O Clube de Ciência esteve bem ativo neste primeiro período.
A fermentação para a preparação de pão, bolos e panquecas, a coagulação do leite para obter o queijo, o processo de preparação de manteiga a partir das natas e as gomas saudáveis, feitas com gelatina, foram as atividades da “Química na cozinha”. Os produtos não se estragaram! Foram consumidos num lanche partilhado..
Na secção da eletrónica, foi com muito entusiasmo que os alunos construíram um carregador, que utiliza a energia solar, para carregar telemóveis.
E os fósseis que temos nos degraus das escadas dos pavilhões? Na azáfama do dia-a-dia não observamos com atenção o mundo que nos rodeia. Tantas vezes pisamos os degraus das escadarias dos pavilhões da escola secundária e, se calhar, nunca nos apercebemos da enorme diversidade de fósseis que se encontram naquele calcário formado há muitos milhões de anos (M.a.) (nos períodos Jurássico e Cretácico - 167M.a. – Era Mesozoica).
Muitos animais marinhos ficaram lá preservados e vão agora ser dados a conhecer através da sua identificação e posterior divulgação.
Para o segundo período o programa está quase a sair. Fica atent@ e aparece.
Cerimónia de entrega dos prémios de Excelência e de Valor
No passado dia 17 de dezembro, decorreu na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo a cerimónia de entrega dos prémios de Valor e de Excelência. O Quadro de Valor distingue os alunos dos ensinos básico e secundário que revelam grandes capacidades ou atitudes exemplares de superação das dificuldades ou que desenvolvem iniciativas ou ações, igualmente exemplares, de benefício claramente social ou comunitário ou de expressão de solidariedade na escola ou fora dela. Por sua vez, o Quadro de Excelência reconhece os alunos que revelem excelentes resultados escolares e produzam trabalhos académicos ou realizem atividades de excelente qualidade, quer no domínio curricular, quer no domínio dos complementos curriculares.
A cerimónia contou com a presença da Doutora Helena Castro, Diretora do Agrupamento de Escolas de Sátão, da professora Susete Mota, Presidente de Conselho Geral, do Sr.º José Coelho e do professor Acácio Pinto em representação da Caixa de Crédito Agrícola, que, há já alguns anos, se associa à iniciativa atribuindo prémios monetários aos melhores alunos. A Escola de Condução de Sátão premiou a melhor aluna do décimo primeiro ano, com a oferta de um voucher para a carta de condução.
Apesar de alguns constrangimentos decorrentes da pandemia, o evento decorreu com muita animação e foi possível apreciar os dotes musicais de alguns alunos.
Os Coordenadores dos Diretores de Turma.
Campanha de Solidariedade Cabaz do Animal
No âmbito da Campanha de Solidariedade Cabaz do Animal, (projeto das DAC do 8ºano), os alunos foram convidados a criar anúncios sobre “Bem Estar Animal”.
Os anúncios tinham como propósito sensibilizar para a necessidade de proteger e respeitar os animais; destacar a importância dos mesmos na vida das pessoas e promover a adoção de um animal abandonado.
Enfim,
Celebrar a vida animal em todas as suas vertentes e dar asas à imaginação ...
Este site foi criado com o objetivo partilhar tudo o que tem a ver com a utilização do digital no Agrupamento de Escolas de Sátão.
Qualquer dúvida ou questão poderá ser dirigida ao email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Teatrinho de Natal na Escola Básica Ferreira Lapa
Os alunos do clube “Saber p´ra que te quero”, Diogo, Joana, Lucas, Mara e Martim, do 6º A, apresentaram um teatrinho de Natal na Escola Básica Ferreira Lapa. Este clube, trabalha em estreita ligação com a Biblioteca Escolar e, inspirando-se no teatro lambe-lambe, também chamado teatro de caixas, ensaiaram o conto de Natal “As maçãs do senhor Duarte”, um texto de Rosa Lobato Faria. Por questões de saúde pública, a caixa foi aberta e transformada num teatro de marionetas.
Aqui fica a história e os votos de que no vosso Natal o Menino Jesus também faça magia e vos traga muitas coisas boas.
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
"Resiliência - o poder de transformar"
No âmbito do Projeto Escola Promotora de Saúde e da Medida Rapper, em colaboração com a CLDS-4G de Sátão, os alunos do 12º ano assistiram, no passado dia 3 de dezembro (Dia Internacional das Pessoas com Deficiência), à sessão "Resiliência - o poder de transformar".
Esta atividade contou com a presença do professor Armindo Domingos e do campeão mundial de boccia Fernando Ferreira, que testemunharam a sua resiliência perante os obstáculos.
Os alunos tiveram a oportunidade de visualizar o filme "Circo de Borboletas" e de ouvir a leitura dramatizada, por Isabel Lopes, de A maior flor do mundo, de José Saramago.
Foi, com certeza, uma manhã inesquecível, pela partilha transformadora.
Equipa EPS

Dia dos Direitos Humanos
A importância de o celebrar
O Dia dos Direitos Humanos é assinalado pela comunidade internacional no dia 10 de dezembro, para comemorar a data da adoção em 1948, dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Este dia é celebrado para refletir sobre o caminho a percorrer para garantir a universalidade destes direitos e relembrar as conquistas alcançadas. Esses direitos humanos são direitos básicos de todos os seres humanos e podem ser civis, políticos, económicos, sociais e culturais.
A Assembleia da República de Portugal aprovou em 1998 uma resolução na qual institui o dia 10 de dezembro como Dia Nacional dos Direitos Humanos.
8ºA, 8ºB, 8ºC , 8ºD,8ºE e 9ºA e 9ºB (DAC- Geografia)
DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS - 10 de Dezembro
Leituras Centenárias – discurso de José Saramago no podcast OUV' ISTO, episódio 3
PANDEMIA DE SORRISOS
Para celebrar o Dia Mundial do Sorriso’2021 (01/10), durante o mês de outubro, os Serviços de Psicologia e Orientação, em parceria com o Projeto Escola Promotora de Saúde,originaram uma Pandemia de Sorrisos no Agrupamento.
Os alunos do 5º ano ao 12º ano, docentes e não docentes foram convidados a sorrir e a serem gentis, partilhando experiências pessoais agradáveis. Assim, provocou-se um contágio de emoções positivas, tais como alegria, bondade, empatia, gratidão e esperança, na comunidade escolar.
Osorriso de cada um faz também sorrir os outros!
Lembrem-se de sorrir todos os dias
"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."(Antoine Saint-Exupéry, in O Principezinho) SPO/EPS
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
