Na aula comum de História e Geografia, alunos estudaram monumentos da freguesia de Ferreira de Aves
Nós, os alunos do 7ºE da Escola Básica de Ferreira de Aves, divididos em cinco grupos, efetuámos durante o 2º período, nas disciplinas de História e de Geografia, trabalhos sobre algum do vasto património existente na freguesia de Ferreira de Aves.
Nos trabalhos, que gostámos muito de efetuar, estudámos os seguintes monumentos: Pelourinho de Ferreira de Aves, Convento de Santa Eufémia, Igreja Matriz do Castelo, Casa Grande de Casfreires e Convento de Santo Cristo da Fraga.
Sobre cada um deles efetuámos a sua localização geográfica, em termos administrativos e de coordenadas e contextualizámos a sua parte histórica em termos de época, de função e dos materiais e estilo arquitetónico.
No final cada um dos cinco grupos procedeu à apresentação do seu trabalho à turma através de slides em pdf ou em ppt.
Alunos do 7ºE
Na semana da Leitura, propomos uma seleção de textos de Eugénio de Andrade, Agustina Bessa-Luís e Natália Correia, para assinalar o centenário (Equipa da Biblioteca Escolar).
Leituras centenárias| Natália Correia, «Credo», in Sonetos românticos |Leitura de Francisca Ferreira, 12º A | Música: Reynaldo Hahn, «A Chloris» por Maria & Nathalia Milstein.
Na semana da Leitura, propomos uma seleção de textos de Eugénio de Andrade, Agustina Bessa-Luís e Natália Correia, para assinalar o centenário (Equipa da Biblioteca Escolar).
Leituras centenárias| Agustina Bessa-Luís, in A Sibila | Leitura de Daniela Lopes, 12º B | Música: Reynaldo Hahn, «A Chloris» por Maria & Nathalia Milstein.
Clube de Ciência Viva
No passado dia 23 de março decorreu, na ESFRoV, um Workshop sobre Hidroponia, dinamizado pelo Clube de Ciência Viva do Agrupamento, com a colaboração do Professor António Pinto da ESAV e que teve como intuito a instalação do Kit adquirido pelo Clube.
A atividade foi aberta à comunidade escolar e contou com a participação de, entre outros alunos, do 10ºA, que irá fazer a monitorização do desenvolvimento das plantas colocadas no referido Kit. Os resultados serão posteriormente apresentados a alunos de outras turmas.
Que cresçam as alfaces e os morangueiros!
Clube de Ciência Viva
O Clube de Ciência Viva (em colaboração com a Câmara Municipal) assinalou, no passado dia 21 de março, o Dia Mundial da Árvore, com duas atividades:
Na semana da Leitura, propomos uma seleção de textos de Eugénio de Andrade, Agustina Bessa-Luís e Natália Correia, para assinalar o centenário (Equipa da Biblioteca Escolar).
Leituras centenárias| Eugénio de Andrade, «Urgentemente», in Poesia | Leitura de Tomás Fonseca, 12º B |Música: Reynaldo Hahn, «A Chloris» por Maria & Nathalia
Milstein.
A Arte de Comunicar
No âmbito da atividade definida no PAA, a equipa da ELIPI (Educadoras de Infância Manuela Gonçalves, Hermínia Pina e Margarida Quintal e Enfermeira Cláudia Viana) em colaboração com a Medida 1 (Terapeuta da Fala Janete Silva) e com a Medida 6 (Atriz Isabel Lopes), estão a dinamizar a atividade “A Arte de Comunicar”, onde crianças e educadoras de todos os Jardins de Infância do Agrupamento são desafiados a interagir com as personagens da história e, desta forma, adquirir estratégias importantes para uma correta articulação verbal dos sons da fala. Esta atividade pretende explorar e sensibilizar as crianças e as famílias da necessidade da exploração precoce do treino de determinados fonemas (onomatopeias: cobra “ssss”, abelha “zzzz”, chuva “chchchch” e joaninha “jjjj”) para minimizar dificuldade futuras nesta área.
No final de cada apresentação são entregues materiais de apoio que ficam em cada uma das salas para as educadoras titulares de grupo darem continuidade à história apresentada no teatro.
A sensibilização aos pais é feita através da partilha de um desdobrável e um panfleto onde é partilhado o texto criado pelo Professor/Escritor Carlos Paixão.
Na semana da Leitura, propomos uma seleção de textos de Eugénio de Andrade, Agustina Bessa-Luís e Natália Correia, para assinalar o centenário (Equipa da Biblioteca Escolar).
Leituras centenárias| Eugénio de Andrade, por ele próprio, in Poesia e Prosa|Leitura de Gonçalo Aguiar, 12ºA | Música: Reynaldo Hahn, «A Chloris» por Maria & Nathalia Milstein
Leitura no âmbito do Dia Mundial do Teatro- 27 de Março de 2023 - Crónica Teatro Todos os Dias em Bagagem do Viajante, de José Saramago.
Bernardo Girão, do 12º ano.
Música de Erik Satie- Gymnopédie No.1
(27/03/2023)
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.