Visita de Estudo a Coimbra
No passado dia 19 de maio, as turmas do 7ºano realizaram uma visita de estudo a Coimbra. Os alunos foram acompanhados pelos respetivos diretores de turma, outros docentes do Agrupamento e os colegas da turma do 10ºH - curso profissional de turismo ambiental e rural. Estes últimos tinham a missão de servir de cicerones dos mais novos.
Durante a manhã, os alunos visitaram os museus da ciência, da zoologia e o museu Machado de Castro. Tiveram ainda a oportunidade de passear pela Alta da cidade, passando por algumas faculdades da Universidade, observando o panorama junto à biblioteca joanina, apreciando, entre outros, a Sé Velha e todo o percurso até às margens do rio Mondego, local escolhido para o tão desejado almoço.
À DESCOBERTA DA EXPANSÃO MARÍTIMA
Nos tempos atuais muito se fala de empreendedorismo. O papel de empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las, procurar recursos e transformá-las em soluções para a satisfação de necessidades.
Neste contexto podemos considerar a Expansão Marítima o expoente máximo do empreendedorismo. Os portugueses, perante problemas económicos graves realizaram feitos heroicos ao desafiar o desconhecido, atravessaram mares nunca dantes navegados e deram novos mundos ao mundo.
Pela importância dos Descobrimentos Portugueses, o grupo de História e Geografia de Portugal lançou o desafio aos alunos do 5º ano, integrado nos conteúdos curriculares e no Plano Anual de Atividades, de elaboração de trabalhos relacionados com o tema. Os alunos lançaram mãos à obra e mostraram o seu espírito aventureiro, criativo e inovador apresentando trabalhos de elevada qualidade. A exposição com os trabalhos realizados pode ser visitada pela comunidade educativa na Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves e Escola Básica Ferreira Lapa. No próximo dia 30 de Maio, os alunos do 5º ano, com a colaboração do professor de Educação Musical vão cantar canções relacionadas com os descobrimentos, no intervalo grande da manhã. Desde já agradecemos o empenho e colaboração ativa dos encarregados de educação e outros membros da comunidade educativa em muitos dos trabalhos executados pelos seus educandos.
A exposição estará patente ao público até ao dia 31 de maio. (ver fotos)
Candidatura a Subsídio de Estudo
Avisam-se os Alunos e os Encarregados de Educação dos alunos do Agrupamento de Escola de Sátão que vai iniciar-se o processo de candidatura a Subsídio de Estudo para o ano Letivo 2016/2017.
O período de candidatura é de 2 a 31 de maio de 2016.
Os interessados, devem levantar o boletim de candidatura na papelaria da respetiva escola, ou imprimir diretamente clicando aqui e entregá-lo devidamente preenchido nos Serviços Administrativos, acompanhado da declaração da Segurança Social ou entidade empregadora com escalão do abono de família.
Fora do prazo, só serão aceites pedidos de alteração da situação económica.
Hexacampeões de Boccia

A Equipa de Boccia ganhou mais uma vez o Campeonato Nacional do Desporto Escolar.
Exposição “À procura da arte IV”
No âmbito da disciplina de Educação Visual, está a decorrer a exposição intitulada “À procura da arte IV”, resultado de uma iniciativa que perdura há três anos no Agrupamento, com um ano de interrupção. Não é mais do que a concretização de conteúdos abordados na disciplina de Educação Visual, relacionados com a temática da ARTE, cujo desfecho são os trabalhos que se encontram visíveis no pavilhão 3, da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo.
Convidamos assim toda a comunidade escolar a visitar esta exposição, valorizando assim o trabalho dos nossos artistas do nono ano que revelaram muito empenho e sobretudo muita criatividade.
Grupos de Recrutamento 600 (Artes Visuais)
Líderes InovadoresNo passado dia 11 de maio, a Dra. Helena Castro, diretora do Agrupamento de Escolas de Sátão recebeu, juntamente com outros 49 diretores de todo o país, o Certificado de Conclusão do Programa de Formação de Líderes Inovadores no campo da educação, em cerimónia organizada pela Microsoft Education e patrocinada pela Direção Geral de Administração Escolar, que contou com a presença do Sr. Secretário de Estado da Educação.
Sendo assim, o Agrupamento de Escolas de Sátão conta agora com um novo conjunto de parceiros empresariais que o apoiarão nos processos de inovação metodológica e tecnológica.
Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões
Os riscos de uma alimentação industrializada
No passado dia 11 de maio decorreu, no cineteatro de Sátão, a conferência subordinada ao tema “Os riscos de uma alimentação industrializada”, dada pelo Professor Jorge Paiva da Universidade de Coimbra, para os alunos do 9ºano do Agrupamento.
Os alunos, por meio de uma exposição eloquente e motivadora do orador, foram levados a tomar consciência dos riscos da alimentação industrializada que corresponde cada vez mais à alimentação atual. Foram alertados para o abuso do glúten (que provoca insaciabilidade) em alimentos supostamente isentos do mesmo (hambúrgueres…), para os alimentos geneticamente manipulados e seus malefícios na saúde e para a degradação “assustadora” da qualidade da carne que consumimos, entre outros aspetos, igualmente, muito pertinentes e atuais.
Muito obrigada Professor Jorge Paiva que, amavelmente, se deslocou mais uma vez à nossa Escola.
Exposição na biblioteca da EBIFA
“Decorreu, na passada semana, uma exposição na biblioteca da EBIFA para celebrar o dia da Europa – 9 de maio.
A exposição exibiu, entre outros, apresentações em powerpoint dos alunos do Clube Europeu (das turmas 7ºF, 8ºF e 9ºF) sobre diversos países da União Europeia, assim como desenhos referentes à temática “E se fosse contigo?”, orientados pelo professor Salomão Carvalho.
Encontro com a escritora Elisabete Jacinto
No passado dia 12, as turmas do 8.º ano do agrupamento estiveram presentes num encontro com a piloto portuguesa de todo-terreno Elisabete Jacinto, no auditório da ESFRoV, numa iniciativa promovida pela Biblioteca Escolar, com o apoio da Plátano Editora.
A autora dos livros “Os Portugas no Dakar” e “Irina no Master Rali” falou-nos das suas experiências que inspiraram estes livros de aventuras. O primeiro, ilustrado em banda desenhada por Luís Pinto Coelho, integra as listas do Plano Nacional de Leitura.

