Plano Anual de Atividades

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista "Sacola"

1º período (jan. 2024)

2º período (junho. 2024)

 


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Agrupamento de Escolas de Sátão

Dia mundial do cinema: 6 de novembro de 2020

Dia mundial do cinema

O cinema exerce grande influência nas emoções humanas e leva milhares de pessoas às salas e cineteatros, provocando sentimentos como o riso, o choro, o medo e outros.
A primeira sessão pública de cinema foi em 1895, organizada pelos irmãos Auguste e Louis Lumière, onde foi projetado o filme do momento de saída dos trabalhadores de uma fábrica (La Sortie de l'usine Lumière à Lyon). Utilizaram um aparelho chamado cinematógrafo, que projetou imagens em movimento para cerca de 30 espetadores.
Desde então, o cinema cresceu como forma de contar histórias, difundir a cultura e gerar conhecimento. O desenvolvimento de equipamentos e técnicas permitiram que a arte se aproximasse cada vez mais do público com realismo, efeitos visuais e espetacularidade.
Para assinalar o dia internacional do cinema, que se comemora no dia 7 de novembro, a equipa do Plano Nacional de Cinema sugere o visionamento da curta-metragem “A suspeita”, de José Miguel Ribeiro, que poderá ser vista aqui.

A coordenadora do PNC 

 

Contratação de assistente operacional


Procedimento concursal comum de recrutamento para a contratação em regime de contrato a termo resolutivo para a carreira e categoria de assistente operacional.

Publica-se o procedimento concursal comum de recrutamento para a contratação em regime de contrato a termo resolutivo para a carreira e categoria de assistente operacional, tendo em vista a constituição de reserva de recrutamento, para assegurar necessidades transitórias.

Bons Alimentos

Bons Alimentos

Os alunos do 6ºE, na disciplina de Ciências Naturais e TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), elaboraram uma peça de teatro sobre “Bons Alimentos”, para comemorar o Dia Mundial da Alimentação.

 

Dia Mundial do Património Audiovisual

Dia Mundial do Património Audiovisual


No dia 27 de outubro assinala-se o Dia Mundial do Património Audiovisual.

Os documentos audiovisuais como filmes, programas de rádio e televisão, e gravações de áudio e vídeo, são património de todos, e contêm informação chave, que forma parte da história do homem.

O património audiovisual é uma fonte inestimável de conhecimento e um testemunho em movimento da nossa diversidade social, cultural e linguística.

A UNESCO lançou este Dia Mundial, para conscientizar o público sobre a necessidade de salvaguardar o património audiovisual, apoiar instituições encarregadas de tal património e promover maior acesso aos arquivos.

(A coordenadora do Plano Nacional de Cinema)

Resultados eleitorais para AE e Conselho Geral 2020

Eleição para os Corpos Diretivos da Associação de Estudantes

Publicam-se os resultados obtidos no ato eleitoral decorrido no dia 21 de outubro de 2020, referentes à eleição para os Corpos Diretivos da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Sátão.

Concorreram duas listas designadas por Lista B e Lista M

Apuraram-se os seguintes resultados:

Ver elementos da lista M

Eleição para os representantes dos Alunos no Conselho Geral

Publicam-se os resultados obtidos no ato eleitoral decorrido no dia 21 de outubro de 2020, referente à eleição dos representantes dos alunos do ensino secundário para o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Sátão.

            Concorreu uma lista designada por Lista A.

Apuraram-se os seguintes resultados

Perante os resultados obtidos foram eleitos os seguintes elementos efetivos:

- Da lista A:

Francisca Almeida Rebelo

Roberta Duarte Ferraz

UM NOVO VISITANTE NA ESCOLA!

UM NOVO VISITANTE NA ESCOLA!

Como já devem ter dado conta, temos um novo visitante na nossa escola! Um esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris) tem nos presenteado com os seus movimentos ágeis, a sua graciosidade em trepar e saltar nas copas das árvores do recinto escolar e a sua cauda felpuda torna-o inconfundível.
O Esquilo-vermelho é o único roedor arborícola com hábitos diurnos na nossa fauna. É um animal de pequeno porte: o comprimento do corpo é de 18-24 cm e a cauda mede cerca de 17 cm; os juvenis pesam 100-150 g, podendo os adultos atingir as 450 g.
O nome comum pode enganar, pois os indivíduos desta espécie podem apresentar pelagens de cores diferentes, desde o vermelho vivo ao preto, passando por toda uma gama de cinzentos e castanhos. Há uma certa relação da cor com a temperatura e a humidade: o vermelho-arruivado está associado a áreas quentes e secas (e.g. florestas de folha caduca) e as cores mais escuras a zonas frescas e húmidas (florestas de compostas e de coníferas). O ventre, mais claro, é geralmente branco. Os olhos e as orelhas são grandes, tendo estas na extremidade um tufo de pelos, que atinge maiores dimensões no Inverno e que desaparece com a chegada do Verão. A cauda é comprida e bastante peluda, servindo de “cobertor” nos períodos mais frios e é importante ao nível do equilíbrio. Os fortes dedos possuem garras compridas, curvas e dentadas nas faces laterais. (VER FOTOS)

Continuar...

