O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui, desde janeiro de 2017, uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.
Tal como consta no regulamento, o OPE-Inclui tem as seguintes etapas:
1. Desenvolvimento e apresentação das propostas: até 15 de março;
2. Divulgação e debate das propostas: até 23 de março;
3. Votação das propostas: 24 de março, Dia do Estudante;
4. Divulgação dos resultados: até ao final de março;
5. Planeamento da execução pela escola: até ao final de maio;
6. Execução da medida: até ao final do respetivo ano civil.
Para mais informações, aceda a: https://opescolas.pt/
O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui, desde janeiro de 2017, uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.
Tal como consta no regulamento, o OPE-Inclui tem as seguintes etapas:
1. Desenvolvimento e apresentação das propostas: até 15 de março;
2. Divulgação e debate das propostas: até 23 de março;
3. Votação das propostas: 24 de março, Dia do Estudante;
4. Divulgação dos resultados: até ao final de março;
5. Planeamento da execução pela escola: até ao final de maio;
6. Execução da medida: até ao final do respetivo ano civil.
Para mais informações, aceda a: https://opescolas.pt/
Desporto Escolar-Boccia
Depois dos excelentes resultados da 1º Concentração dos Grupos de Equipa do Boccia do Agrupamento (1º Lugar – ESFRoV e 3º Lugar- EBFL).
No dia 24 de fevereiro realizou-se a 2º Concentração, na Escola Secundária Drª Felismina Alcântara, em Mangualde, com grande fairplay e desportivismo. Nesta concentração a Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, repetiu o 1º lugar, tal como o atleta Simão Ferreira, na categoria Individual. A Escola Básica Ferreira Lapa alcançou um honroso 5º lugar.
Uma notável participação dos nossos atletas e árbitros.
( ver fotos da atividade)
Comemoração do "Dia Europeu da Terapia da Fala"
Clube de Ciência Viva
No âmbito da temática da Educação Ambiental, o Clube de Ciência Viva do Agrupamento, em colaboração com a Câmara Municipal, dinamizou a oficina “Construção do Mundo”, destinada aos alunos do 8º ano da Escola Básica de Ferreira de Aves.
Os alunos participaram na construção de uma maqueta representativa do mundo, com o objetivo de dar a conhecer os diversos ecossistemas, a biodiversidade, a relação do homem com o meio envolvente e de consciencializar/sensibilizar para a problemática ambiental, nomeadamente para as alterações climáticas e destruição dos diversos ecossistemas terrestres.
Auto da Barca do Inferno, levado à cena pela companhia de teatro Filandorra.
No âmbito do programa curricular da disciplina de Português, para melhor compreenderem os conteúdos específicos do texto dramático, que ganham expressão na representação, as turmas do 8º e do 9º ano assistiram à peça Auto da Barca do Inferno, levada à cena pela companhia de teatro Filandorra, no cineteatro de Sátão. Depois de uma introdução, que visou contextualizar as opções de atualização da encenação, o auto foi representado com o texto original de Gil Vicente. Para o gáudio do público, as personagens vicentinas apresentaram-se perante o Diabo e o Anjo com um guarda-roupa moderno, ao som de músicas contemporâneas. Os momentos de interação com os alunos também propiciaram o entusiasmo da plateia.
E, assim, foram condenados os vícios e os comportamentos da sociedade quinhentista, que, na verdade, ainda são muito atuais.
Fica o agradecimento do grupo de Português (grupo 300) à Câmara Municipal de Sátão por ter contribuído para que os alunos pudessem assistir a esta representação.
Seguro Escolar
O seguro escolar rege-se pela Portaria 413/99 de 8 de junho.
Sempre que ocorra um acidente escolar, o professor ou qualquer agente educativo, deve comunicar ao SASE (secretaria) a ocorrência o mais breve possível.
“Considera- se acidente escolar, o evento ocorrido no local e tempo de atividade escolar que provoque ao aluno lesão, doença ou morte. Considera-se ainda abrangido pelo presente regulamento, o acidente que resulte de atividade desenvolvida com o consentimento ou sob a responsabilidade dos órgãos de gestão do estabelecimentos de educação.”
“O seguro escolar garante a cobertura financeira da assistência a prestar ao aluno por aquele abrangido, complementarmente aos apoios assegurados pelos sistemas, subsistemas e seguros de proteção social e de saúde de que este seja beneficiário”.
“A assistência médica é sempre prestada ao aluno pelas instituições hospitalares públicas”. “Pode ainda ser prestada por instituições hospitalares privadas, ou por médicos particulares abrangidos pelo sistema, subsistema ou seguros de saúde de que este seja beneficiário. Neste caso tudo o que não for pago pelo sistema de saúde do aluno, será pago pelo seguro escolar”.
Os alunos que só tem SNS terão de ir sempre às instituições públicas.
As despesas de farmácia só serão pagas acompanhadas da respetiva prescrição médica.
Quando a prescrição é enviada por sms, solicitar sempre que possível a emissão em papel, na impossibilidade, é obrigatória apresentar a guia de tratamento.
Sempre que vão ao hospital devem trazer uma declaração de presença, e se possível o episódio de urgência.
È necessário sensibilizar, os agentes educativos para a necessidade de cumprir procedimentos que garantam a integridade física dos alunos e que evitem situações de acidente, particularmente nas aulas de Educação Física, como por exemplo guardar os óculos no estojo de proteção em local a definir pela escola.
Sempre que haja necessidade do uso de óculos nas aulas de Educação Física, o encarregado de educação deve entregar ao professor ou no ato da matricula, uma declaração médica que comprove essa necessidade. Nestes casos se partirem os óculos e se magoarem, os mesmos serão pagos pelo seguro escolar, (na totalidade aos alunos do SNS e em parte aos alunos com outro sistema de saúde). Para isso, o encarregado de educação deve trazer dois orçamentos acompanhados com uma declaração da ótica em como o artigo orçamentado é de valor idêntico ao danificado.
Sempre que do acidente resultem dentes partidos, o encarregado de educação tem de ir ao médico do SNS (ou outro sistema de saúde de que o aluno seja beneficiário) e pedir uma declaração onde o médico mencione a necessidade de ir ao dentista. O encarregado de educação vai dentista, que após uma consulta, faz um relatório onde consta o tratamento a fazer e qual o custo. Devem ser apresentados dois relatórios/orçamentos.
Sempre que seja necessário fazer fisioterapia em consequência do acidente escolar, tem de ser prescrita pelo médico do SNS, ou outro sistema de saúde que o aluno seja beneficiário. Quem só tem o SNS, tem que pedir ao seu médico que lhe prescreva a fisioterapia, ou que o encaminhe a uma consulta de fisiatria.
Qualquer duvida podem consultar a Portaria 413/99, o manual de procedimentos do Seguro Escolar, a Circular GASE nº 2/2018 ou telefonar para Secretaria - setor ASE para serem esclarecidos.
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.