Nós fomos às Olimpíadas Química Júnior!
No dia 9 de abril, os alunos Dany Cardoso, Alessandro Martins, Tiago Ferreira (equipa “Eureka”, do 9ºD) e Joana Correia, Mara Pina e Diogo Pires (equipa “ Tubos de Ensaio”, do 9ºB), acompanhados pelas professoras de Físico-Química, Maria do Carmo e Cristina Alves, participaram nas Olimpíadas de Química Júnior, no Departamento de Química da Universidade de Coimbra.
Foi uma experiência muito enriquecedora, que contribuiu para o nosso desenvolvimento pessoal. Tivemos a oportunidade de visitar o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, de assistir à realização de experiências e também estivemos nos laboratórios a dar provas da nossa competência ao nível da química – pudemos interagir com outros estudantes, mexer, observar e realizar as experiências que nos proporcionaram.
Foi um dia fantástico de mãos dadas com o convívio e a sabedoria. Valeu a pena! E é para repetir, se possível…
Visita de Estudo a Santiago de Compostela
Nos dias 16 e 17 de abril os alunos de EMRC do 9.º ano de escolaridade, de 17 escolas da Diocese de Viseu, rumaram em direção a Santiago de Compostela. O Agrupamento de Escolas de Sátão participou nesta atividade com um total de 24 alunos e três professores. Tratou-se de uma visita bastante enriquecedora a nível cultural, religioso e que permitiu desenvolver as relações interpessoais, bem como o espírito de partilha e cooperação.
A primeira paragem foi na cidade de Viana do Castelo, onde decorreu o almoço e uma visita ao Monte de Santa Luzia. À tarde, visitámos as muralhas em Valença. A viagem prosseguiu rumo a Santiago de Compostela, passando por Vigo. Chegados ao hotel, aguardava-nos um belíssimo jantar, bons momentos de convívio, diversão e o merecido descanso.
Uma atividade solidária
No âmbito do projeto SSS (sabores e saberes solidários), os alunos do 12º E – curso profissional de cozinha e pastelaria deslocaram-se na tarde do dia 15 de abril, com o seu diretor de turma, Fernando Amaral, ao Lar da Fundação Elísio Ferreira Afonso, em Avelal, para mais uma atividade solidária. Aí foram partilhados momentos únicos, onde sabores e saberes foram misturados numa amálgama perfeita.
Os alunos confecionaram também uns apetitosos queques de laranja que ofertaram aos utentes durante o espectáculo, acompanhados de um abraço amigo.
Foi uma festa inesquecível para todos os participantes, onde prevaleceu a solidariedade, a amizade e a dádiva de um tempo bem proveitoso, que dá, com certeza, uma dimensão especial à vida de cada um e um contributo importante na formação integral do ser humano. Esta atividade teve também a colaboração do curso profissional de multimédia do 11º ano. (ver fotos)
Comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
A Biblioteca Escolar do Agrupamento convida toda a comunidade educativa a participar na sessão de apresentação do novo livro do professor e escritor Carlos Paixão, que irá realizar-se no próximo dia 22 de abril, pelas 14h15, no Cineteatro de Sátão.
A atividade insere-se nas Comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala a 23 de abril, e contará com a presença do autor, docente na EB1 de Sátão, e do ilustrador, professor Carlos Pais.

Ciência com o 1º Ciclo
No dia 14 de março decorreu, na Escola Básica de Ferreira de Aves, o projeto "Ciência com o 1.º Ciclo". Esta atividade foi dinamizada pelos alunos do CursoVocacional - manutençãocom o acompanhamento da professora de Físico Química Sara Cunha. Esta dinâmica procurou mostrar que as ciências e a experimentação são inseparáveis. Os alunos, do 1.º e 2.º ano, da professora Iva Botelho, utilizaram materiais do dia-a-dia para a realização de experiências simples de acordo com o previsto nos respetivos programas. A atividade foi muito interessante, superando as expectativas. Os alunos revelaram muito interesse, motivação e empenho durante a realização das experiências. O ensino experimental proporcionou a aquisição de conhecimentos, conduzindo os alunos à descoberta dos resultados esperados. A articulação entre alunos com diferentes faixas etárias foi, também, uma mais-valia, atendendo a que a troca de saberes proporcionou aos alunos o desenvolvimento de aprendizagens diversas.
