Podcast - Celebrar Camões |10 de junho - Dia de Camões
Luís de Camões, «Enquanto quis Fortuna que tivesse» |Leitura de Inês Silva (12º B) | Música: C. Debussy, Clair de Lune, por Maria João Pires
Este soneto é uma espécie de apresentação do poeta (e serve aqui como uma síntese): a sua obra poética («escritura») transmite sentimentos amorosos atormentados, dolorosos. O sujeito poético previne o leitor de que a sua poesia é fruto da sua experiência e, para que seja bem entendida, é preciso que o leitor tenha também a experiência do amor.
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Podcast - Celebrar Camões |10 de junho - Dia de Camões
Luís de Camões, «Busque Amor novas artes, novo engenho» |Leitura de Ana Cristina Figueiredo (Professora de Técnicas de Multimédia) | Música: Venid a Sospirar, Tiago Matias (Guitarra)
O amor e o seu enorme poder. O Amor, com maiúscula, como entidade superior, é cruel, produz contradições e não pode ser definido em termos lógicos, situando-se para além do entendimento humano.
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Podcast - Celebrar Camões |10 de junho - Dia de Camões
Luís de Camões, «Sete anos de pastor Jacob servia» | Leitura de António José Figueiredo (vice-diretor do Agrupamento) | Música: Debussy, «Clair de Lune», Héloïse de Jenlis | Som: Curso Multimédia
O poema narra a história bíblica de Jacob, que se propôs servir seu tio Labão a fim de obter a mão de Raquel. Labão dá-lhe a mão de Lia, a irmã, que por ser mais velha deveria casar primeiro. O tema é, mais uma vez, o amor - a fidelidade e a constância amorosa.
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Podcast - Celebrar Camões |10 de junho - Dia de Camões
Luís de Camões, «Erros meus, má fortuna, amor ardente» | Lúcia Costa (Assistente Técnica | Música: Cuydados meus tao cuidados»| Som:
Neste soneto, há a confissão de um ser cheio de amargura e impotência. Abre com uma síntese do que foi a vida do poeta, marcada pela tríade erros, má fortuna (Destino), amor - tudo em excesso, quando um só, o amor, teria bastado para a sua perdição.
https://drive.google.com/file/
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Na era digital, onde a conectividade é constante, os alunos do 6º A da Escola Básica Ferreira Lapa decidiram criar um espaço único e inovador: "No Wi-Fi". Este cantinho, inaugurado no dia 12 de maio, é um convite para os alunos se desligarem dos ecrãs e um incentivo para realizarem outras atividades, desenvolverem a criatividade, a leitura e a interação presencial. “No Wi-Fi” é uma iniciativa dos professores e alunos do 6.ºA, integrada no âmbito do projeto de DAC da turma. Para a sua concretização, contaram com a colaboração dos professores e alunos do Clube “Criar, Reciclar e Inovar”. O espaço foi cuidadosamente pensado para oferecer um ambiente confortável e acolhedor, com livros, jogos de tabuleiro, materiais de pintura entre outros e permitir aos utilizadores momentos tranquilos de convívio, onde o tempo abranda. Este Cantinho é composto por quatro sofás reutilizados e decorados com restos de tecidos coloridos e dois armários antigos, que foram pintados de forma criativa, uma mesinha de centro, em cima de uma carpete, para tornar o local, ainda, mais agradável. Destacam-se também alguns cartazes apelativos com as regras de utilização do Espaço, realizados nas aulas de Educação Visual pelos alunos da turma. Sim, porque nesta “Sala de Estar” também há regras que têm de ser cumpridas! Desde a inauguração, "No Wi-Fi" tem sido um sucesso entre alunos e professores, promovendo momentos de partilha e descanso, longe das distrações digitais. A Escola Ferreira Lapa reforça assim a importância de equilibrar o uso da tecnologia com momentos de pura interação humana. Com este projeto, os jovens criadores provaram que, por vezes, do lixo se faz luxo e que a melhor App é um sofá cheio de amigos! Mais espaços sem sinal Wi-Fi! Trabalho coletivo da turma do 6.º A
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No dia 28 de maio, na parte da manhã, decorreram as duas sessões de teatro para todos os alunos do 5º e 6º ano das Escolas Básicas Ferreira Lapa - Sátão e de Ferreira de Aves, no Cine Teatro da vila.
Como já vem sendo hábito, pudemos contar com a Companhia de Teatro Educa para levar ao palco as duas obras de referência de leitura orientada, para 5º ano “O Príncipe Nabo”, de Ilse Losa, e para o 6º ano “Os Piratas”, de Manuel António Pina.
