Feira Medieval na Escola Básica de Sátão
No passado dia 5 de abril o dia amanheceu frio, mas na Escola Básica Ferreira Lapa o ambiente era de calor, expectativa e de frenética preparação de uma Feira Medieval.
Os alunos prepararam as mesas de venda, colocaram os trajes e ensaiaram as suas participações artísticas. Pelas dez horas iniciou-se o cortejo por algumas das ruas da vila e os instrumentos musicais chamaram à rua as pessoas que estavam em casa ou nos estabelecimentos comerciais.
Chegados à escola foi lida a carta de Foral de Sátão, e iniciaram-se os festejos. Houve música, dança, jogos, vendas e compras, dramatizações e atividades variadas que abrilhantaram a feira.
Foi um dia repleto de emoções e de vivências diferentes que envolveu todos os alunos dos 5º, 6º e 7º anos e ainda todos os que, do Agrupamento ou da comunidade, visitaram a feira e fizeram com que esta atividade fosse um sucesso.
A todos os que se envolveram e contribuíram para a concretização da Feira Medieval o nosso muito obrigada.
As docentes
Ana Paula Henriques
Susete Mota
Clube Ciência Viva na EBIFA
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O desafio de robótica do mês de fevereiro só hoje chegou à Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves.
Foi grande o entusiasmo e a solução rapidamente encontrada.
Parabéns aos participantes!
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Clube Ciência Viva na EBIFA
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O desafio de robótica do mês de fevereiro só hoje chegou à Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves.
Foi grande o entusiasmo e a solução rapidamente encontrada.
Parabéns aos participantes!
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Clube Ciência Viva na EBIFA
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O desafio de robótica do mês de fevereiro só hoje chegou à Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves.
Foi grande o entusiasmo e a solução rapidamente encontrada.
Parabéns aos participantes!
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Semana Ubuntu no AESátão
Na semana de 21 a 25 de março a turma A do 8.º ano e a Equipa Ubuntu do nosso Agrupamento viveram uma experiência de aprendizagem não-formal alicerçada nos pilares do autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço. As dinâmicas de grupo realizadas e as reflexões a partir de histórias reais inspiradoras preencheram os dias, estreitando as relações entre pares e promovendo um crescimento individual e coletivo.
A Equipa destaca o colorido das expressões dos alunos, a forma envolvida e empenhada com que todos participaram e os valores por que se pautaram ao longo da semana.
Este projeto desenvolvido pelo Instituto Padre António Vieira – Academia de Líderes Ubuntu em parceria com o Ministério da Educação será levado a cabo em várias turmas, convidadas a participar na Semana Ubuntu ou através do Clube Ubuntu que, a breve trecho, será criado e dinamizado na ESFRoV. (ver fotos da atividade)
Fomos ver/tratar as "nossas" sementes e aproveitámos para recolher plantas, que serão utilizadas para construir um herbário.

Atividade de Mobilidade para participação de docentes em Curso Estruturado financiado pelo programa Erasmus+
Seis docentes de áreas disciplinares distintas (Português, Matemática, Inglês e Educação Visual), dos Agrupamentos de Escolas de Mangualde, Sátão e Vila Nova de Paiva, instituições parceiras no consórcio do Projeto ERASMUS+KA1 "Bridging the Gap - Boas Práticas para uma Gestão Integrada do Currículo" - n.º 2019-1-PT01-KA101-060330, desenhado e coordenado pelo Centro de Formação EduFor, tiveram a oportunidade de participar no curso “CLIL” – Content and Language Integrated Learning, dinamizado pelo International Training Centre. O curso teve lugar de 7 a 11 de março de 2022, na encantadora cidade imperial de Praga, na Chéquia.
Gratas por uma experiência tão enriquecedora, e porque vivenciamos uma semana de partilhas multiculturais e motivadoras, resta-nos expressar o nosso agradecimento a toda a equipa EDUFOR, por nos ter selecionado para a frequência deste curso. A mundividência cultural, de boas práticas pedagógico-didáticas, e o contacto com outras maneiras de ser e de estar na docência fomentou em nós o interesse por partilhar todos os conhecimentos adquiridos e implementar as metodologias apre(e)ndidas, no seio dos nossos grupos disciplinares dos Agrupamentos de Escolas a que pertencemos.
Deixamos, assim, o nosso reconhecimento ao EDUFOR, e que o nosso regozijo seja um incentivo a que outros docentes participem e desfrutem de uma experiência tão profícua como a que vivemos, de 5 a 11 de março, na República Checa! Aproveitem estas oportunidades de enriquecimento pessoal e profissional.
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Vamos ajudar os nossos alunos a aprenderem melhor e a serem mais saudáveis!
Um sono de qualidade deve estar no topo das nossas prioridades, pois é fundamental para garantir uma boa saúde e o bem-estar geral!
No passado dia 18 de março de 2022, celebrou-se o Dia Mundial do Sono, este ano com o lema: “Sono de Qualidade, Mente Sã, Mundo Feliz”.
Dormir mal está associado a problemas de saúde (física e mental), tais como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, deficiências imunitárias, depressão e ansiedade.
Nas crianças e adolescentes, o défice de sono pode traduzir-se também em dificuldades de concentração e aprendizagem, cansaço, instabilidade emocional e comportamento hiperativo, com consequente impacto negativo no seu desenvolvimento físico, mental e intelectual.
Os Serviços de Psicologia e Orientação, em parceria com o projeto Escola Promotora de Saúde do Agrupamento, associam-se às comemorações do Dia Mundial do Sono através da organização da Palestra “Cuidar do Sono de Crianças e Adolescentes”, a realizar no próximo dia 7 de abril (5ª feira), às 17:30h, no Cineteatro de Sátão, dirigida especialmente aos pais/ encarregados de educação do 1º CEB e do 7º ano de escolaridade.
Esta ação será dinamizada por psicólogas especialistas na área de investigação do Sono, Dr.ª Maria Inês Clara e Dr.ª Mariana Miller, e tem como principais objetivos alertar para a importância do sono, bem como esclarecer sobre hábitos de higiene do sono saudáveis e o seu impacto no desenvolvimento físico, mental e intelectual das crianças e adolescentes.
Convidamos os pais/encarregados de educação a participaram nesta palestra.
As inscrições realizam-se junto do professor titular de turma/ diretor de turma.
Nova plataforma na marcação/pagamentos de refeição
A transferência de competências na área da educação para os Municípios implica a implementação de novos procedimentos por parte dos Encarregados de Educação na marcação/pagamento de refeições, antecipação/prolongamento de horário, acesso ao bar/bufete e papelaria.
É já a partir de 1 de abril que terá de ser utilizada a plataforma “SIGA” para poder usufruir dos serviços atrás mencionados, bem como extrair faturas, consultar notificações, etc.
Se ainda não recebeu irá receber o código de acesso à plataforma, mantenha-se atento.
Nota: Deve manter a morada, telefone e endereço de e-mail sempre atualizados, nos serviços administrativos do Agrupamento de Escolas.
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
