Visita de Estudo por França – 12º E e F
Entre os dias 21 e 25 de Abril de 2023, alunos das turmas do 12ºE e 12ºF (curso técnico de Restauração e curso técnico de Multimédia) realizaram uma visita de estudo por terras de França, acompanhados pelos professores Ana Cristina Figueiredo, Fernando Amaral e António José Figueiredo.
A visita foi programada no âmbito de vários objetivos, onde se podem realçar os seguintes: facilitar a consolidação de competências ao nível da gestão de atitudes, comportamentos e afetos; promover o contacto com as novas tecnologias; observar e experimentar atividades ligadas à Multimédia; analisar os efeitos das TIC na natureza e conteúdo do trabalho; fomentar a ligação entre saberes teóricos adquiridos em sala de aula e a sua aplicação prática; promover a melhoria dos resultados, garantindo a igualdade de oportunidades de sucesso educativo e escolar; preparar os alunos para a futura integração em contexto real de trabalho; conhecer a realidade geográfica, económica e cultural da França; compreender as grandes realizações da França, a nível histórico, económico e social.
Conforme o previsto...
O DELF escolar é o Diploma de Estudos em Língua Francesa, numa versão adaptada a alunos do 3º ciclo ou do ensino secundário. É um diploma reconhecido em mais de uma centena de países, certificado pelo Ministério da Educação francês, que assenta na prestação de provas escritas (a mesma para um grupo de alunos) e orais (prova individual realizada perante um júri externo), num dos 4 níveis propostos: A1, A2, B1 ou B2. O referencial é o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Este ano, no nosso Agrupamento, foram 6 os corajosos que enfrentaram este desafio, de cabeça erguida! No dia 26 de abril, a Maria João Carvalho e a Mélissa da Costa do 8ºB seguiram rumo a Viseu, acompanhados pela docente Ana Paula Figueiredo, e submeteram-se ao escrutínio do nível B1, realizando a prova coletiva e a prova oral no mesmo dia. No dia seguinte, foi a vez dos alunos autopropostos para o nível A2 de se dirigirem à escola secundária Viriato, acompanhados pela docente Isabel Monteiro, para mostrarem as suas capacidades na escrita e na oralidade. Foram eles: do 7ºA, o Hugo Forte; do 8ºA, o Martim Gaspar e a Ana Leonor Balula; do 8ºC, a Sofia Ferreira. Agora é tempo de felicitar estes jovens pela atitude evidenciada perante as tarefas propostas, agradecer a colaboração da nossa Diretora pelo transporte providenciado e dos docentes que permitiram a saída dos alunos das suas aulas para concretizarem as suas provas e de todos aqueles que contribuiram de outra forma para o sucesso da iniciativa. Merci à toutes et à tous! Bravo aux candidats et bonne chance pour les résultats!
Ana Paula Figueiredo e Isabel Monteiro (grupo de docência 320) Abril de 2023
Quero trabalhar…E agora?
Os alunos finalistas dos cursos profissionais de Técnica/o de Cozinha-Pastelaria (12ºE) e do Técnica/o de Multimédia (12ºF) do Agrupamento participaram no Workshop "Quero trabalhar… E agora?", no dia 20 de abril, uma iniciativa conjunta dos SPO do Agrupamento e do CLDS 4G de Sátão “Mais Ação. Mais Inclusão”.
Através das ações dinâmicas propostas pela psicóloga Sónia Oliveira, os jovens desenvolveram técnicas ativas de procura de emprego e soft skills facilitadoras da sua inserção e adaptação ao mercado de trabalho (ex: criação do CV; candidatura de emprego espontânea; preparação para a entrevista de emprego).
“Stop Food Waste”
Hoje, 26 de abril, tem lugar o maior evento, a nível mundial, de sensibilização para a redução do desperdício alimentar: o Dia “Stop Food Waste”, uma oportunidade importante para refletir sobre como podemos ser mais conscientes em relação ao desperdício de alimentos e como podemos agir para reduzi-lo.
