na afirmação da nossa cultura e na propagação dos valores que nos unem.
O cinema é um meio de desenvolvimento educativo e de incremento da literacia.
O cinema continua a exercer uma grande influência nas emoções humanas, levando milhares de pessoas às salas. Na sala, que vai ficando gradualmente escura, a luz do projetor domina, estimulando inúmeros sentimentos. O riso, o choro, a raiva, o medo, o aplauso, fazem parte do espetáculo.
A primeira sessão pública de cinema foi em 1895, organizada pelos irmãos Lumière, onde foi projetado o filme do momento da saída dos trabalhadores de uma fábrica (La Sortie de L’usine Lumière à Lyon). https://www.youtube.com/watch?v=XxdBtYyiViY
Utilizaram um aparelho chamado cinematógrafo, que projetou imagens em movimento para cerca de 30 espetadores.
Para assinalar o Dia Mundial do Cinema, a equipa do Plano Nacional de Cinema do Agrupamento propõe o visionamento do filme “Viagem à Lua” (Le Voyage dans la Lune), de Georges Méliès. Que poderá ver visto aqui:
Visita de estudo
No passado dia 16 de outubro, no âmbito do Plano Nacional de Cinema, os alunos das turmas do 10ºF e J, 11ºJ e F, 12ºF e E participaram no programa VistaCurta 2025, promovido pelo Cine Clube de Viseu. Numa seleção de curtas-metragens portuguesas, os realizadores contaram como é desenhar sobre temas sensíveis (como a doença, o papel da mulher ou a solidão), o que acontece dentro de nós quando deixamos de olhar o que está fora, e que pontes podem as artes fazer para o que acontece no mundo.
Com recurso a diferentes técnicas de cinema de animação, esta sessão procurou mostrar a multiplicidade do cinema português de animação. Curtas-metragens, tão distintas entre si, partilham o desejo de preservar a memória das nossas histórias e daquelas que nos antecederam. Estas propostas promoveram o debate entre os alunos e os realizadores Inês Costa, Margarida Madeira e Paulo Patrício, que foi moderado pela coordenadora regional do Plano Nacional das Artes, Paula Soares.
Da parte da tarde visitaram a casa museu de Aristides Sousa Mendes.
Parabéns a todos os participantes pela postura e comportamento durante todo o dia (Ver slideshow).
A coordenadora do PNC Ana Figueiredo
Día de la Hispanidad: cuando el español conecta mundos
El 12 de octubre no es un día cualquiera: es el Día de la Hispanidad, una fecha que celebra el momento en que Europa y América se cruzaron gracias al viaje de Cristóbal Colón en 1492. Este día representa el nacimiento de un nuevo mundo, un lugar donde el español se convirtió en un lazo que une culturas, historias y personas.
Este año, los alumnos de Español de la Escuela Secundaria Frei Rosa Viterbo vivieron una semana llena de energía, creatividad y trabajo en equipo, del 12 al 17 de octubre.
Las clases de 11.º B, C y D se pusieron manos a la obra y crearon un Genially súper colorido con información sobre los países de América Latina, además de un Canva dedicado al Día de la Hispanidad. Y para rematar, prepararon dos Kahoots para poner a prueba lo aprendido… ¡con mucha emoción y risas!
Las clases de 12.º A, B y D apostaron por el poder del vídeo y grabaron un clip inspirador sobre lo genial que es aprender español y hablarlo con fluidez.
La clase de 11.º A se lució con una reinterpretación de "El verano terminó", una canción que hace parte de la banda sonora de la versión mexicana de High School Musical: el desafío, deseando a toda la comunidad escolar un feliz año académico con ritmo y buena vibra. Lo hicieron en articulación con la Clase de 12º de Profesional de Técnico de Multimedia.
Las clases de 10º curso respondieron a los Kahoots y exploraron todo el contenido del Padlet.
Todo este trabajo creativo está reunido en un Padlet interactivo, listo para explorar aquí:
Aprender español no es solo estudiar un idioma — es descubrir nuevas formas de ver el mundo y conectar con otras culturas.
Matias Machado, 12º B
|
|
|
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