Foi com grande entusiasmo que as turmas se deslocaram a este local acolhedor, e assistiram às peças de teatro que, anualmente, ganham uma nova vida. A Companhia de teatro acrescenta pequenos apontamentos, que dão mais atualidade e revigoram os textos originais, promovendo uma interação dos atores com o público e captando a sua atenção. Feita a avaliação da atividade, estes foram alguns dos aspetos que os alunos salientaram como muito interessantes.
Estão de parabéns os alunos que tiveram uma postura muito correta, enquanto público, e dinâmica, quando solicitados a intervir.
Podemos concluir que este tipo de atividades pedagógicas, e simultaneamente culturais, devem constar da nossa agenda letiva, pois são muito enriquecedoras e permitem aos nossos alunos aceder a espetáculos com muita qualidade.
Agradecemos a todos os que possibilitaram esta experiência aos 179 alunos das turmas do 5º e 6º anos, nomeadamente, o grupo de docentes de Português do 2º Ciclo, os pais/ encarregados de educação, os docentes que acompanharam os alunos, a direção do agrupamento e, de uma forma particular, o município que custeou metade do bilhete de cada aluno, ofereceu as instalações (Cine Teatro) e o transporte dos alunos de Ferreira de Aves.
Pelo grupo de Português do 2º Ciclo, a coordenadora, Rosa Quinteiro.
VAMOS SALVAR O PLANETA!
O céu está partido, a terra está ferida, o mar sujo chora… e, os nossos alunos do 5.ºA, B, C e D da EB Ferreira Lapa, viram isso e também choram pelo mundo estragado que os adultos lhes deixaram.
Então, colaram o céu, aplicaram um penso na terra e limparam e abraçaram o mar para não voltar a chorar.
Pegaram no conteúdo “Energia”, lecionado em ET, e “Sustentabilidade ambiental”, abordado em CD e, dando o exemplo, começaram por limpar o planeta recolhendo o desperdício que vai para o lixo e converteram-no em anemómetros, instrumentos utilizados para assinalar a direção e a velocidade do vento, aproveitando a força da energia da Natureza.
Mostraram-nos que, reciclar, reutilizar e reaproveitar, são pequenos gestos que provocarão grandes diferenças no nosso mundo.
Carlos Santos
Participação no Evento Nacional "Laboratórios de Educação Digital (LED): Aprendizagem em Ação"
No passado dia 6 de junho, o Agrupamento de Escolas de Sátão marcou presença no Evento Nacional "Laboratórios de Educação Digital (LED): Aprendizagem em Ação", promovido pela Direção-Geral da Educação, que teve lugar no Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto.
A nossa escola foi representada pela docente Ana Vítor e pelos alunos António Dourado, Leonor Raposo e Romeu Rodrigues, da turma 8.ºB, que apresentaram uma atividade no âmbito do projeto Lego Education Spike Prime. Esta participação evidenciou a integração das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem na nossa escola, através de práticas pedagógicas inovadoras e colaborativas.
Foi uma experiência muito enriquecedora, que proporcionou momentos de partilha, reflexão e aprofundamento das práticas educativas no âmbito da transformação digital na educação.
Alunos do 10º ano profissional cantam pela Natureza para o Pré-Escolar do Sátão
No passado dia 29 de maio, os alunos das turmas J e F do 10.º ano protagonizaram um momento especial ao apresentarem a canção "Amigos da Natureza" aos alunos do pré-escolar do Sátão.
Esta canção original, criada pelos próprios alunos, foi desenvolvida no âmbito dos projetos DAC (Domínios de Autonomia Curricular) e da componente de Cidadania e Desenvolvimento, refletindo preocupações ambientais e promovendo a valorização da natureza. Através da música, os alunos deram voz a mensagens de proteção ambiental, alertando para a importância da sustentabilidade, da preservação dos recursos naturais e do respeito pelo planeta.
Mais do que uma simples apresentação musical, esta atividade teve como objetivos principais despertar a consciência ambiental, incentivar o pensamento crítico sobre as questões ecológicas, valorizar a criatividade e promover o envolvimento cívico dos jovens em causas sociais e ambientais.
O sucesso desta iniciativa só foi possível graças ao empenho, criatividade e dedicação dos alunos, bem como ao envolvimento de todos os elementos do Conselho de Turma.
A interação entre os alunos do 10º ano e os alunos do pré-escolar resultou num momento de partilha, aprendizagem e sensibilização ambiental. (ver filme)
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