Todos os anos, toneladas de alimentos são desperdiçados em todo o mundo. Isso não só é uma perda de recursos preciosos, mas também tem impactos negativos no meio ambiente e na economia.
Os alunos de Inglês do 10º D, Leandro e Sara, em colaboração com os seus parceiros europeus, irão lançar, no âmbito do projeto eTwinning “Teens in Action for Kindness”, uma campanha de sensibilização com o objetivo de promover a redução o desperdício alimentar preconizado pelo ODS 12- Consumo e Produção Sustentáveis.
Ao adotar pequenas ações simples, podemos todos fazer a nossa parte para reduzir o desperdício de alimentos e tornar o mundo um lugar melhor. Lembrem-se, cada pequena ação faz a diferença!
Estejam atentos, em breve darão notícia.
Matrículas Pré - Escolar e 1º Ano para o ano letivo 2023/2024
O pedido de matrícula para o 1º ano do pré-escolar e do 1º Ciclo deve ser efetuado, preferencialmente, pela Internet, na aplicação informática disponível no Portal das Matrículas, em www.portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação do Cartão de Cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
Documentos a apresentar no ato de Matrícula, para o ano letivo 2023/ 2024 regulado pelo Decreto Lei nº 176/2012, de 2 de agosto, que remete para despacho governamental. Conforme as orientações do Despacho Normativo n° 6/2018, de 12 de abril, alterado pelo Despacho Normativo n° 5/2020 de 21 de abril, 10-B/2021 de 14 de abril e pelo Despacho nº 42506-A/2023, de 13 de abril:
Matrículas Pré-Escolar (1ª matrícula} - crianças com 3 anos ou que os completem até 15 de setembro de 2023
- 1 Fotografia
- Cédula Pessoal ou Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão do Aluno
- Cartão de Utente + NISS (Documento da Segurança Social indicando o n°) + NIF (N°- Identificação Fiscal) - (Só para alunos que não possuam o cartão de cidadão)
- Ficha Individual devidamente preenchida e assinada (disponível na página do Agrupamento)
- Boletim Individual de Saúde do aluno.
- Declaração de Abono de família do aluno
- Documento Comprovativo da Residência na Freguesia ou da atividade profissional
- Na situação do Encarregado de Educação não ser um dos pais do menor, é obrigatória entrega de documento assinado por ambos, a delegar poderes.
- Conforme o n° 4 do art° 5º do referido Despacho, a matrícula dos alunos que completem 3 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro, é aceite a título condicional, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga.
Matrículas 1º Ano (1ºCiclo) - Crianças que completem 6 anos até 15 de setembro de 2023
- 1 Fotografia
- Cédula Pessoal ou Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão Aluno
- Cartão de Utente + NISS (Documento da Segurança Social indicando o n°) + NIF (№ Identificação Fiscal) –
(Só para alunos que não possuam o cartão de cidadão)
- Ficha Individual devidamente preenchida e assinada (disponível na página do Agrupamento)
- Boletim Individual de Saúde (Vacinas) –
- Declaração de Abono de família do aluno
- Documento Comprovativo da Residência na Freguesia ou da Atividade Profissional
- Na situação do Encarregado de Educação não ser um dos pais do menor, é obrigatória entrega de documento assinado por ambos, a delegar poderes.
- No ato de matrícula o Encarregado de Educação deve indicar cinco estabelecimentos de ensino que o aluno pretende frequentar.
- Conforme o n° 7 do art.º 5 do referido Despacho, os alunos que completem 6 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro podem requerer autorização para matrícula, mediante requerimento dirigido à Diretora do Agrupamento de Escolas, ficando a referida matrícula, condicionada à existência de vaga.
DIA da TERRA 2023
O Dia Internacional da Mãe Terra celebra-se, anualmente, a 22 de abril. É também conhecido como Dia da Terra, Dia Mundial da Terra e Dia Internacional da Terra. Este dia foi criado através da Resolução 63/278 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 22 de abril de 2009.
