MATRÍCULA EM EMRC
Em época de inscrições e de renovação de matrículas para o ano letivo de 2021/2022, convidam-se todas as crianças, adolescentes, jovens e respetivos encarregados de educação a fazerem a opção pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Uma disciplina de oferta obrigatória e frequência facultativa, em todos os ciclos de ensino, que pretende ser um espaço privilegiado para o diálogo entre a cultura e a fé, o aprofundamento da cultura e visão cristã do mundo assim como a afirmação dos grandes valores da humanidade.
A disciplina de EMRC não se confunde com a catequese paroquial nem concorre com ela, nem a substitui. É antes essencial, no curriculum escolar, para quem procura uma educação integral!
(Para te ajudar a inscrever na disciplina acede aqui a este vídeo)
A língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul. O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar. O português é a língua oficial dos nove países membros da CPLP: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) está a organizar um Ciclo de Debates sob o tema «Promoção e Difusão da Língua Portuguesa: Estratégias Globais e Políticas Nacionais», inserido nas comemorações do 5 de maio - Dia Mundial da Língua Portuguesa e Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.

25 de abril – dia da Liberdade
Este ano, comemoram-se os 47 anos do 25 de abril. Tal como é habitual, não quisemos deixar passar esta data, tão importante para a democracia portuguesa. Todas as turmas do 6º ano abordaram o tema e realizaram trabalhos com os quais se montou uma exposição. Os alunos do 6ºA e 6ºB, num trabalho colaborativo entre História e Geografia de Portugal e Português realizaram um trabalho de articulação curricular, que incluiu a leitura do livro “O tesouro” de Manuel António Pina e a exploração do valor da liberdade. Como produto final foram elaborados dois pequenos vídeos alusivos ao tema do 25 de abril, contemplando alguns dos que lutaram pela liberdade e o trabalho desenvolvido pelos capitães de abril em 1974.
Links dos vídeos: 25 de Abril – 6ºA e Capitães de Abril – 6º B
Promoção da Saúde Mental
Heróis da Fruta® no JI de Lamas
As crianças do Jardim de Infância de Lamas participaram este ano letivo e pelo 3º ano consecutivo, no Projeto Heróis da Fruta®.
Por terem cumprido os objetivos do desafio deste ano e como recompensa por praticarem hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, colocaram o seu jardim de infância num dos 25 lugares vencedores, a nível nacional.
No dia 13 de abril, tiveram a visita surpresa da Mascote YAGO, para a entrega presencial dos packs brindes. (Condições de realização sujeitas às regras sanitárias em vigor).
As crianças adoraram e ficaram ainda mais motivados para consumirem fruta e legumes, ainda com maior frequência.
Heróis da Fruta® é uma marca registada pela APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, para dar nome ao seu programa nacional de combate à má nutrição infantil e tem como objetivos:
Motivar as crianças a ingerirem «Super Alimentos» (frutas e legumes), na quantidade diária recomendada (5 porções por dia).
Encorajar as crianças a reduzir o consumo de «Super Mascarados» (alimentos com excesso de açúcar, sal ou gordura).
Sensibilizar pais e encarregados de educação para a importância da nutrição na saúde das crianças.
Toda a informação do projeto em www.heroisdafruta.com.
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