Reunião extraordinária do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Sátão no dia 19 de abril de 2016, às 18:30 horas, na Escola Secundária Frei Rosa Viterbo. Ver convocatória
Dia Global do Voluntariado Jovem:
Campanha do Laço Azul
Na semana do dia Global do Voluntariado Jovem, um grupo de alunos das turmas A e C do 9º ano participará na Campanha do Laço Azul, com o objetivo de assinalar Mês da Prevenção dos Maus tratos na Infância. Estes alunos dinamizarão, no dia 18 de abril, às 10:00, o Flashmob do Laço Azul. Durante este evento, que terá lugar no polivalente da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, serão distribuídos folhetos informativos e marcadores de livros cedidos pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sátão, bem como laços azuis a todos aqueles que quiserem mostrar que não são indiferentes ao problema.
Esta atividade está incluída num conjunto de ações comunitárias de caráter social e ambiental organizadas no âmbito do projeto eTwinning “Teen’s Actions for Good”.
Não fiques indiferente ao problema.
Aparece segunda feira 18 de abril às 10:00 no polivalente.
Atividades Formativas do Curso Profissional de Restauração
Os catorze alunos do curso profissional de restauração, variante de cozinha e pastelaria, do Agrupamento de Escolas de Sátão, tiveram nesta sexta-feira, dia 8 de abril, um passeio de bicicleta pelo concelho, com almoço no Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos.
Alguns alunos, acompanhados pelos professores Fernando Amaral e Armindo Domingos, saíram de bicicleta da Escola Frei Rosa Viterbo, pelas 9:30 h, com passagem por várias localidades, pelo Senhor da Agonia (Avelal), até ao Senhor dos Caminhos (Rãs), os outros alunos ficaram na Escola a confecionar o almoço volante, sob a supervisão da formadora, Dilar Cardoso, que à hora prevista levaram aos seus colegas.
Depois foi por a mesa, ao ar livre, e almoçar, almoço para todos os alunos e professores a que se juntaram elementos da direção entre outros colaboradores da escola.
Foi uma atividade diferente, mas subordinada aos mesmos objetivos das demais atividades formativas e profissionalizantes, visando dotá-los de competências globais capacitantes para responderem em diversos contextos de vida real.
Visita de estudo do 2º ciclo
Realizou-se, no dia 8 de abril, a visita de estudo dos alunos do quinto e sexto ano. Apesar de frio, o dia manteve-se sem chuva o que permitiu uma viagem mais agradável.
O destino da viagem era o Porto, mais propriamente o Parque Biológico de Gaia e o World of Discoveries. No regresso ainda tivemos oportunidade de passar pela Estação Litoral da Aguda.
No Parque Biológico, os alunos percorreram um circuito de descoberta da natureza com cerca de 3 km, ao longo dos quais puderam observar a paisagem da região, incluindo todos os seus componentes (flora, fauna, clima, arquitetura rural, usos e costumes, hidrografia, etc.) e do contraste entre essa paisagem agro-florestal, que se preserva no parque e a envolvente urbana. (ver fotos)

Visita de estudo dos cursos profissionalizantes
No dia 5 de abril, no âmbito do projeto Plano Nacional de Cinema, os alunos dos cursos profissionalizantes do nosso Agrupamento, assistiram ao filme “Adeus, pai”, de Luís Filipe Rocha, nos cinemas NOS do Palácio do Gelo.
Da parte da tarde foram ao Teatro Viriato ver a peça “K cena – A grande ressaca”, com textos de Matei Visniec.
O projeto Plano Nacional de Cinema visa fomentar a transversalidade nas aprendizagens e a interdisciplinaridade e contribuir para o desenvolvimento da literacia cinematográfica. Parabéns aos nossos alunos que tiveram uma postura correta, estando sempre atentos a tudo que se passava à sua volta. (ver filme) e (ver fotos)

