Exposição de trabalhos na galeria virtual

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
3 de dezembro
Na data em que se assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Departamento de Educação Especial levou a cabo uma atividade que pretendeu, mais uma vez, sensibilizar os alunos do Agrupamento para a necessidade de refletir sobre os direitos de todas as pessoas, incluindo as portadoras de deficiência.
Para o efeito, foi solicitada a colaboração dos Docentes Titulares e dos Diretores de Turma para a apresentação aos alunos de uma curta metragem, a partir da qual cada turma procedeu a uma breve partilha de opiniões e à elaboração de uma frase/pensamento sobre o tema.
Consideramos que a Escola, no seu conjunto, deve perspetivar a inclusão não apenas como um direito, mas também como um benefício, porque contribui para que todos “cresçam”, de modo a viverem e a conviverem mais adequadamente com a diferença que carateriza cada um de nós.
1º e 2º Ciclo "O Presente"
3º Ciclo e Secundário "Ian"
Pensamentos elaborados pelos alunos
Departamento de Educação Especial
A igualdade entre mulheres e homens é uma questão de direitos humanos e uma condição de justiça social, sendo igualmente um requisito necessário e fundamental para a igualdade, o desenvolvimento e a paz. A Igualdade de Género exige que, numa sociedade, homens e mulheres gozem das mesmas oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações em todas as áreas (Documento orientador de Educação para a Cidadania e de Cidadania e Desenvolvimento). “A desigualdade de género é a grande injustiça da nossa época e o maior desafio que enfrentamos em matéria de direitos humanos. Em todo o mundo, a situação das mulheres é pior do que a dos homens pelo simples facto de serem mulheres. Tal acontece porque a igualdade de género é, fundamentalmente, uma questão de poder. Séculos de discriminação e de patriarcado profundamente enraizado criaram uma enorme disparidade de poder entre géneros nas nossas economias, sistemas políticos e empresas. Há provas disso por todo o lado”. (António Guterres, Secretário Geral do ONU, in Expresso, 3- 3-20) Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos das turmas 12º B, C e D pesquisaram e discutiram informação sobre este tema e decidiram sensibilizar a comunidade escolar para esta realidade. Assim, para além de um mural colocado no polivalente, foram espalhados por toda a escola secundária números que representam a desigualdade de género, em Portugal e no Mundo, bem como links/ Qrcode de trailers de filmes com esta temática. Deixamos uma sugestão para ouvir: canção ONU, “One woman”
Reunião ordinária do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Sátão no dia 10 de dezembro de 20120, às 18:00 horas, na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo. Ver convocatória

Projeto PAP: CineWorld
As alunas Inês Caetano e Lara Pinto do 12ºF, do Curso Profissional Técnico de Multimédia, no âmbito do seu Projeto de Aptidão Profissional, propuseram-se realizar um programa sobre estreias de novos filmes e algumas curiosidades sobre os mesmos. O nome do programa é CineWorld. Os principais objetivos deste trabalho são: a divulgação de obras cinematográficas, despertar o interesse pela sétima arte e manter a comunidade informada sobre o mundo cinéfilo.
Mensalmente, aqui, no site do Agrupamento, será apresentado um episódio novo, com novidades e curiosidades sobre um dos filmes em estreia.
Clique em Episódio n.º1 para ver CineWorld.
Jornadas de Formação:
“Profissão, para que te quero?”
As IV Jornadas de Formação do Agrupamento de Escolas de Sátão, com o tema “Profissão, para que te quero?”, foram concluídas online.
Dia 21 de novembro, realizaram-se as conferências “Ser Professor em tempos de incerteza” e “A química das relações: pais, filhos e a escola”.
Dia 28, realizaram-se as conferências:” A arte de ser Professor” e “As armadilhas da comunicação”.
Estas Jornadas já se tinham iniciado em fevereiro com a realização presencial de quatro conferências. Nesta altura foram suspensas devido à pandemia COVID19, com intenção da Direção do Agrupamento em agendar a sua conclusão presencialmente logo que as condições da pandemia assim o permitissem. Infelizmente, continuavam a não existir condições para conclusão da formação em regime presencial.
Em dois sábados, em que depois das 13h não se tinha liberdade para circular na via pública, durante a manhã, mais de uma centena de docentes assistiram a estas conferências.Em todas as profissões, mas fundamentalmente na profissão docente, é necessária uma aprendizagem ao longo da vida profissional, é necessária formação contínua para fazer face aos constantes desafios que nos são colocados diariamente.
Como disse Maurício Costa: “O professor é aquele que sempre está se atualizando e tem a humildade para reconhecer que é um eterno aprendiz nesse mundo de conhecimentos e mistérios.”
Estas Jornadas, com conferencistas de mérito e reconhecida excelência, permitiram:
momentos de partilha e reflexão conjunta sobre o sentido da profissão docente, do papel de educar em tempos de grande incerteza, da educação na sociedade atual, de estratégias de comunicação, com reflexo na postura e nas práticas educativas.
Dia Mundial da Luta contra a Sida
Descoberto no início dos anos 80, o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) ataca o sistema imunitário e destrói as suas defesas, enfraquecendo a sua capacidade de combater infeções e doenças.
Infetado pelo HIV, o organismo vai ficando cada vez mais débil, acabando por contrair várias doenças que, no limite, sem o devido tratamento, podem provocar a morte.
Apesar de ainda não existir cura, existem tratamentos que permitem à maioria das pessoas com HIV viverem uma vida longa e saudável. Em tempos uma doença mortal, a infeção por HIV é hoje uma doença crónica
Embora se continue a verificar uma diminuição de novos casos de infeção por VIH em Portugal, desde o ano 2000, a nossa realidade é ainda um problema preocupante de saúde pública.
É fundamental continuar a promover a informação, a prevenção e as práticas promotoras de saúde.
Esta atividade, serviu para assinalar este dia tendo como objetivo principal sensibilizar a comunidade escolar para esta problemática.
A mesma foi desenvolvida pelo Grupo 600 – Artes Visuais, Escola Promotora de Saúde e alunos do 10ºF (Curso de Multimédia).
Publica-se um novo procedimento concursal comum de recrutamento para a contratação em regime de contrato a termo resolutivo para a carreira e categoria de assistente operacional, tendo em vista a constituição de reserva de recrutamento, para assegurar necessidades transitórias.

Centenário de Bernardo Santareno
Bernardo Santareno é o pseudónimo de António Martinho do Rosário, que nasceu a 19 de novembro de 1920, em Santarém.
É um dos maiores dramaturgos portugueses.
Para assinalar o centenário do escritor, sugerimos o visionamento da série Terra Nova, uma série da RTP adaptada da obra O lugre e disponível na RTP Play.
Dia Mundial da Filosofia
19 de novembro 2020
“Como a Filosofia pode ser útil em momentos de adversidade”
Ao celebrar o Dia Mundial da Filosofia todos os anos na terceira quinta-feira de novembro, a UNESCO sublinha o valor perene da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano, em cada cultura e cada indivíduo.
Para além de uma disciplina, a filosofia é também uma prática diária que pode transformar as sociedades e estimular o diálogo de culturas. Ao despertar as pessoas para o exercício do pensamento, para o confronto racional de opiniões, a filosofia ajuda a construir uma sociedade mais tolerante e respeitosa.
A edição de 2020 convida à reflexão sobre o significado da atual pandemia, sublinhando a necessidade, mais do que nunca, de contar com a reflexão filosófica para enfrentar as múltiplas crises que vivemos.
Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
