Projeta-me – Caixa de imagens do Mundo

O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) da Direção-Geral da Educação é desenvolvido pela Equipa de Educação Artística e tem como objetivo promover a Arte e a Cultura em contexto escolar através de iniciativas de formação docente, projetos, parcerias e outras ações educativas.
Neste contexto, realizou-se no passado dia 16 de fevereiro, na sala EIA (Sala do Futuro) da Escola Básica Ferreira Lapa (Sátão) a Ação de Curta Duração (ACD) “Projeta-Me - Caixa de Imagens do Mundo” com o apoio inestimável do Agrupamento de Escolas de Sátão e em parceria com o Centro de Formação EDUFOR.

Esta ação de curta duração apresenta um roteiro que foi desenvolvido pelo PEEA e promove um conjunto de ações que estimulam a invenção de imagens visuais, musicais e do movimento do corpo.Trata-se deum recurso educativo organizado numa caixa, que comporta um conjunto de imagens e objetos, suportado por um dossiê̂ digital, para desenvolver atividades que exploram os domínios da Educação Artística e das suas Aprendizagens Essenciais.O recurso está integrado no Plano 21|23 Escola+com vista à recuperação das aprendizagensprocurando garantir que ninguém fica para trás.

De entre as escolas associadas ao EDUFOR, o PEEA encontra-se em implementação nos A.E. de Sátão, Penalva do Castelo, Nelas e Mangualde onde já foram realizadas diversas iniciativas. Nesta formação participaram colegas das várias escolas associadas ao Centro. Constituiu-se, assim, um momento valioso de encontro presencial mediado pelas linguagem das Artes que contribuiu para contrariar o afastamento que se tem vivido ultimamente.