Escola Básica N.º 1 de Sátão celebrou o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo com união e criatividade
No passado dia 2 de abril, a Escola Básica N.º 1 de Sátão marcou o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo com uma celebração repleta de simbolismo e espírito de comunidade. Cada turma contribuiu de forma criativa, pintando balões com o desenho do puzzle, um símbolo universal associado à consciencialização sobre o autismo. Às 9 horas, os balões decorados foram colocados nas portas das salas, criando um ambiente colorido e significativo.
Além disso, as turmas escreveram frases e palavras inspiradoras em peças de puzzle que foram, posteriormente, dispostas nas árvores do recreio. As árvores, previamente decoradas por alunos diagnosticados com Perturbação do Espetro do Autismo, exibiam laços e fios azuis, reforçando a mensagem de sensibilização e apoio à causa. (ver fotos da atividade)
Exposição "O Mundo nas Nossas Mãos"
A Casa da Cultura de Sátão foi palco da inspiradora exposição "O Mundo nas Nossas Mãos". Esta iniciativa visou despertar a consciência coletiva para os riscos alarmantes da destruição ambiental, convidando os visitantes a refletir sobre o impacto de suas escolhas no meio ambiente.
Destacou as questões mais urgentes da atualidade – como as mudanças climáticas, o aumento da poluição e a perda de biodiversidade – a exposição teve como objetivo principal promover uma reflexão mais profunda sobre a importância de proteger o nosso planeta. Os visitantes foram encorajados a adotar mais práticas sustentáveis no dia a dia, demonstrando que cada ação, por menor que pareça, pode fazer a diferença. (ver fotos da exposição)
Luís Pires
“À Conversa com a escritora Diana Inácio”
Na passada quinta-feira, dia três, o Departamento de Educação Especial, com o objetivo de assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo recebeu, com muita alegria e emoção, a escritora Diana Inácio na apresentação do seu livro: “Aquilo que Ninguém Vê”. A autora, ainda muito jovem, é estudante de Medicina, no Porto e abraçou este projeto graças às experiências vivenciadas com a sua irmã Quica, portadora de Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). A apresentação do livro contou com a participação de alunos, docentes, pais e encarregados de educação.
Segundo a autora, a simplicidade é a felicidade para as pessoas com autismo e cabe-nos a nós, com entrega, amor, paciência e compreensão, enfrentar todas as dificuldades.
Ao mergulharmos na leitura deste livro, somos transportados para as experiências únicas vividas por essas pessoas, que nos permitem ver para além dos estereótipos e compreender a diversidade humana de forma mais profunda.
O Departamento pretendeu com este convite ajudar a compreender a importância da inclusão e da aceitação das diferenças, desde cedo. Durante cada uma das sessões de apresentação, houve oportunidade para o diálogo aberto sobre o tema e discussões construtivas, sempre com o objetivo de derrubar barreiras e preconceitos.
Dia Mundial da Consciencialização do Autismo
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, no dia 2 de abril, nas Escolas Básicas de Abrunhosa e de Ferreira de Aves (1, 2 e 3 ciclos) realizou-se uma atividade impactante, dinamizada pelos docentes de Educação Especial afetos aos estabelecimentos de ensino.
A iniciativa, que decorreu nas instalações de ambas as escolas, proporcionou momentos de diálogo e consciencialização sobre o tema, tendo como principal objetivo promover uma melhor compreensão do autismo junto da comunidade escolar.
Dia Mundial da Consciencialização do Autismo
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, no dia 2 de abril, nas Escolas Básicas de Abrunhosa e de Ferreira de Aves (1, 2 e 3 ciclos) realizou-se uma atividade impactante, dinamizada pelos docentes de Educação Especial afetos aos estabelecimentos de ensino.
A iniciativa, que decorreu nas instalações de ambas as escolas, proporcionou momentos de diálogo e consciencialização sobre o tema, tendo como principal objetivo promover uma melhor compreensão do autismo junto da comunidade escolar.
Durante as sessões, todos os alunos participaram ativamente na partilha de experiências e na aquisição de noções e conceitos fundamentais sobre o autismo. Os docentes responsáveis disponibilizaram a visualização de uma curta-metragem temática, que serviu como ponto de partida para debates enriquecedores. (ver fotos da atividade)
12º F/J – Caminhada pelo concelho.
No âmbito dos DAC, os alunos das turmas do 12ºF/J, acompanhados pelo docente Fernando Amaral, realizaram uma visita de estudo (caminhada) ao santuário do Sr. dos Caminhos, no dia 2 de abril.
A viagem foi realizada a pé e teve passagem pelo santuário do Sr. da Agonia – Avelal, onde os participantes puderam desfrutar de paisagens únicas, subindo ao seu talegre.
