Complexo Turístico de Rilhadas
Nos dias 12 e 13 de junho, 76 alunos do 8ºano, acompanhados pelos seus DTs, viveram experiências e momentos agradáveis no Complexo Turístico de Rilhadas, perto de Fafe. Os alunos foram divididos em grupos para participarem nas atividades propostas, orientados por jovens monitores.
Para além de convívio, fora das salas de aulas, os participantes puderam aprender divertindo-se com as seguintes atividades: karting, matraquilhos humanos, circuito de arvorismo, escalada,dança, jogos de equipas, jogos tradicionais e piscina.
No regresso, os testemunhos dos alunos indicavam que tinham adorado a aventura e que tinha sido uma excelente forma de concluir um ano letivo.
Esta visita de estudo contou com a colaboração, entre outros, da autarquia e o contributo de várias juntas de freguesia. A todos, o nosso muito obrigado!
Dts do 8ºano (ver fotos da atividade)
Escola Básica Ferreira Lapa celebra os 500 anos do nascimento de Camões com projeto interdisciplinar
No âmbito da celebração dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, a Escola Básica Ferreira Lapa desenvolveu um projeto interdisciplinar que envolveu alunos do 5.º, 6.º e 7.º anos de escolaridade, promovendo uma viagem criativa e educativa ao universo camoniano e à época dos Descobrimentos.
Durante o terceiro período, os alunos do 5.º ano exploraram o contexto histórico da vida e obra de Camões, construindo maquetes de naus, caravelas e instrumentos náuticos, elementos simbólicos de um tempo em que o mundo se alargava por mares nunca antes navegados.
Os alunos do 6.º E juntaram-se à iniciativa com dois contributos artísticos de grande impacto: impressionantes modelos de caravelas quinhentistas, e interpretaram o rosto de Camões em retratos expressivos e obras em estilo cubista, dando nova vida e cor ao poeta maior da língua portuguesa.
Este trabalho culminou numa articulação vertical com o 7.º C e D, cujos alunos desenvolveram o projeto “Pegadas de Camões”. Através de uma pesquisa minuciosa, mapearam a presença do nome de Camões em ruas, avenidas, praças, escolas, bibliotecas, monumentos e estátuas por todo o país. Os dados recolhidos foram organizados em gráficos e mapa, tornando-se uma ferramenta pedagógica e informativa, disponível para toda a comunidade educativa.
A exposição final destes trabalhos encontra-se patente no átrio da escola, oferecendo aos visitantes um percurso visual e reflexivo pela vida, obra e legado de Camões, reforçando a importância da interdisciplinaridade na aprendizagem com sentido.
Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos neste projeto que honra a memória de Camões e promove o conhecimento, a criatividade e o orgulho pela herança cultural portuguesa.
Rostos de Camões pelas Mãos do 6.º E
No âmbito da disciplina de Educação Visual, os alunos do 6.º E embarcaram numa viagem criativa e artística à descoberta do rosto de um dos maiores símbolos da literatura portuguesa: Luís Vaz de Camões.
A partir de retratos clássicos e das imagens disponíveis, os alunos deram asas à sua imaginação, refletindo sobre como seria Camões nos dias de hoje ou como seria representado segundo diferentes estilos artísticos elaborando rostos e retratos de Camões.
A fase seguinte foi ainda mais ousada: reinterpretar Camões à luz do Cubismo, movimento artístico que fragmenta e reconstrói a realidade a partir de diferentes perspectivas. Os rostos ganharam novas formas e cores: olhos descentrados, narizes geométricos, barbas em ângulos improváveis e expressões que surpreendem quem observa.
Esta atividade permitiu aos alunos desenvolver não só a sua criatividade e sentido estético, mas também o pensamento crítico — refletindo sobre como a arte pode interpretar e reinventar a história e os símbolos nacionais. Mais do que desenhar, os alunos contaram histórias através da imagem, explorando emoções, olhares e identidades.
O resultado final foi exposto átrio da Escola Básica Ferreira Lapa, dando origem a uma galeria de "Camões contemporâneos", que encantou toda a comunidade educativa. Através dos traços do 6.º E, Camões ganhou novos rostos — rostos que falam da curiosidade, da ousadia e da sensibilidade dos jovens artistas que os criaram.
500 Anos de Camões: Os Passos do Poeta em Portugal
Este ano celebram-se os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, o maior poeta da língua portuguesa, autor de Os Lusíadas e figura central da identidade cultural do nosso país. Para assinalar esta efeméride, os alunos do 7.º C e D embarcaram num projeto interdisciplinar intitulado “Pegadas de Camões”, que procurou descobrir onde e como o nome do poeta está presente na vida quotidiana dos portugueses.
Partindo de uma questão simples — Onde podemos encontrar Camões hoje? —, os alunos investigaram ruas, avenidas, praças, escolas, bibliotecas, monumentos e estátuas em todo o território nacional que homenageiam o nome do poeta. De norte a sul, foram identificadas dezenas de referências, sinal de que a memória de Camões continua viva na geografia e no imaginário de Portugal.
A pesquisa foi sistematizada em gráficos informativos, que permitem visualizar, por exemplo, quais os distritos com mais escolas com o nome do poeta ou em que regiões existem mais estátuas e bustos em sua homenagem. Para complementar este trabalho, os alunos elaboraram também um mapa, disponível para toda a comunidade educativa.
