Plano Anual de Atividades

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista "Sacola"

1º período (jan. 2024)

2º período (junho. 2024)

 


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

“Aprender a Construir a Paz” e o encontro com a Escritora e o Ilustrador

“Aprender a Construir a Paz” e o encontro com a Escritora e o Ilustrador

No âmbito do Projeto DAC, a turma C do 6º ano está a trabalhar o tema “Aprender a Construir a Paz”. Esta temática surgiu pela necessidade urgente do mundo viver, sentir e revalorizar a Paz. 

Nas aulas de HGP, os alunos começaram a debater o assunto com uma reflexão sobre os períodos de guerra e de paz no território português, no século XIX. Verificou-se que tempos de guerra equivalem a destruição e em tempos de paz se observa desenvolvimento em todos os níveis da sociedade.  Durante as aulas de EMRC e de Português, os alunos leram a obra “O Pano Branco de Todas as Cores” da escritora professora Maria Rodrigues com ilustrações do professor Carlos Pais. (ver fotos da atividade)

 

Encantados e sensibilizados pela delicadeza com que o tema foi abordado e ilustrado, os alunos do 6ºC decidiram convidar a escritora e o ilustrador para um momento de convívio com todos os alunos do 6º ano da Escola Básica Ferreira Lapa.

No dia 14de março, fomos presenteados com a visita da escritora e do ilustrador. Inspirados pela leitura, os alunos desenharam em panos brancos ilustrações diversas relacionadas com a temática da obra, que decoraram o espaço da Biblioteca Escolar.

A escritora Maria Rodrigues, com uma apresentação especial do livro, trouxe uma abordagem motivadora, realizando uma dramatização que envolveu os alunos de forma interativa e animada. Todos participaram ativamente, mergulhando na história e explorando as personagens de maneira criativa. Uma das alunas da turma ofereceu ao ilustrador uma caricatura do mesmo, revelando mestria na sua execução e muita criatividade o que foi muito apreciado pelo ilustrador.

Durante o encontro, o ilustrador Carlos Pais apresentou uma retrospetiva fascinante sobre a evolução das ilustrações, levando os alunos a uma viagem pelo mundo da arte visual. Os alunos ficaram maravilhados com as histórias e técnicas compartilhadas.

Foram dois grandiosos encontros. A visita foi um sucesso absoluto e todos saíram inspirados e cheios de novas ideias. Não faltaram as manifestações de contentamento por tão feliz evento. Foi uma experiência enriquecedora que certamente ficará marcada na memória de todos, cidadãos e leitores, futuros construtores da Paz.

 

Alunos do 6ºC e Ana Cristina Costa (Diretora de Turma)

BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen