Plano Anual de Atividades

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista "Sacola"

1º período (jan. 2024)

2º período (junho. 2024)

 


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Agrupamento de Escolas de Sátão

O professor José Caetano tem parente uma exposição na EBFA

O professor José Caetano tem uma exposição na EBFA

O professor José Caetano prolonga a sua exposição Artística individual, agora a decorrer na EBFA, até dia 13 de junho. O autor tenciona mostrar uma outra face de sua arte.

Fica o convite à comunidade escolar para uma visita contemplativa.

 

Desfile, intitulado "A Orquestra da Primavera"

Desfile: "A Orquestra da Primavera"

No dia 23 de maio as crianças do Jardim de Infância de Lamas (sala 1 e sala 2) realizaram um desfile alusivo à temática do projeto "Um Mundo de Sons". O desfile, intitulado "A Orquestra da Primavera", contou com a colaboração e participação dos Encarregados de Educação/Pais na elaboração das indumentárias, envolvendo e reforçando a importância da relação escola/família.

As crianças desfilaram com trajes coloridos e criativos, representando diversos instrumentos musicais. Este foi acompanhado com músicas infantis e clássicas, sensibilizando as crianças para os diferentes estilos  musicais.

O evento decorreu num ambiente alegre e festivo, onde se destacou o entusiasmo de todos, inclusivé da comunidade local, ressalvando o empenho das educadoras, A.O. e o envolvimento das famílias, "A Orquestra da Primavera" foi, assim, um momento de celebração da criatividade, da aprendizagem e da partilha, refletindo o espírito do projeto educativo do Jardim de Infância de Lamas.

Foi um dia MEMORÁVEL!

 

 

Sarau Cultural 2025

 

Unidos na Diversidade 27_05_2025

Unidos na Diversidade

Nos dias de hoje a abordagem do tema/domínio Interculturalidade é fundamental numa sociedade onde coexistem diferentes povos com origens culturais bastante diferentes.

De 28 de abril a 15 de maio, em DAC os alunos das turmas do 6ºA/B/C e D estiveram bastante empenhados na dinamização da atividade “Unidos na Diversidade”.

Na disciplina de Cidadania houve a preocupação em formar cidadãos conscientes e preparados para um mundo globalizado, combatendo -se preconceitos e estereótipos na valorização do contributo das diferentes culturas. Em Educação Visual os alunos decoraram figuras de culturas diversas, onde, além da respetiva bandeira de cada país, houve a preocupação em pesquisar e decorar trajes típicos, monumentos, património natural existente, gastronomia local, etc. Com vista ao estudo de uma nova língua, as figuras estavam legendadas em francês, tendo sido uma mais valia o contributo de alunos oriundos de países francófonos. Em Educação Tecnológica, com recurso às técnicas do recorte e da colagem, foram elaborados diferentes painéis decorativos, tendo sido elaborado e exposto na EBFL um estendal divulgativo.

Esta foi mais uma forma de valorização da diversidade cultural, da cooperação, promovendo-se a igualdade e respeito pelas diferenças.

Parabéns aos artistas. (ver o trabalho dos alunos)

À descoberta do mundo do trabalho em IA: a experiência de Ricardo Quinteiro

À descoberta do mundo do trabalho em IA: a experiência de Ricardo Quinteiro

No âmbito do projeto ASEF/eTwinning "IA AI in Education: friend or foe?",  os alunos do 9A e 9B do Agrupamento de Escolas de Sátão (Portugal), em colaboração com os seus parceiros do Istituto Omnicomprensivo di Guglionesi (Itália) e do Zespół Szkół nr 12 SPZOZ Wrocław (Polónia) e ainda alunos da Índia e da Malásia estão a trabalhar em conjunto para compreender melhor o impacto da Inteligência Artificial (IA) no nosso mundo, especialmente no contexto educativo.

