MINECRAFT SÁTÃO
Dinamizado em ET, em articulação com EV e Cidadania, os alunos do 5.º A, B, C e D conseguiram transpor do ecrã para a realidade o mundo Minecraft em 3D, na versão Sátão. O desenho planificado de volumes e construção de paralelogramos, geometria em ação, estudo da cor, construção e montagem, mecanismos, lettering e bem-estar digital combinaram-se num belo artefacto «alimentado a pixéis».
Em exposição de 14 a 28 de maio, na EB Ferreira Lapa, para todos os que quiserem ver até onde nos levou a imaginação dos nossos alunos.
Professor: Carlos Santos
Visita de Estudo a Madrid e Toledo – Uma Experiência Inesquecível
Nos dias 23,24 e25deabril,nós, alunosdos10.ºe 11.º anosdadisciplinadeEspanhol da Escola Frei Rosa Viterbo, vivemos uma experiência única numa visita de estudo a Espanha, explorando duas cidades repletas de história, cultura e encanto: Madrid e Toledo.
A aventura começou com umalongaviagemdeautocarroque, apesarde cansativa,foi animada pelas nossas conversas, músicas e expectativas. Em Madrid, começámos por fazer um piquenique e explorar o belíssimo Parque de El Retiro, um espaço verde emblemático da capital espanhola. De seguida, visitámos o famoso Museu Reina Sofía, onde, além de apreciarmos obras de arte de renome, tivemos a oportunidade de interagir com cidadãos espanhóis, colocando em prática as tarefas propostas pela professoraeosnossosconhecimentosdalínguaespanhola.Maistarde,regressámosao Parque de El Retiro para uma visita mais aprofundada, antes de desfrutarmos de um jantar num restaurante com excelente comida e acolhimento, seguido do merecido descanso num hotel confortável.
“A Brincar também se Aprende”
Na impossibilidade de divulgação anterior, entre 23 de abril e 7 de maio foram expostos no átrio da EBFL trabalhos dinamizados pelas turmas do 6ªA/B/C e D. Na disciplina de Ed. Tecnológica, no âmbito da abordagem do domínio R6 – Representação, recorrendo a exemplos práticos do quotidiano e com recurso a material de desperdício, estimulou-se a curiosidade, a criatividade e a destreza manual. Em articulação DAC com a disciplina de Cidadania, promoveu-se a Educação Ambiental/Literacia Financeira, reforçando-se em simultâneo as relações interpessoais. Com a colaboração de Ed. Visual, forma aplicadas técnicas de decoração diferenciadas.
Parabéns aos artistas. (Ver fotos da atividade)
Semana da Saúde.
A atividade destinada à comunidade escolar prevista para amanhã (dia 9 de maio) foi adiada para o dia 16 de maio, em virtude de haver previsão de chuva para amanhã.
Contamos com todos no dia 16
Património: uma casa portuguesa...
Aliando diversos conteúdos e técnicas e os temas Património e Estruturas Modulares, de EV e Comunicação Tecnológica, de ET, em articulação com a Interculturalidade, de Cidadania e Desenvolvimento, preparado com trabalho de campo de recolha e análise de elementos visuais na visita de estudo a Aveiro, os alunos do 5.ºA, B, C e D realizaram uma maqueta muito portuguesa.
Os alunos estão de parabéns pelo seu empenho e pelo resultado final que pode ser visto em exposição na EB Ferreira Lapa entre 2 e 16 de maio.
Professor Carlos Santos
Semana da Saúde
Semana da Saúde
Semana da Saúde
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