O seu objetivo é promover a preservação do meio ambiente, e chegar a um equilíbrio justo entre as necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras. Pretende-se, também, mobilizar a sociedade civil para a concretização de medidas que protejam o nosso planeta.
A Terra está a sofrer. Os oceanos enchem-se de plástico e tornam-se cada vez mais ácidos. O calor extremo, os incêndios e as inundações, afetaram milhões de pessoas. As alterações climáticas, as alterações provocadas pelo homem à natureza, bem como os crimes que perturbam a biodiversidade, tais como a desflorestação, a alteração do uso do solo, a intensificação da agricultura e da produção pecuária ou o crescente comércio ilegal de vida selvagem, podem acelerar a velocidade de destruição do planeta.
Para este Dia Internacional da Mãe Terra, reforça-se a ideia de que é necessário uma mudança para uma economia mais sustentável que beneficie tanto as pessoas como o planeta, promover a harmonia com a Natureza e com a Terra.
Deixe a sua marca!
Fonte: https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-da-mae-terra
Projeto Erasmus+ Together we Stand Against Bullying & Clube Europeu
No passado dia 30 de março, o grupo de alunos que participou em janeiro/fevereiro deste ano na Mobilidade a Praga no âmbito do projeto ERASMUS+ Together we Stand Against Bullying organizou uma sessão com os alunos do núcleo do Clube Europeu da Escola Básica Ferreira Lapa na qual abordaram a temática do bullying.
Nesta sessão os alunos quiseram replicar com os seus colegas do quinto e sexto ano membros do clube algumas das atividades que organizaram com as equipas de alunos dos países parceiros durante a estada na República Checa. Nessa altura, as atividades foram aplicadas nas turmas do sexto ano da escola checa. Aqui, os alunos Beatriz Pimentel (11ºA), Jessica Aguiar (11ºA), Filipa Cardoso (10ºB) e Bernardo Lopes(11ºA) selecionaram as atividades que consideraram mais interessantes para envolver os seus colegas, nomeadamente a apresentação de um curto vídeo e realização de uma dinâmica de grupo.
Os alunos do Clube participaram com muito empenho e entusiasmo nas atividades propostas e, no final, receberam um certificado de embaixadores na luta contra o bullying. Ficou também expresso o desejo de haver outras atividades organizadas pelos seus colegas do ensino secundário.
A Equipa ERASMUS+/ Professores do Clube Europeu
Clube Europeu: A Europa e o Ambiente
Durante o mês de março, altura em que se celebram os Dias Internacionais da Vida Selvagem, da Árvore e da Água, os alunos do Clube europeu desenvolveram vários trabalhos para sensibilizar a comunidade escolar para a preservação das espécies e dos habitats naturais, e para a importância dada a estas matérias pela União Europeia, tanto através da legislação em vigor como através das campanhas promovidas em todos os países.
O núcleo da escola Básica Ferreira Lapa contruiu uma maquete para mostrar várias espécies ameaçadas. Neste trabalho detalhado e minucioso, os alunos elaboraram várias espécies da flora para reconstituir um habitat. Houve ainda um grupo que preferiu realizar um pequeno vídeo que apresentou a algumas turmas da escola. No final da apresentação, avaliou a atenção do seu público através de um Kahoot que também tinham preparado.
Já na escola básica de Ferreira de Aves, o núcleo de alunos do clube decidiu chamar a atenção para os problemas ambientais através de uma instalação de uma árvore colocada no átrio da escola representando as vantagens e problemas associados aos ambientes preservados e aos ambientes poluídos. Os alunos fizeram pesquisas sobre os conceitos e vocabulário relacionados com o tema que depois utilizaram na sua árvore.
A Equipa ERASMUS+/ Professores do Clube Europeu
Nós Lemos… Leitura de poemas, por duas alunas do 2º ciclo
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.