Plano Anual de Atividades

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista "Sacola"

1º período (jan. 2024)

2º período (junho. 2024)

 


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Agrupamento de Escolas de Sátão

Inauguração do GIAA (Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno)

 Inauguração do GIAA (Gabinete de Informação  e Apoio ao Aluno)

Divulgação do gabinete GIAA

"Dia Internacional da mulher" 08_03_2023

Dia Internacional da Mulher



 

Conferência sobre "Ciência e não ciência: a importância do erro"

Ciência e não ciência: a importância do erro

Carlos Fiolhais, professor jubilado de física, fundador e ex-diretor do Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, e reconhecido comunicador de ciência, foi o convidado do grupo de Filosofia para dinamizar uma palestra sob o título “O que é e o que não é ciência: a importância do erro”, dirigida aos alunos do 11º ano (turmas A, B e D).

O problema da distinção entre o que é científico e o que não é científico, em particular o pseudocientífico, ameaçador para a credibilidade da ciência, é antigo. Na filosofia da ciência, deve-se ao filósofo da ciência austríaco Karl Popper (1902-1994) a sua designação de «problema da demarcação». Para Popper, frisou o professor Carlos Fiolhais no início da sua comunicação, é a falsificabilidade que distingue as teorias científicas daquelas que, embora se possam arrogar de científicas, não o são verdadeiramente, como a astrologia, a alquimia, ou a homeopatia, por exemplo.

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Ciência e não ciência: a importância do erro

Ciência e não ciência: a importância do erro

Carlos Fiolhais, professor jubilado de física, fundador e ex-diretor do Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, e reconhecido comunicador de ciência, foi o convidado do grupo de Filosofia para dinamizar uma palestra sob o título “O que é e o que não é ciência: a importância do erro”, dirigida aos alunos do 11º ano (turmas A, B e D).

O problema da distinção entre o que é científico e o que não é científico, em particular o pseudocientífico, ameaçador para a credibilidade da ciência, é antigo. Na filosofia da ciência, deve-se ao filósofo da ciência austríaco Karl Popper (1902-1994) a sua designação de «problema da demarcação». Para Popper, frisou o professor Carlos Fiolhais no início da sua comunicação, é a falsificabilidade que distingue as teorias científicas daquelas que, embora se possam arrogar de científicas, não o são verdadeiramente, como a astrologia, a alquimia, ou a homeopatia, por exemplo.

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SEMANA NACIONAL CÁRITAS 5 A 12 DE MARÇO de 2023

SEMANA NACIONAL CÁRITAS

5 A 12 DE MARÇO

É uma iniciativa que junta toda a rede Cáritas em Portugal e que acontece todos os anos na semana que antecede o Dia Nacional Cáritas, no 3º domingo da Quaresma, este ano no dia 12 de março. É uma semana durante a qual se procura evidenciar a ação da Cáritas no apoio direto a todas as pessoas que por alguma razão precisam de ajuda. Em todo o país, multiplicam-se atividades de reflexão sobre a ação social, atividades de animação pastoral e também iniciativas de angariação de fundos.
Entre as atividades o destaque para o Peditório Público Nacional. Entre os dias 5 e 12 de março, uma onda de voluntários e amigos da rede Cáritas espalha-se por todo o país apelando ao contributo de todos os portugueses como forma de expressarem a sua solidariedade. Mas, seja na rua ou em formato online, podemos ajudar a reforçar a ação da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social. (fonte: https://caritas.pt/snc/)
Durante esta semana todos somos convidados a animar a nossa solidariedade com a delicadeza de um contributo
Relativamente ao nosso Agrupamento, salienta-se que a Cáritas tem sido recetiva a todos os pedidos de ajuda nomeadamente no pagamento de despesas médicas de alunos.

O professor de EMRC – Carlos Sales
 

A Preservar as Relíquias

IR E ESTAR EM TAIZÉ… UMA VIAGEM AO INTERIOR DE CADA UM DE NÓS

IR E ESTAR EM TAIZÉ… UMA VIAGEM AO INTERIOR DE CADA UM DE NÓS

Entre os dias 18 e 26 de fevereiro de 2023, um grupo de 54 alunos e 4 professores deslocou-se a Taizé, naquela que é já uma iniciativa de grande envergadura da disciplina de EMRC em Portugal e em que se promove um  encontro com jovens de várias dioceses do mundo naquela localidade de França. Eu também fui. Os jovens portugueses eram cerca de 1000, vindos das Dioceses de Viseu, Aveiro, Santarém e Coimbra.

De outras partes do mundo havia cerca de 950 pessoas, quase na sua totalidade jovens de diferentes países, em particular, da França, Holanda, Espanha, Alemanha e Estados Unidos. Todas as orações e grupos de reflexão previam uma tradução em língua portuguesa, o que permitiu uma rápida adaptação dos alunos às tarefas e dinâmicas previstas.

O ritmo de vida em Taizé estabelece um autêntico choque civilizacional na experiência dos jovens que ali vão pela primeira vez. (Ver fotos da atividade)

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Jornadas de formação em Sátão 2023

Ref. 18821_ACD_2122 Inscrições abertas até 08-03-2023

Registo de acreditação: 21_ACD_2122

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 11-03-2023

Fim: 11-03-2023

Regime: Presencial

Local: Cineteatro de Sátão

 

DESTINATÁRIOS

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

As inscrições estão abertas na Plataforma de Formação da página do EduFor, até dia 08 de março.
 
Só podem ser consideradas para o efeito as pessoas inscritas na Plataforma.

Calendário do Orçamento Participativo 27_02_2023

Orçamento Participativo das Escolas

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui, desde janeiro de 2017, uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.
Tal como consta no regulamento, o OPE-Inclui tem as seguintes etapas:
1. Desenvolvimento e apresentação das propostas: até 15 de março;
2. Divulgação e debate das propostas: até 23 de março;
3. Votação das propostas: 24 de março, Dia do Estudante;
4. Divulgação dos resultados: até ao final de março;
5. Planeamento da execução pela escola: até ao final de maio;
6. Execução da medida: até ao final do respetivo ano civil.
Para mais informações, aceda a: https://opescolas.pt/

 

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Subcategorias

  • Atividades do Agrupamento
  • Escolas do Ensino Secundário

    Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.

  • Escolas do 3º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 2º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.

  • Escolas do 1º Ciclo

    Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

  • Exames 2013
  • Testes Intermédios
  • Imagens
  • Agrupamento ES
  • Informações - alunos
  • calendário de atividades
  • Contactos e moradas

    Contactos e moradas do Agrupamento.

  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     
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