O Dia Europeu da Terapia da Fala comemora-se a 6 de março de 2022 (domingo)
O grande objetivo com a realização desta atividade será sensibilizar toda a comunidade escolar para o papel do terapeuta da fala, não só na escola, como em todos os contextos sociais (divulgando informações relevantes acerca da atuação deste profissional). (ver o flyer informativo)
Dia da Internet Mais Segura
No mês de fevereiro, é celebrado o Dia da Internet Mais Segura, mais precisamente, dia 8 de fevereiro de 2022. Ao longo dos anos, este evento tornou-se marcante, sendo comemorado em mais de 150 países e continentes.
Como forma de comemoração, os alunos do 7º ano, na disciplina de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), elaboraram cartazes, marcadores, em parceria com os Curso Profissional de Multimédia
Os temas principais destes trabalhos foram o Cyberbullying, Stalking, Sexting, Fraudes e SPAM no E-mail, Usar as redes sociais de forma segura, Fake News, Phishing, Roubo de Identidade, Compras online e também a Pegada Digital.
Semana Ubuntu da Empatia: Agrupamento de Escolas de Sátão
" Esta Semana - 21 a 25 de fevereiro - o Agrupamento de Escolas de Sátão aderiu à atividade proposta pela Academia de Líderes Ubuntu de celebrar durante 5 dias a Semana da Empatia. Esta é uma oportunidade para pensarmos na importância da empatia para vencer barreiras na comunicação, aumentar o nosso respeito uns para com os outros e tornar mais eficaz a relação entre as pessoas, procurando criar o melhor ambiente entre todas as pessoas. Praticar a empatia todos os dias é um desafio que nos leva a sermos pessoas mais desenvolvidas do ponto de vista emocional e humano.
Sendo assim, podemos olhar para esta Semana como um projeto para todos os dias e todas as semanas".
(ver o programa de atividades)
Projeta-me – Caixa de imagens do Mundo
O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) da Direção-Geral da Educação é desenvolvido pela Equipa de Educação Artística e tem como objetivo promover a Arte e a Cultura em contexto escolar através de iniciativas de formação docente, projetos, parcerias e outras ações educativas.
Neste contexto, realizou-se no passado dia 16 de fevereiro, na sala EIA (Sala do Futuro) da Escola Básica Ferreira Lapa (Sátão) a Ação de Curta Duração (ACD) “Projeta-Me - Caixa de Imagens do Mundo” com o apoio inestimável do Agrupamento de Escolas de Sátão e em parceria com o Centro de Formação EDUFOR.

Saber p´ra que te quero – Concurso “Holocausto uma imagem vale mais que mil palavras”.
As alunas e alunos inscritos no clube “Saber p´ra que te quero”, um clube associado à Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira Lapa, promoveram o concurso “Holocausto uma imagem vale mais que mil palavras”. Este concurso pretendia assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, celebrado a 27 de janeiro.
O objetivo era lembrar a data, fazer os alunos refletir sobre o tema e, ao mesmo tempo, elaborarem uma imagem ou composição gráfica para participação no concurso.
Foram sete os trabalhos apresentados tendo sido distribuídos prémios aos três primeiros, a saber:
1º lugar: Clara Pacheco, 7ºD
2º lugar: Alice Quinteiro, 6ºC
3º Lugar: António Dourado, 5º D
Os prémios eram livros relacionados com o tema do Holocausto: “Mouchi, o gato de Anne Frank” e “O diário de Anne Frank” em banda desenhada.
Os restantes alunos também receberam uma lembrança pelo esforço e participação.

A importância dos afetos na sexualidade e nas relações
No dia de S. Valentim, o Projeto Escola Promotora de Saúde, em colaboração com a UCC Mirante Seixo e a CLDS – 4G de Sátão, dinamizou sessões sobre a importância dos afetos na sexualidade e nas relações, destinadas a alunos do 10º Ano de escolaridade. Os alunos contaram, ainda, com as técnicas da UCC Mirante Seixo para esclarecer as suas dúvidas.
Clube Ciência Viva AE Sátão - Desafio de Fevereiro
Já conheces o novo Clube de Ciência Viva do AE Sátão? Se queres ser um cientista "maluco" e divertir-te muito, enquanto aprendes, aparece todas as Quartas-feiras pelas 14h00 no laboratório 40A.
Tens várias atividades, mas cada mês há um desafio principal. Neste mês de Fevereiro o desafio é:
"Como imobilizar um carro robot perante um obstáculo?"
Vota no Logótipo do Clube de Ciência Viva do AE Sátão
Vai até ao instagram do Clube de Ciência Viva e vota pondo "Gosto" no logótipo que gostas mais, podes também escrever um comentário com as tuas sugestões. Aproveita para seguir o Instagram do Clube, se ainda não segues. Instagram: Clube de Ciências Sátão

Instagram: Clube de Ciências Sátão
Ligação: https://www.
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