A organização deste dia, como o almoço, esteve a cargo exclusivamente dos alunos, que com o seu empenhamento proporcionaram um dia bem passado para um dia recordarem.
Parabéns a todos os participantes! FA.
Treino de Suporte Básico de Vida
Os profissionais da Clínica Vale de Besteiros deslocaram-se ao nosso agrupamento para dinamizar sessões sobre Suporte Básico de Vida, destinadas aos alunos do 11º ano.
Gratos à equipa Vale de Besteiros!
Treino de Suporte Básico de Vida
No dia 28 de março realizou-se na Escola Básica de Ferreira de Aves uma Ação de Treino Suporte Básico de Vida, destinada aos alunos do 7º e 8º anos, no âmbito da disciplina de Cidadania. Através desta ação, os alunos ficaram a conhecer o procedimento que devem ter se se depararem com uma pessoa em situação de paragem cardiorrespiratória e o que referir na chamada para o 112, para um socorro imediato. Depois de uma parte teórica, cada aluno pôs em prática os seus conhecimentos com a assistência a uma vítima em paragem cardiorrespiratória. A ação foi ministrada pelo Enfermeiro Tiago Oliveira e pela bombeira Tânia Sequeiro, aos quais enaltecemos o seu anseio de formar de cidadãos para um futuro e um mundo melhor.
Os alunos destacaram a importância desta ação e dos conhecimentos que adquiriram, pois podem permitir-lhes salvar vidas e, quem sabe, a dos seus amigos ou familiares próximos.
Visita de Estudo ao Centro Hípico de Viseu
No passado dia 27 de março, treze alunos do Agrupamento de Escolas de Sátão, que beneficiam de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, especificamente de medidas adicionais, ao abrigo do Decreto-Lei 54/2018, de 06 de julho, tiveram a oportunidade de usufruir de uma experiência de equitação terapêutica no Centro Hípico de Viseu.
Há cerca de uma dúzia de anos, esta Associação tem vindo a proporcionar esta modalidade de terapia a um grupo de alunos do nosso Agrupamento, com sessões semanais. O apoio da Câmara Municipal de Sátão tem sido essencial, com cedência do transporte e, ainda, comparticipação de 50% do valor das sessões, sendo a outra parte paga pelos pais/encarregados de educação dos alunos que participam.
Nesta visita de estudo, todos os alunos com medidas adicionais tiveram oportunidade de assistir ou experimentar equitação terapêutica, cujos benefícios são múltiplos, tais como: o desenvolvimento do afeto, devido ao contacto da pessoa com o cavalo; estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva; melhoria da postura e do equilíbrio; aumento da autoestima e a autoconfiança, promovendo a sensação de bem-estar; melhoria do tónus muscular.
Foi uma manhã muito enriquecedora, com experiências únicas para estes alunos. Também o almoço-convívio no local foi muito agradável e estreitou os laços afetivos entre todos os intervenientes (alunos, professores de educação especial, técnicos de equitação e assistentes operacionais).
Deixamos aqui o nosso agradecimento a todos os que, de alguma forma, colaboraram, apoiaram e participaram nesta atividade, tornando possível a sua concretização, em especial, à Câmara Municipal de Sátão e ao Centro Hípico de Viseu.
O Departamento de Educação Especial (ver fotos da atividade)
Atividade pela Defesa dos Direitos Humanos
No âmbito do projeto da componente de Cidadania e Desenvolvimento e dos Domínios de Autonomia Curricular, os alunos das turmas 10.º J e 10.º F organizaram, no dia 1 de abril, um expositor na biblioteca escolar, inserido na Semana da Leitura. Esta iniciativa expôs marcadores de livros ilustrados e personalizados com figuras históricas e contemporâneas que se destacaram na defesa dos direitos humanos, sublinhando a importância deste tema na formação cívica dos jovens.
A atividade procurou sensibilizar a comunidade escolar para a relevância de conhecer e valorizar o legado de personalidades que lutaram pela dignidade humana, igualdade e justiça social. Ao explorar o contributo de figuras emblemáticas, os alunos refletiram sobre os desafios atuais relacionados com os direitos humanos e reforçaram o seu compromisso com uma cidadania ativa e consciente.
Este projeto destacou-se pelo envolvimento e empenho dos alunos, que trabalharam de forma colaborativa, contando com o apoio e orientação dos docentes envolvidos. A experiência revelou-se enriquecedora, promovendo não só a interdisciplinaridade, mas também a construção de uma consciência crítica e responsável perante o mundo.
Assinalar este tema é fundamental para sensibilizar e mobilizar as gerações mais jovens para a defesa dos direitos humanos, recordando que a luta por uma sociedade mais justa e inclusiva exige o compromisso de todos.
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
