Plano Anual de Atividades

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista "Sacola"

1º período (jan. 2024)

2º período (junho. 2024)

 


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Agrupamento de Escolas de Sátão

Feira de outono 2025



 

 

Visita de Estudo: PNC 30_10_2025

Visita de estudo

No passado dia 16 de outubro, no âmbito do Plano Nacional de Cinema, os alunos das turmas do 10ºF e J, 11ºJ e F, 12ºF e E participaram no programa VistaCurta 2025, promovido pelo Cine Clube de Viseu. Numa seleção de curtas-metragens portuguesas, os realizadores contaram como é desenhar sobre temas sensíveis (como a doença, o papel da mulher ou a solidão), o que acontece dentro de nós quando deixamos de olhar o que está fora, e que pontes podem as artes fazer para o que acontece no mundo.

Com recurso a diferentes técnicas de cinema de animação, esta sessão procurou mostrar a multiplicidade do cinema português de animação. Curtas-metragens, tão distintas entre si, partilham o desejo de preservar a memória das nossas histórias e daquelas que nos antecederam. Estas propostas promoveram o debate entre os alunos e os realizadores Inês Costa, Margarida Madeira e Paulo Patrício, que foi moderado pela coordenadora regional do Plano Nacional das Artes, Paula Soares.

Da parte da tarde visitaram a casa museu de Aristides Sousa Mendes.

Parabéns a todos os participantes pela postura e comportamento durante todo o dia (Ver slideshow).

A coordenadora do PNC Ana Figueiredo

Associação de Pais e Encarregados de Educação 30_10_2025

 

Día de la Hispanidad 28_10_2025

Día de la Hispanidad: cuando el español conecta mundos

El 12 de octubre no es un día cualquiera: es el Día de la Hispanidad, una fecha que celebra el momento en que Europa y América se cruzaron gracias al viaje de Cristóbal Colón en 1492. Este día representa el nacimiento de un nuevo mundo, un lugar donde el español se convirtió en un lazo que une culturas, historias y personas.

Este año, los alumnos de Español de la Escuela Secundaria Frei Rosa Viterbo vivieron una semana llena de energía, creatividad y trabajo en equipo, del 12 al 17 de octubre.

Las clases de 11.º B, C y D se pusieron manos a la obra y crearon un Genially súper colorido con información sobre los países de América Latina, además de un Canva dedicado al Día de la Hispanidad. Y para rematar, prepararon dos Kahoots para poner a prueba lo aprendido… ¡con mucha emoción y risas!

Las clases de 12.º A, B y D apostaron por el poder del vídeo y grabaron un clip inspirador sobre lo genial que es aprender español y hablarlo con fluidez.

La clase de 11.º A se lució con una reinterpretación de "El verano terminó", una canción que hace parte de la banda sonora de la versión mexicana de High School Musical: el desafío, deseando a toda la comunidad escolar un feliz año académico con ritmo y buena vibra. Lo hicieron en articulación con la Clase de 12º de Profesional de Técnico de Multimedia.

Las clases de 10º curso respondieron a los Kahoots y exploraron todo el contenido del Padlet.

Todo este trabajo creativo está reunido en un Padlet interactivo, listo para explorar aquí:

Aprender español no es solo estudiar un idioma — es descubrir nuevas formas de ver el mundo y conectar con otras culturas.

Matias Machado, 12º B

 

 

Colheita de sangue 28_10_2025



 

Sátão – Raízes Geográficas 21_10_2025

Sátão – Raízes Geográficas

Integrado no tema DAC, “Raízes com Futuro - Conhecer, Valorizar e Preservar a nossa Terra”,  os alunos do 5º ano do Agrupamento, na disciplina de HGP, no âmbito curricular do tratamento da Localização e quadro natural, realizaram pesquisas e elaboraram mapas do concelho de Sátão. Nestes assinalaram as freguesias do concelho, pontos de interesse e outros dados considerados relevantes pelos seus criadores. Registaram ainda alguns elementos do mapa, nomeadamente a legenda, orientação, título ou fonte.

Surgiram trabalhos muito completos e criativos e permitiu aos alunos aprenderem mais sobre o seu concelho, refletindo assim sobre as suas raízes.

"Intercâmbio em Itália" 21_10_2025

"Intercâmbio em Itália"

 

 

Informação – Projeto PISA for Schools 21_10_2025

Informação – Projeto PISA for Schools 2025

A nossa escola irá participar no projeto PISA for Schools, uma iniciativa internacional que envolve vários países e mais de 150 escolas em Portugal.

O principal objetivo deste projeto é avaliar de que forma os alunos aplicam os conhecimentos e competências adquiridos ao longo da escolaridade em situações do quotidiano, permitindo às escolas identificar oportunidades de melhoria contínua.

Partilhamos dois vídeos promocionais, para a divulgação do projeto.

·       https://youtube.com/shorts/gdNbXi68M-A

Versão Curta Já ouviste falar no PISA for Schools, IAVE, 2025 [00:01:16]

·       https://youtube.com/shorts/gdNbXi68M-A

Versão Longa Já ouviste falar no PISA for Schools, IAVE, 2025 [00:03:39]

Os resultados individuais são estritamente confidenciais e não têm qualquer impacto nas classificações escolares.

O mais importante é a participação empenhada, consciente e sincera de cada aluno, de forma a obtermos um retrato fidedigno e rigoroso da nossa escola. Com base nos dados recolhidos, poderemos compreender melhor a nossa realidade educativa e atuar no sentido de melhorar a qualidade das aprendizagens, o bem-estar dos alunos e o ambiente escolar.

Dia mundial da alimentação 17_10_2025


Dia da alimentação 15_10_2025

Dia Mundial da Alimentação

Este ano, 2025, o Dia Mundial da Alimentação tem como tema “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”, sendo assinalado em paralelo com o 80.º aniversário da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

A temática proposta para este ano convida a uma reflexão sobre o papel de individual e coletivo de cada um, não só para uma alimentação mais sustentável, como também para o direito à alimentação.

Este lema justifica a importância da abordagem da alimentação (saudável) de uma forma holística, não só sob a dimensão da saúde, mas também dos direitos humanos ou do desenvolvimento sustentável (Dimensões obrigatórias a desenvolver nos Ensinos Básico e Secundário, na disciplina de Educação para a Cidadania).

Estas diferentes abordagens estão, desde 2017, contempladas no Referencial de Educação para a Saúde.

Este ano, a FAO convida crianças e jovens, dos 5 aos 19 anos, de todo o mundo a participar na competição global para o Dia Mundial da Alimentação. Para o fazerem, podem enviar uma ilustração que inspire ações por um mundo em que todas as pessoas tenham acesso a uma alimentação saudável.

A submissão dos cartazes deverá ser feita até 7 de novembro de 2025 através do formulário on-line disponível na página global da FAO.

 

 

Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     
BilerChildrenLeg og SpilAutobranchen