Plano Anual de Atividades

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista "Sacola"

1º período (jan. 2024)

2º período (junho. 2024)

 


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Agrupamento de Escolas de Sátão

Palco para Todos

Palco para Todos

No âmbito do Projeto "Palco para Todos", os alunos com Medidas Adicionais que estiveram em regime presencial na fase de confinamento, assinalaram o Dia Mundial do Teatro com esta performance.

 

Inscrições nas provas e exames 2021

Inscrições nas provas e exames 2021

O prazo das inscrições para a realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário está a decorrer até 15 de abril de 2021 conforme datas publicadas no Despacho Normativo n.º 10-A/2021, de 22 de março.

A inscrição é feita na aplicação informática “PLATAFORMA DE INSCRIÇÃO ELETRÓNICA EM PROVAS E EXAMES - PIEPE” disponibilizada a todos os alunos candidatos à realização de provas e exames dos ensinos básico e secundário.

Projeto de Cidadania/DAC das turmas E e F do 12º ano

Projeto de Cidadania/DAC das turmas E e F do 12º ano

Aceitação e estima pela diferença

No dia 22 de março, no âmbito do projeto de Cidadania/DAC, os alunos das turmas E e F do 12° ano participaram numa videoconferência organizada pelos docentes que visou promover, respeitar e valorizar a diversidade cultural. O multiculturalismo é um tema muito atual e pertinente, tanto na sociedade como no contexto escolar e deve ser encarado como oportunidade e fonte de aprendizagem para todos. Neste sentido, foram convidadas para participar nesta sessão a aluna Gabriela Noronha, da turma C do 12°ano e a Carina Fernandes, ex-aluna do agrupamento e do curso de Restauração. A Gabriela chegou recentemente do Peru e passou a residir no nosso concelho. Infelizmente, devido à crise sanitária e à consequente interrupção das atividades presenciais, apenas frequentou o nosso agrupamento durante um dia. Como devem calcular, anseia pelo regresso à escola para consolidar o seu processo de integração. A Carina, como já foi referido, frequentou o agrupamento, concluiu o curso profissional de restauração e trabalhou até há pouco tempo na Alemanha, exercendo a sua atividade profissional na cidade de Hamburgo.

As nossas convidadas foram questionadas pelos alunos sobre os mais variados assuntos. Cultura, gastronomia, religião, trabalho e discriminação foram alguns dos temas que animaram a sessão.

Ao longo da frutuosa e interessante conversa, foi evidente que os desafios enfrentados por quem chega a um novo país e contacta com uma outra realidade cultural são imensos e significativos. Os mesmos tornar-se-ão intransponíveis se os que têm o dever de receber não evidenciarem abertura de espírito, tolerância e respeito pela diferença.

A Carina Fernandes teve a gentileza de partilhar connosco dois vídeos sobre receitas alemãs que disponibilizamos para toda a comunidade educativa.

https://youtu.be/iHOCvR3LmxI

https://youtu.be/BnFOtUjBAHM

Aceitação e estima pela diferença são os ensinamentos que resultaram desta agradável videoconferência.

Os docentes das turmas E e F do 12º ano

Dia Mundial da FLORESTA: 21 de março

Dia Mundial da FLORESTA

O Dia Mundial da Floresta(ou da Árvore) é celebrado todos os anos a 21 de março. A sua comemoração tem como objetivo sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

As florestas ajudam a manter a biodiversidade, a assegurar a quantidade e qualidade de água, a combater a erosão dos solos e a desertificação, fornecem vários tipos de matérias-primas (inclusive de potencial farmacêutico), permitem a criação e manutenção de empregos, favorecem o desenvolvimento rural, purificam o ar produzindo oxigénio e absorvendo o dióxido de carbono.

Para além de tudo isto, têm um elevado valor paisagístico e recreativo comgrandes benefícios para o nosso bem-estar. Um passeio na floresta pode ser muito positivo para o nosso bem-estar mental.

Vamos todos proteger a Floresta!
Para além de medidas a serem tomadas pelos países/governos/autarquias, pequenas atitudes que cada um de nós pode e deve fazer no dia-a-dia podem fazer muita diferença para preservar a Floresta. O envolvimento de todos, é fundamental para cultivar e fomentar uma atitude cívica de respeito pela floresta e pela árvore em todas as suas dimensões.
Preservar a Floresta é preservar a Vida no futuro!
“Plante árvores hoje para que as próximas gerações colham os seus frutos amanhã.”
(Marianna Moreno)

Deixamos algumas das frases dos alunos:

Continuar...

Saúde Escolar: dica de março

 

Figuras Emblemáticas

Criado com o Padlet

Trabalho sobre lentes e imagens

"Um trabalho sobre lentes e imagens, realizado pelo aluno Bruno Figueiredo do 10.º F, na disciplina de Física."

 

Dia Mundial do Sono – 19 de março

Dia Mundial do Sono – 19 de março

Vamos educar o Sono! Este repto lançado pela comunidade científica e pelo Movimento Saúde Mental do nosso Agrupamento, recebeu a aceitação da turma 12.º B que levou a cabo o projeto “Soninho”. Direcionado para os alunos do 1.º ciclo e construído nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento trata-se de uma banda desenhada com dicas sobre rotinas de sono saudáveis.
O “Soninho” certo da sua importância para repor energia, reforçar o sistema imunitário, aumentar os níveis de concentração e produtividade nas tarefas, facilitar a nossa relação com os outros (entre outras funções…), deixa algumas dicas também aos graúdos:
• Ter uma hora certa para deitar e para acordar (tempo de sono regular, compreendido numa janela fixa);
• Dormir o número de horas suficientes, sabendo que as necessidades de sono variam de acordo com a faixa etária e de pessoa para pessoa. O tempo recomendado de sono pela Organização Mundial de Saúde, no caso das crianças entre os 6 e os 13 anos é de 9 a 11 horas; os adolescentes devem dormir entre 8,5 a 10 horas;
• Evitar ecrãs antes de adormecer (pelo menos 1 hora antes de deitar), deixá-los fora do quarto quer pela luminosidade quer pelo ruído
• E ainda:
• Evitar bebidas e alimentos psicoestimulantes depois da hora do lanche (bebidas com cafeína, chocolates ou alimentos açucarados).
O sono é indispensável para a nossa saúde mental e física. Vamos cuidar do nosso Sono?
Nadir Louro
 

Dia da Francofonia: 20 de março de 2021

Dia da Francofonia

No próximo dia 20 de Março, celebra-se a Francofonia. Este ano, o tema é Femmes Francophones, Femmes Résilientes (Mulheres Francófonas, Mulheres Resilientes).

O grupo de Francês desafia a comunidade escolar a participar num jogo/KAHOOT sobre o tema; são 22 perguntas de escolha múltipla. Basta entrar aqui no link e jogar (o código de acesso é: 08439942; o desafio acaba no final do dia 20)

Participe e divirta-se!

Caso queira descobrir o site da O.I.F. entre aqui (Organização Internacional da Francofonia)

Sugerimos, por fim, 3 vídeos de curta duração para aumentarem os conhecimentos sobre a língua francesa no mundo.

1 - Parle-t-on français ailleurs dans le monde ? - 1 jour, 1 question

2 - Où parle-t-on Français dans le monde ? | AFP Animé

3 - En CHIFFRES : Combien de personnes parlent français dans le monde ? De qui s'agit-il ?

 

A linguagem dos afetos

Criado com o Padlet

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
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  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     
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