TAIZÉ - Uma Luz na escuridão
Quando nos dirigimos a Taizé, quer vamos acompanhados ou sozinhos, vamos sempre em busca de paz. Conhecendo alguma coisa das origens desta comunidade, é sempre encantador retornar porque a ela vamos como a uma fonte inesgotável de inspiração, não porque seja em Taizé que se encontre a fonte, mas porque é aí que se criam as condições para o encontro com essa fonte que acabamos por encontrar dentro de nós. A peregrinação anual dos alunos a Taizé, por altura do Carnaval e início da Quaresma, é vista por mim, enquanto Diretora de um Agrupamento, e enquanto cristã católica, como a possibilidade de criar oportunidade para esse encontro com a fonte.
Helena Castro, Diretora do Agrupamento
TAIZÉ: LUGAR SIMPLES
Taizé um lugar simples, mas para quem o experimenta, torna-se algo complexo. Antes de ir, tentei não criar expectativas, com medo de me desiludir, mas na verdade foi totalmente o oposto.
No primeiro dia, a adaptação foi um pequeno desafio: novas rotinas, novas pessoas, novos sabores. No entanto, encarei essa oportunidade e saí da minha zona de conforto. Falei com pessoas novas, provei comidas diferentes e vivi a experiência de Taizé ao máximo. Hoje, posso dizer com certeza que não me arrependo de nada.
“Aprender a Construir a Paz” e o encontro com a Escritora e o Ilustrador
No âmbito do Projeto DAC, a turma C do 6º ano está a trabalhar o tema “Aprender a Construir a Paz”. Esta temática surgiu pela necessidade urgente do mundo viver, sentir e revalorizar a Paz.
Nas aulas de HGP, os alunos começaram a debater o assunto com uma reflexão sobre os períodos de guerra e de paz no território português, no século XIX. Verificou-se que tempos de guerra equivalem a destruição e em tempos de paz se observa desenvolvimento em todos os níveis da sociedade. Durante as aulas de EMRC e de Português, os alunos leram a obra “O Pano Branco de Todas as Cores” da escritora professora Maria Rodrigues com ilustrações do professor Carlos Pais. (ver fotos da atividade)
No dia 12 de março, comemorou-se o dia Mais Contigo
O projeto +Contigo, um programa de prevenção de comportamentos suicidários nos jovens do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, cujas metas são a promoção da saúde mental e bem-estar, é dinamizado nas turmas do 8º ano pela UCC Mirante do Seixo, em articulação com oPrograma de Educação e Saúde (PES) do Agrupamento.
Este ano, as dinamizadoras do projeto lançaram um repto aos alunos e eles corresponderam com empenho e criatividade. Para marcar esta data, na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, todos os alunos do 8º ano, em trabalho colaborativo, elaboraram um puzzle gigante alusivo à saúde mental, com materiais reciclados. Na Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, a turma do 8º F espalhou cartazes com frases motivadoras e de incentivo pelos corredores. Estas atividades contaram com a articulação dos docentes das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e Educação Artística.
Assim, mobilizando diferentes saberes, os alunos procuraram sensibilizar toda a comunidade educativa para o combate ao estigma da saúde mental, para a importância do bem-estar emocional e do apoio mútuo, e, ainda, para a procura de ajuda, quando necessário.. (ver fotos da atividade)
Caros alunos,
Queremos expressar o nosso sincero agradecimento a todas as turmas que participaram no Concurso de Bolos realizado no passado dia 14 de março, Dia Internacional da Matemática. Foi incrível ver a criatividade, dedicação e espírito de equipa que cada um de vocês trouxe para este evento.
Os bolos não só estavam deliciosos, como também mostraram o vosso talento e paixão pela matemática de uma forma muito doce e original! A vossa participação tornou este dia ainda mais especial e memorável.
Parabéns a todos os envolvidos, em especial à turma vencedora, e obrigado por fazerem deste concurso um verdadeiro sucesso!
Com gratidão,
Grupo 500 - Matemática
Tradições de Carnaval
No âmbito do estudo do tema Património, na disciplina de Educação Visual, os alunos do 6ºA/B/C e D da EBFL, após a abordagem do estudo do corpo humano, elaboraram disfarces de Carnaval, tendo sido aplicada a técnica do marcador sobre vegetal.
Em articulação com a disciplina de Educação Tecnológica elaboraram e disfarçaram bonecos articulados, recorrendo a atividades de construção, recorte e colagem de elementos variados, tendo sido promovidas a criatividade e imaginação.
Em Educação para a Cidadania foi mais uma forma de abordagem de como construir relações saudáveis e de promoção do sentimento de pertença.
Foram divulgadas tradições, sendo uma mais-valia para o desenvolvimento pessoal e emocional.
Parabéns aos artistas. (ver os trabalhos dos alunos)
DELF 2025 - DIPLÔME D' ÉTUDES (EN) LANGUE FRANÇAISE
OS ALUNOS INTERESSADOS EM PARTICIPAR NAS PROVAS DO DELF ESCOLAR 2025 DEVEM CONTACTAR A DOCENTE RESPONSÁVEL PELAS INSCRIÇÕES, ISABEL MONTEIRO (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), OU A SUA DOCENTE.
AS PROVAS ESTÃO AGENDADAS PARA OS DIAS 29 E 30 DE ABRIL (DIA 29, NÍVEIS A1 E B1; DIA 30, A2 E B2) E DECORRERÃO NA ESCOLA SECUNDÁRIA VIRIATO, EM VISEU.
A DATA LIMITE PARA FORMALIZAR A INSCRIÇÃO (preencher uma ficha individual e proceder ao pagamento do valor correspondente ao nível pretendido) É DIA 19 DE MARÇO.
QUALQUER ESCLARECIMENTO ADICIONAL DEVE SER SOLICITADO À DOCENTES DE FRANCÊS.
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
