
DIA DO FASCÍNIO DAS PLANTAS
Lançado pela European Plant Science Organization (EPSO), o Dia Internacional do Fascínio das Plantas procura despertar o entusiasmo e chamar a atenção para a importância da ciência das plantas em diversos campos, da agricultura e produção sustentável de alimentos à horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares. A iniciativa assinala-se, tradicionalmente, a cada dois anos, no dia 18 de maio. (in:https://www.ecum.uminho.pt/pt/Sociedade/Paginas/Dia-Internacional-do-Fascinio-das-Plantas-2021.aspx)
No recinto das escolas podem encontrar-se diversas espécies de plantas que,pelos seus frutos apetitosos (cerejas, por exemplo)chamam mais a nossa atenção. Outras,mais discretas, crescem indiferentes ao nosso quotidiano. Os tremoceiros-amarelos (Lupinus luteus L.) são disso exemplo!
A maior parte das plantas deste género produzem alcaloides tóxicos, o que as torna pouco interessantes para a alimentação animal ou humana. No entanto, quer a própria planta, quer as sementes, são muito ricas em proteínas (30-50%), o que permitiu, na década de 30, do século passado,produzir variedades sem os tais alcaloides. O tremoceiro tem sido tradicionalmente cultivado em Portugal e em Espanha para a obtenção da semente (o famoso tremoço!).
Adaptado de http://www.floraiberica.es/floraiberica/texto/pdfs/07_22%20Lupinus.pdf
No dia do Fascínio das Plantas, podem ver o vídeo sobre a fantástica reserva botânica do Cambarinho, em Vouzela, aqui tão perto. (vídeo).
Comemoração do foral de Sátão e lançamento do livro "Sátão - Vila de Igreja, Olhares e Memórias" do professor Carlos Paixão.
A atividade decorreu no dia 9 de maio e envolveu os alunos do 4º ano, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular "Saberes e Sabores da História". Insere-se ainda na medida 5 do Planeamento Estratégico de Promoção do Sucesso Escolar do Agrupamento.
Reunião da Assembleia Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Sátão (APEAGESATAO) a realizar no dia 14 de maio, às 20:30 horas, por Videoconferência na plataforma Zoom. Ver convocatória

Biodiversidade na Escola
Muitas vezes, a azáfama do dia-a-dia, não nos permite observar o mundo que nos rodeia. O recinto escolar, com a grande quantidade e diversidade de árvores constitui um espaço agradável para se desfrutar, principalmente agora que começa o sol a raiar com mais intensidade. Muitos animais têm também encontrado aqui refúgio (permanente ou temporário) e podemos observá-los sem os incomodar. Pica-paus que fazem ecoar o bater do bico, as andorinhas a fazer ninho nos beirais, os ouriços-cacheiros a passear a família, os esquilos à procura de pinhas para roer e muitas mais aves que aproveitam para procriar e cuidar dos filhotes. Quando já estão crescidos, as pequenas aves aventuram-se fora do ninho para aprenderem a voar. Foi o que fez um pequeno melro esta semana(vídeo)! Se encontrares alguma ave perdida ficam aqui algumas indicações do que podes fazer!
Projeto PAP: Ensino e Formação Profissional no Agrupamento Escolas de Sátão
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O aluno José Arrais do 12ºF, do Curso Profissional Técnico de Multimédia, no âmbito do seu Projeto de Aptidão Profissional, propôs realizar um site sobre o Ensino e Formação Profissional no Agrupamento. Os objetivos deste site são: divulgar informações sobre os cursos profissionais, prosseguimento de estudos e atividades realizadas de forma a manter a comunidade informada.
Site: https://www.efpsatao.cf
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Comemorações do 25 de abril e do 1 de maio
"Ainda a propósito das comemorações do 25 de abril e do 1 de maio, as turmas do 6.º C e 6.º D, também, refletiram sobre os direitos laborais e à liberdade, que, em pleno século XXI, continuam vedados em muitas sociedades.
Num trabalho colaborativo entre História e Geografia de Portugal e Português realizaram atividades de articulação curricular, que consistiram na leitura e análise da obra “O Tesouro”, de Manuel António Pina, que destaca o valor da LIBERDADE. A turma do 6.º C produziu um pequeno vídeo com uma dramatização baseada nessa história, comparando a falta de liberdade dos tempos de Salazar com esta época da pandemia Covid 19. "
#DIZNÃOAORACISMOA turma D do décimo primeiro ano desenvolveu uma campanha contra o racismo, a xenofobia e a discriminação, no âmbito do projeto de Cidadania/DAC.
O racismo éuma forma de preconceito ou discriminação motivada pela cor da pele ou origem étnica. Muitas vezes, traduz-se na forma de práticas, ações e crenças que consideram que diferentes raças devem ser classificadas como superiores e inferiores de acordo com as qualidades geneticamente herdadas. Infelizmente, é uma atitude que ainda continua presente na sociedade e, cada vez mais, devemos lutar contra a mesma. A xenofobia consiste na desconfiança, no medo ou profunda antipatia em relação aos estrangeiros. Assim, a xenofobia partilha diversas características com o racismo.
Na nossa sociedade esta questão está bastante enraizada e, portanto, é de esperar que um indivíduo seja preconceituoso em algum momento da sua vida. Assim, todos devemos travar um combate sem tréguas contra as diferentes formas de discriminação e ninguém está isento da responsabilidade de questionar os seus próprios valores, assumindo uma posição antirracista.
Para juntos lutarmos contra o racismo devemos: ter um contacto saudável com todos os tipos de raças ou cor de pele, cultivar os nossos sentimentos de amor, solidariedade, união e amizade e, enquanto cidadãos, respeitar os Direitos Humanos e zelar pelo cumprimento dos mesmos por todos os que nos rodeiam.
Entre estas e dezenas de outras atitudes, todos podemos contribuir e lutar contra aquilo que é, na nossa sociedade, uma atitude desprezível.
Desafiamos-te a testar os teus conhecimentos sobre esta temática respondendo de forma anónima ao inquérito que divulgamos. Obrigado.
https://forms.gle/L9PEUThfCGtM4MUk7
#DIZNÃOAORACISMO
Candidatura ao Subsídio de Estudo para o próximo ano letivo 2021/2022
Avisam-se os Alunos e os Encarregados de Educação dos alunos do Agrupamento de Escola de Sátão que vai iniciar-se o processo de candidatura a Subsídio de Estudo para o próximo ano letivo 2021/2022.
O período de candidatura decorre até ao dia 31 de maio de 2021.
Tendo em conta a situação epidemiológica atual, os interessados, devem obter a declaração da Segurança Social ou entidade empregadora com o escalão do abono de família, aceder ao boletim de candidatura aqui e enviar os dois documentos por e mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Recomenda-se que a entrega de documentos presenciais só deve ser efetuada sempre que seja estritamente necessário e obedece a regras próprias definidas para os Serviços Administrativos.
Quaisquer dúvidas contactem os Serviços Administrativos – setor ASE.
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