Este projeto foi não só um tributo ao legado de Camões, mas também uma oportunidade para os alunos desenvolverem competências de investigação, literacia digital e representação visual de dados. Acima de tudo, permitiu-lhes perceber como a cultura vive nos nomes das ruas, nas paredes das escolas e nas praças onde passamos todos os dias — e como a poesia, mesmo cinco séculos depois, continua a deixar marcas.
“Pegadas de Camões” é, por isso, mais do que um projeto escolar. É uma viagem que liga o passado ao presente, mostrando que o poeta do século XVI ainda caminha connosco — entre as pedras das calçadas, os livros das bibliotecas e as vozes dos jovens que agora o redescobrem.
As turmas C e D do 7º ano
Dia da Família
A comemoração do Dia da Família já vem sendo tradição no nosso Agrupamento, pelo que, para não fugir à regra, também este ano, o Departamento de Educação Especial lançou o convite a alguns Encarregados de Educação para estarem presentes, junto dos seus educandos, numa atividade colaborativa e partilhada.
Assim, a manhã, muito soalheira, começou com a plantação de vários tipos de suculentas em vasos individuais. À terra do vasinho, cada aluno misturou um pouco da sua boa disposição, colocou as suculentas de que mais gostou, enfeitou com alguns acessórios discretos e regou com muito carinho. (ver fotos da atividade)
O clube ReciclArte
Durante o 3º período, o clube ReciclArte, do departamento de Educação Especial, desenvolveu jogos didático-pedagógicos ao transformar materiais recicláveis como cartão, tampas de garrafas, rolos de papel,… em outros objetos lúdicos, proporcionando-lhes uma nova vida e funcionalidade. Estes jogos foram projetados para estimular a atenção, a concentração, a memorização, a destreza manual e a perícia, entre outras habilidades estratégicas, promovendo a aprendizagem de uma forma dinâmica e envolvente.Neste final de período, algumas turmas deslocaram-se à sala multifunções para explorar as quase duas dúzias de jogos disponíveis. O entusiasmo dos alunos foi evidente: além da diversão e da competitividade, as atividades fortaleceram valores como cooperação e interajuda. No fim das sessões, muitos expressaram o desejo de voltar, pois, segundo eles, o tempo passou rápido demais! (ver fotos da atividade)
Luís Pires e Anabela Teixeira
Sob o tema “Eu, tu e a Natureza”, 136 alunos e 13 acompanhantes do Agrupamento de Escolas do Sátão, fizeram parte da maravilhosa paisagem do Bioparque de Carvalhais, em São Pedro do Sul.
Numa altura em que se buscam soluções milagrosas que façam com que as crianças saibam brincar juntas e, de preferência, sem écrans, a disciplina de EMRC organizou uma atividade que propriciavanovas aprendizagens aos alunos, educando para a preservação do nosso património ecológico e, como sempre, privilegiando o relacionamento interpessoal.
Os cerca de 40 graus que se fizeram sentir “apressaram” a descoberta de sensações quer na escalada, quer no Peddy paper realizado ao longo da linha de água ornamentada com violetas, feto-real, musgos, carvalhos, bétulas, salgueiros e amieiros...
A meta era a piscina fresquinha envolvida numa paisagem única que ainda por cima... tinha escorrega!
O feedback dos alunos superou as expectativas e, assim, estaria quase tudo dito!
Faltando apenas AGRADECER a todos os que nos acompanharam, tornando possível esta experiência tão enriquecedora!
Dar as Mãos
Na dinamização da atividade DAC “Dar as Mãos”, em Cidadania e Desenvolvimento o principal objetivo foi dar a conhecer e divulgar os Direitos Humanos/Direitos das Crianças, tendo os mesmos sido resumidos após abordagem e discussão da pertinência dos mesmos. Nas aulas de Ed. Visual, no Domínio P6 - Discurso Gráfico, os alunos realizaram ilusões de ótica com recurso ao desenho das mãos. Nas aulas de Ed. Tecnológica, com recurso a exercícios de recorte e colagem foram elaboradas e decoradas roupas em suporte de cartolina, tendo sido elaborado e exposto na EBFL um estendal divulgativo.
Esta foi mais uma forma de valorização e divulgação dos Direitos Humanos/Direitos da Criança, fundamentais no mundo atual.
Parabéns aos artistas. (ver fotos da atividade)
Clube ReciclArte
Durante o 3º período, o clube ReciclArte, do departamento de Educação Especial, desenvolveu jogos didático-pedagógicos ao transformar materiais recicláveis como cartão, tampas de garrafas, rolos de papel,… em outros objetos lúdicos, proporcionando-lhes uma nova vida e funcionalidade. Estes jogos foram projetados para estimular a atenção, a concentração, a memorização, a destreza manual e a perícia, entre outras habilidades estratégicas, promovendo a aprendizagem de uma forma dinâmica e envolvente.
Neste final de período, algumas turmas deslocaram-se à sala multifunções para explorar as quase duas dúzias de jogos disponíveis.
O entusiasmo dos alunos foi evidente: além da diversão e da competitividade, as atividades fortaleceram valores como cooperação e interajuda. No fim das sessões, muitos expressaram o desejo de voltar, pois, segundo eles, o tempo passou rápido demais! (ver fotos da atividade)
Luís Pires e Anabela Teixeira
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
