Património: uma casa portuguesa...
Aliando diversos conteúdos e técnicas e os temas Património e Estruturas Modulares, de EV e Comunicação Tecnológica, de ET, em articulação com a Interculturalidade, de Cidadania e Desenvolvimento, preparado com trabalho de campo de recolha e análise de elementos visuais na visita de estudo a Aveiro, os alunos do 5.ºA, B, C e D realizaram uma maqueta muito portuguesa.
Os alunos estão de parabéns pelo seu empenho e pelo resultado final que pode ser visto em exposição na EB Ferreira Lapa entre 2 e 16 de maio.
Professor Carlos Santos
Semana da Saúde
Semana da Saúde
Semana da Saúde
Projeto "Escolher com Arte
No âmbito do Projeto "Escolher com Arte", uma atividade a desenvolver em articulação com o Programa de Desenvolvimento Vocacional e de Carreira “9º ANO: O Que SER?!” dos SPO, propunha-se desenvolver competências de carreira e competências socioemocionais dos alunos, bem como promover um maior envolvimento de cada um no seu processo de tomada de decisão vocacional sobre as profissões e as alternativas escolares/formativas após o Ensino Básico.
Na disciplina de Educação Artística (professores Carlos Santos e Salomão Carvalho), em parceria com a atriz Isabel Lopes, realizaram-se performances que, no dia 24 de abril de 2025, foram apresentadas na “25ª Feira de Informação Escolar e Profissional FUTUROS”..
LE FRANÇAISS’INVITE À L’ÉCOLE…CINEMA PARA CELEBRAR O DIA DA FRANCOFONIA
No dia 20 de março, Dia Internacional da Francofonia, os alunos dos 7º e do 8º anos foram ao Cine Teatro descobrir o filme "Les Princes du Désert". O cartaz de promoção da atividade foi elaborado pelos alunos do curso profissional de Multimédia, a quem agradecemos o precioso contributo.
Esta iniciativa não teria sido possível sem o empenho da Dra Zélia da Câmara Municipal de Sátão. Merci!
As docentes de Francês
Sessão de sensibilização e esclarecimento "(Des)LIGA-TE!"
Convidam-se os pais/encarregados de educação, docentes e não docentes a participar na sessão de sensibilização e esclarecimento "(Des)LIGA-TE!", que se realiza no próximo dia 6 de maio, pelas 18 horas, no Auditório da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, em Sátão.
Esta iniciativa dos SPO, em parceria com o Projeto EPS, tem como principais objetivos esclarecer e sensibilizar para a prevenção do uso abusivo das tecnologias e dos comportamentos aditivos sem substância das crianças e adolescentes.
Pelo que, será dinamizada por técnicos especialistas da GNR - Escola Segura, do Instituto dos Comportamentos Aditivos e das Dependências - CRI Viseu e da Unidade de Saúde Local - Viseu Dão-Lafões.
Mais se informa que esta atividade também está aberta ao pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas de Sátão.
Para formalizar a inscrição deve clicar-se no seguinte link: https://forms.office.com/e/VuwCm8TSAk
Alunos dos Cursos Profissionais Promovem Caminhada Ecológica e Almoço Sustentável
No dia 29 de abril, os alunos dos cursos profissionais participaram numa iniciativa ecológica que aliou bem-estar, consciencialização ambiental e convivência saudável. A atividade teve início com uma caminhada ecológica desde a escola até à Sr.ª Da Agonia, com o objetivo de promover o contacto com a natureza e reforçar a importância da preservação ambiental.
Durante o percurso, os alunos foram desafiados a refletir sobre o impacto das suas ações no meio ambiente e a identificar boas práticas sustentáveis que podem adotar no dia a dia. A manhã terminou com um almoço convívio sustentável, cuidadosamente preparado para evitar o uso de plástico e papel descartável, reforçando o compromisso com a redução de resíduos.
A iniciativa, para além de promover hábitos saudáveis e o espírito de equipa, destacou-se como um exemplo prático da integração de princípios ambientais no contexto educativo.
Viver a Páscoa
Nas aulas de Educação Tecnológica, na abordagem do Domínio D6 - Discurso (Fabricação e Construção) os alunos elaboraram cestos de Páscoa, também com recurso a material de desperdício. Em articulação DAC com EV foram aplicados conteúdos anteriormente abordados no âmbito do estudo da cor. Em Educação para a Cidadania foi mais uma forma de construção de relações saudáveis, de combate ao bullying e de sentimento de pertença, tendo sido divulgadas tradições.
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.