Como parte desta jornada de aprendizagem, tivemos a honra de entrevistar Ricardo Quinteiro, um ex-aluno do nosso Agrupamento que seguiu uma carreira na área da Inteligência Artificial. Esta conversa foi uma oportunidade única para conhecermos melhor o seu percurso profissional, percebermos como é trabalhar com IA e refletirmos sobre os desafios e oportunidades que esta tecnologia traz.

Durante a entrevista, quisemos saber mais sobre o dia a dia de Ricardo no seu trabalho, os caminhos que o levaram até onde está hoje e as suas perspetivas sobre o papel da IA no futuro da educação. Tivemos também espaço para abordar temas como a igualdade de género na área tecnológica e descobrir projetos inovadores em que o Ricardo esteve envolvido.

Agradecemos desde já ao Ricardo Quinteiro por ter aceitado o nosso convite e por ter partilhado connosco o seu tempo e conhecimento. Esta entrevista representa um passo importante na nossa aprendizagem e inspira-nos a pensar de forma crítica e criativa sobre o futuro.

Convidamos toda a comunidade escolar a ouvir ou ler a versão em língua portuguesa a entrevista completa Aqui

" Experiências EMRC: Vem e vê!" 27_05_2025

" Experiências EMRC: Vem e vê!"

Nos dias 16 e 17 de maio, na disciplina de EMRC, participámos numa Visita de estudo a Lisboa, que nos proporcionou aprendizagens e conhecimentos nos domínios social, artístico, cultural, histórico e religioso. No primeiro dia, visitámos a Sé de Lisboa e o Templo Hindu. Neste último, observámos alguns deuses do Hinduísmo e adquirimos mais conhecimentos sobre esta religião. A melhor parte do dia foi a ida ao Centro Comercial Colombo, onde fizemos várias compras! Pernoitámos na Pousada da Juventude. No segundo dia, explorámos o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos, a Rosa dos Ventos, a Torre de Belém e o Monumento em homenagem aos que tombaram na Guerra Colonial. A visita permitiu-nos explorar a rica história e a cultura vibrante da nossa Capital. No geral, foi uma experiência muito positiva pois, para além de conhecermos lugares importantes e de aprendermos mais sobre as diferentes culturas e religiões, foi também uma excelente oportunidade para nos integrarmos e convivermos, já que, no primeiro dia, estivemos com os alunos de EMRC do 7º ano do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, de Cantanhede. Gostámos muita da visita. Foi uma experiência única que tão rapidamente não sairá da nossa mente!

Os alunos de EMRC do 7º E

 

" Experiências EMRC: Vem e vê!"

" Experiências EMRC: Vem e vê!"

Nos dias 4 e 5 de abril, um grupo de 58 alunos e 4 professores das turmas do nono ano do Agrupamento de Escolas de Sátão rumaram a Santiago de Compostela. E nem a persistência da chuva, que se fez sentir, impediu a perseverança da boa disposição. Esta peregrinação é realizada com outras escolas da Diocese de Viseu. Entre outros objetivos de caráter histórico, cultural e religioso, privilegia-se a valorização das relações interpessoais numa partilha de interrogações, certezas e de esperanças.

Depois de se auscultarem todos os participantes, é com muito orgulho que podemos afirmar que se cumpriram todos os objetivos propostos, tendo-se até alcançado outros que deixam marcas insubstituíveis na vida dos alunos, o que, aliás, é apanágio da própria disciplina de EMRC:   

“Foi uma experiência de libertação da alma.”

“Foi divertido e engraçado, consegui aproximar-me mais das pessoas.” “Foi uma experiência única, por poder ir com as pessoas de quem gosto e poder presenciar momentos como o do botafumeiro naquela catedral lindíssima e a Missa que foi simplesmente incrível...”

“Esta experiência trouxe-me novos pontos de vista.” “Fiz novas amizades!”

“Foi muito interessante assistir à missa e conseguir ver o botafumeiro.”

“Uma visita inesquecível.” “Uma viagem espiritual”. “Gostei muito do convívio entre todos.”