Comunicado à comunidade escolar

Comunicado à comunidade escolar

Na sequência da identificação de um caso confirmado de COVID-19 num aluno do 10º ano na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, solicitamos a toda a comunidade educativa o reforço das medidas de prevenção da infeção por SARS-CoV-2/COVID-19.


O SARS-CoV-2 é um vírus transmitido, essencialmente, pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias de uma pessoa doente por COVID-19. Após esta exposição, os sintomas podem-se desenvolver até 14 dias desde o último contacto, sendo estes predominantemente de natureza respiratória, como tosse, dificuldade respiratória e febre (>38ºC). Também, podem coexistir outros sintomas, como odinofagia (dor de garganta) e dores musculares generalizadas, perda do paladar ou do olfato, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros. A pessoa doente pode também não apresentar sinais ou sintomas. 

Perante a ocorrência de um caso ou surto por COVID-19, as principais medidas de controlo são o diagnóstico precoce, o isolamento dos casos e o rastreio de contactos.    

• Os casos confirmados por COVID-19 devem ficar em isolamento até à cura, caracterizada por ausência completa de febre (sem recurso a medicamentos antipiréticos) e melhoria significativa dos sintomas durante 3 dias consecutivos com um teste laboratorial (rRT-PCR) negativo (sem internamento hospitalar) ou 2 testes laboratoriais (rRT-PCR) negativos (com internamento hospitalar), realizado, no mínimo, 14 dias após o início dos sintomas;  

• Os contactos classificados como de alto risco deverão ficar em isolamento profilático durante 14 dias desde a última exposição, sendo submetidos a teste laboratorial (rRT-PCR);  

• Todos os casos e contactos a quem for determinado isolamento devem regressar às atividades letivas ou laborais, apenas por nossa indicação;  

• Os contactos classificados como de baixo risco deverão manter as suas atividades letivas e laborais normais, realizando a automonitorização do seu estado de saúde para sintomas sugestivos de COVID-19.  

Como medida cautelar de saúde pública, reforça-se a implementação das medidas de prevenção e higienização previstas no plano de contingência do Agrupamento de Escolas de Sátão.

Solicitamos a toda a comunidade educativa o reforço das medidas de prevenção da infeção por SARS-CoV-2/COVID-19, em especial: 

  •  Vigilância diária de sintomas, com medição da temperatura 2 vezes por dia - caso alguma criança ou funcionário apresente sintomas, não deve comparecer na escola sem contactar telefonicamente a linha SNS24 (808242424), o médico assistente ou a autoridade de saúde, devendo seguir as instruções dos mesmos. Caso já esteja na escola, deverá ser encaminhado para isolamento e seguir os procedimentos constantes no Referencial Escolas - Controlo da transmissão de COVID-19 em contexto escolar; 
  •  Utilização correta de máscara conforme recomendações;
  •  Higienização correta e frequente das mãos; 
  • Reforço da limpeza, desinfeção e arejamento dos espaços. 

Devem manter o cumprimento rigoroso das restantes medidas, constantes nas orientações da DGS e no Referencial Escolas - Controlo da transmissão de COVID-19 em contexto escolar.


Para mais informações, recomenda-se a consulta do site https://covid19.min-saude.pt/.

 

Sátão, 14 de outubro de 2020

A Diretora

Helena Castro

 

Dia Mundial da Saúde Mental: 10 de outubro 2020

Dia Mundial da Saúde Mental

A 10 de outubro, ano após ano, o mundo desperta para o Dia da Saúde Mental com campanhas de promoção e de remediação da saúde mental.
Em 2020 o alarme tocou mais cedo, em março, quando todos vivemos ao mesmo tempo a experiência de confinamento, com maior ou menor risco de desequilíbrio emocional.
Escolhido pela World Federation of Mental Health, o tema do Dia Mundial da Saúde Mental 2020 é:
Saúde Mental para Todos. Maior Investimento. Maior Acesso.
Este apelo traduz a urgência de uma resposta eficiente dos serviços de saúde às necessidades específicas das pessoas com perturbação mental e ao estigma associado.
E nós, como encaramos e cuidamos da nossa saúde mental?
Talvez possamos assumir o papel de gestores da nossa própria saúde mental e investir “naquele” comportamento catalisador do bem-estar (padrão de sono adequado às necessidades, relações de suporte familiar e/ou social, atividades prazerosas, prática de exercício físico, alimentação saudável …).
“É hora de atuar. Nunca é tarde para fazer alguma coisa”.
Todavia se, de forma persistente, sentirmos fragilidade emocional/ mental, incapacidade de reagir ou comprometimento do estado psíquico, não façamos de conta que está tudo bem.
“É hora de atuar. Nunca é tarde para fazer alguma coisa”.
 

OBRAS DE REMOÇÃO DO FIBROCIMENTO - AVISO À COMUNIDADE ESCOLAR

OBRAS DE REMOÇÃO DO FIBROCIMENTO - AVISO À COMUNIDADE ESCOLAR

Já há alguns anos que temos desenvolvido, sem sucesso, várias iniciativas no sentido da remoção das placas de fibrocimento que cobrem 2 pavilhões na ESFROV e as instalações da EBIFA. Finalmente, o Ministério da Educação conseguiu encontrar forma de resolver esta situação que muito nos preocupava.

Quem pôde fazer a candidatura para o financiamento dessas obras foi a Câmara Municipal, estando já escolhida uma empresa certificada para o efeito.

Assim que as condições meteorológicas o permitam, a empresa poderá começar a remover as placas dos telhados, tendo já iniciado a instalação do estaleiro.

A legislação obriga à existência de uma equipa de acompanhamento das obras, que está definida, a qual é integrada por uma representante do Ministério da Educação- DGESTE Centro, de modo a verificar se tudo decorre de acordo com as normas nacionais e internacionais.

Como não foi possível fazer a intervenção antes das aulas começarem, fez-se uma reunião com o Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr. Alexandre Vaz, e o Engenheiro responsável pelos procedimentos técnicos, na qual acautelamos questões de saúde e segurança para toda a comunidade escolar.

Nessa reunião foram definidos procedimentos que visam, de modo seguro e sem riscos para a saúde, fazer a remoção das placas de fibrocimento, de forma organizada, faseada, integrada e sistemática, garantindo também as condições necessárias para o normal funcionamento das aulas e a necessária rapidez e eficácia da intervenção.

Durante os procedimentos de retirada das placas será também utilizado um aspirador para evitar a presença de poeiras e a sua prevalência após a colocação do novo telhado.

Ficou combinado que as áreas dos pavilhões sob intervenção serão vedadas, também no espaço exterior, estando, por isso, impedida a circulação nesses espaços enquanto durar a intervenção.

De modo a permitir a mais rápida retirada das placas e o seu acondicionamento hermético, as mesmas serão retiradas, envolvidas em material impermeável e acondicionadas para serem transportadas. Haverá, por isso, camiões em circulação no recinto exterior dos pavilhões, situação para a qual peço a máxima atenção e cuidado.

Devido à necessidade de mobilizar espaços suficientemente amplos, os estaleiros ocuparão uma parte significativa do recinto exterior, devidamente sinalizado, que ficará interdito à circulação por motivos de segurança.

Para que tudo decorra no mínimo tempo indispensável e possamos retomar com brevidade o normal funcionamento das escolas, aproveitando assim, esta oportunidade de melhorar substancialmente as condições de estudo e trabalho para alunos/as, e professores/as e funcionários/as, pede-se a todos a melhor compreensão para os incómodos que possam agora surgir e o cumprimento das indicações de segurança que forem sendo dadas.

A Diretora do Agrupamento de Escolas de Sátão

Helena Castro
 

DIA MUNDIAL DO SORRISO’ 2020

DIA MUNDIAL DO SORRISO’ 2020

2 de outubro

www.worldsmileday.com
Patrocinado pela Fundação Harvey Ball (artista americano autor do conhecido boneco amarelo Smile), comemora-se na primeira sexta-feira de outubro, com o objetivo de “fazer uma boa ação” e “ajudar alguém a sorrir”!

Sorrir é um ótimo remédio (e… é gratuito)!
São inúmeras as vantagens de sorrir. Não só para cultivar uma melhor relação com os outros, mas também para uma melhor saúde física e psicológica e para o bem-estar de cada um.
Quando sorrimos a atividade muscular provoca a libertação de neurotransmissores na corrente sanguínea, tais como dopamina, serotonina e endorfinas, que acalmam o sistema nervoso central, aliviam dores, reduzem o stress, melhoram o humor e estimulam um estado emocionalmente positivo. Estudos recentes indicam que mesmo um sorriso forçado ajuda-nos sentirmo-nos melhor (e nem é preciso que seja muito prolongado).
Por estes dias, os nossos sorrisos parecem estar mais tímidos e serem mais raros porque estão escondidos (brevemente serão destapados!). Mas, mesmo com máscara, é fundamental que continuemos a sorrir para fazer sorrir os outros. Porque sorrir também é contagioso (tal como os vírus…)!
Na escola atual, dadas as regras sanitárias, parece ser mais difícil expressar as nossas emoções e afetos, prejudicando o relacionamento com quem nos rodeia e está próximo. O distanciamento físico não significa ignorar, ser indiferente aos sentimentos e às necessidades dos outros. Novos hábitos e formas de comunicar são criados para um bem comum, a saúde e o bem-estar de todos nós.
Os olhos também sorriem!
As palavras e os gestos também ajudam a sorrir!
Vamos SORRIR TODOS OS DIAS!
  

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
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    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

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  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     
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