Visita de Estudo 9º ano: Quinta da Taboadella
Na última semana de aulas do 1º período, os alunos do 9º ano de escolaridade visitaram a Quinta da Taboadella, empresa vitivinícola e de enoturismo, situada em Silvã de Cima, no âmbito das ações de desenvolvimento vocacional e planeamento de carreira dos SPO e dos projetos dos Domínios de Autonomia Curricular intitulados “Geração XXI: Que futuro? Desafios e escolhas”. Esta atividade foi promovida em parceria com a Câmara Municipal de Sátão e o CLDS Sátão 4G “Mais Ação, Mais Inclusão”.
Para além de apreciar a beleza dos espaços naturais e arquitetónicos da empresa, os estudantes tiveram também oportunidade de explorar os seus interesses profissionais ao conhecer e esclarecer dúvidas sobre profissões de diferentes áreas de educação e formação fundamentais para as várias atividades laborais e económicas da empresa.
Esta experiência vivida in loco pelos alunos contribuiu para a construção de projetos de vida, facilitando a realização de escolhas vocacionais informadas, conscientes e fundamentadas sobre o que estudar após o Ensino Básico, potenciando assim um futuro melhor e o seu bem-estar. (ver fotos da atividade)
A ESCOLA NA COMUNIDADE
No âmbito do projeto SSS (sabores e saberes solidários) as turmas do 11.ºE/F, acompanhados pelo Diretor de Turma, Fernando Amaral, dinamizaram com o seu saber e entusiasmo, no dia 16 de dezembro de manhã, uma festa para os utentes do Centro de Dia de Sátão. Foram momentos muito enriquecedores para todos os participantes, e que esperam repetir noutras ocasiões. A todos aqueles que se envolveram de corpo e alma nesta nobre atividade, levando carinho e amor aos mais carenciados nesta quadra natalícia, os nossos parabéns.
Postais de Natal
O Clube de Ciência esteve bem ativo neste primeiro período.
A fermentação para a preparação de pão, bolos e panquecas, a coagulação do leite para obter o queijo, o processo de preparação de manteiga a partir das natas e as gomas saudáveis, feitas com gelatina, foram as atividades da “Química na cozinha”. Os produtos não se estragaram! Foram consumidos num lanche partilhado..
Na secção da eletrónica, foi com muito entusiasmo que os alunos construíram um carregador, que utiliza a energia solar, para carregar telemóveis.
E os fósseis que temos nos degraus das escadas dos pavilhões? Na azáfama do dia-a-dia não observamos com atenção o mundo que nos rodeia. Tantas vezes pisamos os degraus das escadarias dos pavilhões da escola secundária e, se calhar, nunca nos apercebemos da enorme diversidade de fósseis que se encontram naquele calcário formado há muitos milhões de anos (M.a.) (nos períodos Jurássico e Cretácico - 167M.a. – Era Mesozoica).
Muitos animais marinhos ficaram lá preservados e vão agora ser dados a conhecer através da sua identificação e posterior divulgação.
Para o segundo período o programa está quase a sair. Fica atent@ e aparece.
Cerimónia de entrega dos prémios de Excelência e de Valor
No passado dia 17 de dezembro, decorreu na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo a cerimónia de entrega dos prémios de Valor e de Excelência. O Quadro de Valor distingue os alunos dos ensinos básico e secundário que revelam grandes capacidades ou atitudes exemplares de superação das dificuldades ou que desenvolvem iniciativas ou ações, igualmente exemplares, de benefício claramente social ou comunitário ou de expressão de solidariedade na escola ou fora dela. Por sua vez, o Quadro de Excelência reconhece os alunos que revelem excelentes resultados escolares e produzam trabalhos académicos ou realizem atividades de excelente qualidade, quer no domínio curricular, quer no domínio dos complementos curriculares.
A cerimónia contou com a presença da Doutora Helena Castro, Diretora do Agrupamento de Escolas de Sátão, da professora Susete Mota, Presidente de Conselho Geral, do Sr.º José Coelho e do professor Acácio Pinto em representação da Caixa de Crédito Agrícola, que, há já alguns anos, se associa à iniciativa atribuindo prémios monetários aos melhores alunos. A Escola de Condução de Sátão premiou a melhor aluna do décimo primeiro ano, com a oferta de um voucher para a carta de condução.
Apesar de alguns constrangimentos decorrentes da pandemia, o evento decorreu com muita animação e foi possível apreciar os dotes musicais de alguns alunos.
Os Coordenadores dos Diretores de Turma.
Campanha de Solidariedade Cabaz do Animal
No âmbito da Campanha de Solidariedade Cabaz do Animal, (projeto das DAC do 8ºano), os alunos foram convidados a criar anúncios sobre “Bem Estar Animal”.
Os anúncios tinham como propósito sensibilizar para a necessidade de proteger e respeitar os animais; destacar a importância dos mesmos na vida das pessoas e promover a adoção de um animal abandonado.
Enfim,
Celebrar a vida animal em todas as suas vertentes e dar asas à imaginação ...
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
