A Biblioteca Escolar da EB1 de Sátão e da EBFL estão em processo de avaliação, pelo que solicitamos e agradecemos a colaboração no preenchimento dos questionários.
Oferta Formativa no Agrupamento de Escolas de Sátão no próximo ano letivo 2021/2022
Melhoria de nota no ensino secundário.
Lei n.º 31-A/2021 de 25 de maio – Permite a realização de exames nacionais de melhoria de nota no ensino secundário e estabelece um processo de inscrição extraordinário que decorrerá até 31 de maio.
Lei n.º 31-A/2021 de 25 de maio
As inscrições são efetuadas através da plataforma de inscrição eletrónica em provas e exames (PIEPE), disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt.
Comunicação n.º 1/JNE/2021 - Processo extraordinário de inscrição
Neste processo extraordinário de inscrição, inscrevem-se para melhoria de classificação final da disciplina, na 1ª fase, exclusivamente para efeitos de acesso ao ensino superior, os alunos que obtiveram aprovação em anos letivos anteriores em disciplinas terminais do 11º e do 12º ano sujeitas a exame final nacional.
Encontra-se anexo à presente comunicação o Documento com os Procedimentos-Informações aos alunos que procedem à alteração da inscrição na PIEPE.
MATRÍCULAS E RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS – 2021/2022
Em 2021, a matrícula e a renovação de matrícula são realizadas no Portal das Matrículas https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt
RENOVAÇÕES AUTOMÁTICAS
São renovadas de forma automática as matrículas nas seguintes situações:
• Na transição para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade;
• Na manutenção nos 5º., 7.º, 10.º e 12.ºanos de escolaridade, em casos de não transição;
• Na transição na Educação Pré-escolar.
É necessário utilizar o Portal das Matrículas para o seguinte:
• Matrícula, pela primeira vez, na Educação Pré-Escolar e no 1.º ano de escolaridade;
• Renovação de matrícula, na transição para o 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos de escolaridade;
• Renovação de matrícula, na transição para os outros anos de escolaridade, sempre que pretenda ou seja necessária:
• − A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;
• − A alteração de encarregado de educação;
• − A mudança de curso ou de percurso formativo;
• − A escolha de disciplinas.
CALENDÁRIO
• PRÉ-ESCOLAR e 1.º ANO DE ESCOLARIDADE: de 15 de abril a 14 de maio
• 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º ANOS DE ESCOLARIDADE: de 10 a 16 de julho
• 8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º ANOS DE ESCOLARIDADE: de 18 a 30 de junho

Provas do DELF escolar (Diploma de Estudos em Língua Francesa)
Na passada semana, nos dias 20 e 21 de Maio, 16 alunos do nosso Agrupamento foram realizar provas do DELF escolar (Diploma de Estudos em Língua Francesa), na Escola Secundária Viriato, em Viseu, nos níveis A2, B1 e B2.
As provas, coletivas e individuais, elaboradas por France Éducation International, avaliam as competências dos alunos nos domínios da compreensão oral/escrita e da produção oral/escrita, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. O diploma, remetido pelo Ministério francês da Educação, Juventude dos Desportos, é vitalício e reconhecido em 180 países.
Parabéns, desde já, aos alunos que quiseram encarar este desafio!
Desejamos que todos sejam bem sucedidos no final desta aventura. (ver fotos dos participantes)
Félicitations à toutes et à tous!
Isabel Monteiro,
Coordenadora do grupo de Francês
Apresentação PAP: meta atingida!
No dia 13 de maio de 2021, no anfiteatro da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, os alunos do 12.º F, do Curso Profissional Técnico de Multimédia, defenderam as suas Provas de Aptidão Profissional (PAP), tendo como orientadores os professores Ana Cristina Figueiredo, Joaquim Costa e Paula Martinho.
Esta prova consistiu na apresentação/defesa, perante um júri. Os projetos demonstraram os conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação que se revelou estruturante para o seu futuro profissional.
Os nossos finalistas estão de parabéns por todo o percurso realizado ao longo dos três anos e pelos trabalhos apresentados, pois o júri e os convidados manifestaram o seu agrado pela qualidade dos mesmos e pelo nível de conhecimento demonstrado pelos alunos. Um agradecimento especial a todos os presentes, nomeadamente aos elementos do júri, aos convidados, aos orientadores, aos professores do conselho de turma, à coordenadora dos cursos profissionais e aos elementos da direção pela disponibilidade demonstrada ao longo dos anos. (ver vídeo)
Reunião ordinária do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Sátão no dia 02 de junho de 20121, às 18:00 horas, na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo. Ver convocatória
21 de maio - Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento
A pretexto do tratamento do domínio «interculturalidade», os alunos do 11º B realizaram, nas disciplinas de Filosofia e de Cidadania e Desenvolvimento, um conjunto de pequenos vídeos de promoção da diversidade cultural. Os mesmos alunos escolheram o vídeo que se apresenta para celebrar este dia, declarado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, na sequência da adoção pela UNESCO da Declaração Universal sobre Diversidade Cultural, em 2001.
Reunião da Assembleia Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Sátão (APEAGESATAO) a realizar no dia 22 de maio, às 21:00 horas, por Videoconferência na plataforma Zoom.
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
