À descoberta do mundo do trabalho em IA: a experiência de Ricardo Quinteiro
No âmbito do projeto ASEF/eTwinning "IA AI in Education: friend or foe?", os alunos do 9A e 9B do Agrupamento de Escolas de Sátão (Portugal), em colaboração com os seus parceiros do Istituto Omnicomprensivo di Guglionesi (Itália) e do Zespół Szkół nr 12 SPZOZ Wrocław (Polónia) e ainda alunos da Índia e da Malásia estão a trabalhar em conjunto para compreender melhor o impacto da Inteligência Artificial (IA) no nosso mundo, especialmente no contexto educativo.
Como parte desta jornada de aprendizagem, tivemos a honra de entrevistar Ricardo Quinteiro, um ex-aluno do nosso Agrupamento que seguiu uma carreira na área da Inteligência Artificial. Esta conversa foi uma oportunidade única para conhecermos melhor o seu percurso profissional, percebermos como é trabalhar com IA e refletirmos sobre os desafios e oportunidades que esta tecnologia traz.
Durante a entrevista, quisemos saber mais sobre o dia a dia de Ricardo no seu trabalho, os caminhos que o levaram até onde está hoje e as suas perspetivas sobre o papel da IA no futuro da educação. Tivemos também espaço para abordar temas como a igualdade de género na área tecnológica e descobrir projetos inovadores em que o Ricardo esteve envolvido.
Agradecemos desde já ao Ricardo Quinteiro por ter aceitado o nosso convite e por ter partilhado connosco o seu tempo e conhecimento. Esta entrevista representa um passo importante na nossa aprendizagem e inspira-nos a pensar de forma crítica e criativa sobre o futuro.
Convidamos toda a comunidade escolar a ouvir ou ler a versão em língua portuguesa a entrevista completa Aqui