O grupo de EMRC

 

O RECREIO DA EB FERREIRA LAPA ESTÁ A MUDAR…

O RECREIO DA EB FERREIRA LAPA ESTÁ A MUDAR…

O projeto “«(Des)Liga.te!» (Desliga-te das tecnologias e Liga-te aos outros e ao mundo que te rodeia!), uma iniciativa dos SPO, dinamizada em parceria com os projetos de Cidadania e Desenvolvimento e DAC do 5.º ano,  visa diminuir o tempo de utilização das tecnologias pelos alunos nos intervalos letivos e nos tempos livres, estimular a prática de atividade física nos alunos, embelezar os espaços escolares no exterior e criar um ambiente educativo mais saudável para todos”.

Através da articulação entre EV, ET e CD, pelas mãos dos nossos alunos do 5.ºA, B, C e D, estão a nascer do chão cores em forma de jogos tradicionais, dando vida ao pavimento dos espaços de recreio da EB Ferreira Lapa, pretendendo-se criar hábitos de vida saudável e tornar mais atraente aquela que é a sua segunda casa. (ver fotos da atividade)

Carlos Santos

Visita de Estudo ao Museu do Caramulo 24_05_2025

Visita de Estudo ao Museu do Caramulo

No passado dia 16 de maio, alguns alunos do Agrupamento de Escolas de Sátão,  tiveram a oportunidade de visitar o Museu do Caramulo.

O Museu do Caramulo foi fundado nos anos cinquenta, pelos irmãos Abel e João de Lacerda. Abel de Lacerda, apaixonado pela arte, constroi um edifício, com os mais modernos conceitos de museologia, para expor uma invulgar coleção de objetos de arte constituída por 500 peças de pintura, escultura, mobiliário, cerâmica e tapeçarias, que vão do antigo Egipto até Picasso.

João de Lacerda, apaixonado por automóveis, construiu outro edifício anexo ao primeiro, vocacionado para expor 100 automóveis e motos, dentro do princípio de que todos os veículos pudessem sair facilmente, para exibição e conservação. Com a morte prematura de Abel de Lacerda em 1957, criou-se a Fundação Abel de Lacerda – hoje Fundação Abel e João de Lacerda – detentora do Museu do Caramulo. Aberto ao público todo o ano, o Museu do Caramulo já recebeu mais de um milhão e meio de visitantes desde a sua criação. O edifício planeado por Abel Lacerda, para albergar as preciosas antiguidades doadas, foi inaugurado pelo Presidente da República em 1959, tendo sido um dos primeiros museus concebidos e realizados em Portugal, com todos os requisitos modernos da museologia.  

Continuar...

Escola aberta à comunidade 24_05_2025

Escola aberta à comunidade

Os corajosos alunos do 9.º A aceitaram o desafio de apresentarem a performance “Estrada das Decisões” ao público mais difícil do mundo – os seus pais.

E, assim, aconteceu no dia 22 de maio, às 18 horas, na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, com a apresentação do trabalho desenvolvido em Educação Artística, no âmbito do Projeto "Escolher com Arte", em articulação com os SPO, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Vocacional e de Carreira “9º ANO: O Que SER?!”.

Antes de participarem na sessão de esclarecimento “Como Ajudar a Escolher?”, os pais/ee puderam testemunhar a criatividade e, sobretudo, conhecer e compreender melhor a ansiedade, angústias, dilemas e expectativas que a(o)s filha(o)s apresentam no processo de tomada de decisão sobre a escolha académica que irão realizar para prosseguir os estudos no 10.º ano e na construção de projetos de vida.

No fim da apresentação, o orgulho dos pais nos seus filhos provocou algumas lágrimas num momento de agradável comunhão entre alguns dos mais importantes elementos da comunidade escolar – alunos, pais, professores e técnicos especializados.

Orgulho nestes jovens, extensível ao professor Carlos Santos, à atriz Isabel Lopes e à psicóloga Teresa Fernandes.

(ver fotos da atividade)

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen