Na Escola de Ferreira de Aves, realizou-se uma aula diferente na turma do 2º e 3º anos de escolaridade. O professor Jorge Gomes criou, para a sua turma, um Jogo Lúdico Educativo/Pedagógico composto por um tabuleiro com imagens, 13 cartas ilustradas e um robô, tudo associado ao tema “Água, Fonte de Vida”.
O jogo foi apresentado em sala de aula no âmbito das DAC - “Água, Fonte de Vida”, todos os alunos tiveram oportunidade de jogar e repetir, tal foi o entusiasmo e o sucesso. Este Jogo Lúdico Educativo/Pedagógico é interativo e pedagógico em formato lúdico e destina-se a promover a educação e sensibilização para o valor da água.
Esta atividade pode ser bem funcional para mostrar às crianças, e de forma lúdica, a preocupação de que a água um dia pode acabar, daí que devemos incutir nos alunos a criação de novos hábitos que permitam reduzir o consumo desse bem tão precioso, todos os dias são desperdiçados milhões de litros de água no mundo. Sendo assim, o objetivo deste jogo é incutir nos alunos a necessidade de economizar a água e que façam o seu uso correto nas diversas situações do quotidiano.
O jogo pretende também introduzir os conceitos básicos do coding às crianças. Ensinando de forma pedagógica, de maneira criativa e divertida, acreditamos que os resultados se tornam muito positivos.
Através desta aula interativa, o tema ensinado tornou-se mais real e de fácil compreensão. Para os alunos, foi uma aula diferente, com muito entusiasmo, com uma participação enorme e as crianças saíram com resultados muito satisfatórios para enfrentar a vida. (ver fotos da atividade)
Este é o resultado do trabalho de pesquisa dos alunos do 6ºano na disciplina de História e Geografia de Portugal. Estes trabalhos inserem-se no tema do projeto DAC, "Ambiente e Tradição".
Foi proposto aos alunos que, após a visita à fábrica da Cerútil e após o tratamento da mesma na disciplina de Português, realizassem um estudo comparativo do século XIX com os tempos atuais. Os temas abordados foram a poluição, o trabalho infantil, a vida dos operários, dos artesãos...
Muitos mais trabalhos foram apresentados, fica aqui um breve resumo do que foi feito.
As professoras de HGP: Ana Paula Henriques e Susete Mota
Horário 34 - Grupo 100 - Educação Pré-Escolar
Abertura de concurso para contratação de escola - Grupo 100 – Educação Pré-Escolar (25 horas)
Horário 35 - Grupo 260 - Educação Física
Abertura de concurso para contratação de escola - Grupo 260 – Educação Física (14 horas)
Horário 36 - Grupo 110 - 1º Ciclo
Abertura de concurso para contratação de escola - Grupo 110 – 1º ciclo (25 horas)
Cerimónia de entrega dos prémios de Excelência e de Valor
No passado dia 27 de janeiro, decorreu no cineteatro do município a cerimónia de entrega dos prémios de Valor e de Excelência. O Quadro de Valor distingue os alunos dos ensinos básico e secundário que revelam grandes capacidades ou atitudes exemplares de superação das dificuldades ou que desenvolvem iniciativas ou ações, igualmente exemplares, de benefício claramente social ou comunitário ou de expressão de solidariedade na escola ou fora dela. Por sua vez, o Quadro de Excelência reconhece os alunos que revelem excelentes resultados escolares e produzam trabalhos académicos ou realizem atividades de excelente qualidade, quer no domínio curricular, quer no domínio dos complementos curriculares.
A cerimónia contou com a presença da Doutora Helena Castro, Diretora do Agrupamento de Escolas de Sátão, da professora Susete Mota, Presidente de Conselho Geral e do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Sátão, professor António Carvalho. No ano letivo anterior, a Junta de Freguesia de Sátão instituiu a atribuição de Bolsas de Mérito para os melhores alunos com Necessidades Educativas Especiais, alunos com características sensoriais, físicas, intelectuais e emocionais que originam dificuldades de aprendizagem.
A Escola de Condução Trem, Unipessoal, Lda. de Sátão premiou o melhor aluno do décimo primeiro ano, com a oferta de um voucher para a carta de condução. O evento decorreu com muita animação e foi possível apreciar os dotes musicais de muitos alunos do agrupamento.
Os Coordenadores dos Diretores de Turma do 2º e 3º ciclos, do secundário regular e profissional e da docente Conceição Lima.
“The Missing Queen” – Ida ao teatro
No passado dia 24 de janeiro, pelas 10h00, os alunos do 5º e 6º ano tiveram a oportunidade de assistir a uma peça de teatro em língua Inglesa – The Missing Queen – no Cineteatro de Sátão.
Esta atividade foi organizada no âmbito do Plano Anual de Atividades do Grupo Disciplinar de Inglês e teve como principal objetivo proporcionar aos alunos o contacto com a língua Inglesa, através de uma das artes maiores, o teatro.
A dinamização da peça esteve a cargo da Calliope Theatre Company, sediada em Cascais, cujos atores são anglófonos nativos e trabalham com as escolas, levando temáticas históricas e literárias ao público escolar, de forma divertida, acessível e educativa.
A temática da peça – histórica e ficcionada – as personagens, os factos reais e fictícios, bem como o vocabulário foram previamente trabalhados em sala de aula pelas docentes de Inglês, através de um Study Guide (Guião) disponibilizado pela companhia. Desta forma, os alunos estavam familiarizados com o enredo e o vocabulário essencial para facilitar a compreensão do texto da peça.
(Ver fotos do espetáculo)
Durante o espetáculo...
Os alunos do 11º A e 11º B participaram, no âmbito da temática “Educação Ambiental”, numa oficina de Propagação de Espécies, dinamizada pela ASPEA de Viseu. A atividade, organizada pelo Clube de Ciência Viva em colaboração com a Câmara Municipal, decorreu no Parque da Alameda de Sátão, no dia 27 de janeiro.
Dia Escolar da Não Violência e da Paz
O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se a 30 de janeiro.
Esta data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenço Vidal. Foi escolhido este dia como forma de assinalar o falecimento do pacifista indiano Mahatma Gandhi.
No contexto desta efeméride, o Plano Nacional de Cinema propõe às escolas o visionamento do filme Recreio (2021), de Laura Wandel. Com a duração de 72’, Recreio aborda uma história que nos confronta com o universo do bullying no espaço escolar, a partir do ponto de vista da pequena protagonista.
O filme é para maiores de 12 anos.
A equipa do PNC
Celebração do Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto.
Entrevista a Sara Morais, aluna do 8ºE, a propósito da sua visita ao Campo de Concentração de Majdanek, na Polónia, no âmbito do projeto ERASMUS+ A Better Future if we are United.
Alunos do Clube Europeu, núcleo da EBI de Ferreira de Aves (Gabriel Vasconcelos, Diana Silva, Carolina Frias, Vitória Chaves, Inês Figueiredo e Sara Morais).
MOSTRA O(S) TEU(S) TALENTO(S)!
A prática regular de atividades de lazer e de ocupação de tempos livres contribui para um aumento da qualidade de vida e são um fator importante de proteção da saúde psicológica e de promoção do bem-estar.
Assim, ao longo do presente ano letivo, as psicólogas dos Serviços de Psicologia e Orientação, a atriz da Medida RAPER e os elementos da Associação de Estudantes - Lista F convidam todos os alunos do 2º CEB, 3º CEB e Ensino Secundário, bem como os docentes e não docentes, a partilhar a forma como ocupam os seus tempos livres, apresentando as suas atividades de lazer e expondo os seus talentos em diversas áreas (ex.: artes plásticas; artes performativas; cozinha/pastelaria; dança; desporto; escrita; escutismo; fotografia; música; trabalhos manuais; voluntariado; outras).
A participação pode envolver a escolha de um pseudónimo (nome fictício, em alternativa ao nome real), caso alguém queira manter o seu anonimato. Nesse caso, a equipa organizadora compromete-se a guardar sigilo.
As inscrições são feitas online, através do preenchimento de formulário do Google Forms disponível no email institucional de cada um(a) ou no QR code do cartaz.
CONFIA EM TI!
Junta-te a nós e PARTICIPA.
MOSTRA O(S) TEU(S) TALENTO(S)!
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.