Plano Anual de Atividades

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revista "Sacola"

1º período (jan. 2024)

2º período (junho. 2024)

 


A Caixa Crédito Agrícola Mútuo

do Vale do Dão e Alto Vouga

divulgou 8ª edição

do Programa CA Nota 20


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Agrupamento de Escolas de Sátão

Sacola 2ª ed. 27_06_2024

                                     Clique na imagem para aceder ao jornal escolar SACOLA

ALL4Integrity 27_06_2024

ALL4Integrity - RedEscolas AntiCorrupção 2023-2024

Por uma Escola que inspira uma Cultura de Integridade!

(ver ofilme da atividade)

O projeto da RedEscolas AntiCorrupção foi pela primeira vez desenvolvido no Agrupamento. O tema foi trabalhado com as turmas B e F do 10.º ano, D do 11.º ano e G e F do 12.º ano. As disciplinas envolvidas foram Área de Integração, História da Cultura e das Artes, História, Psicologia, Filosofia, EMRC, Técnicas Multimédia e Cidadania e Desenvolvimento.

Do trabalho realizado contam-se as exposições subordinadas ao tema, a palestra com a participação do Dr. Paulo Morais, a elaboração de cartazes e a participação ativa nas comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.

Da sua realização foi feito o registo fotográfico e em vídeo que resultou num vídeo apresentado, por alunos da turma F do 12.º ano, na cerimónia final realizada no passado dia 6 de junho.

Nesta cerimónia estiveram presentes as escolas participantes a nível nacional e foram atribuídos os selos digitais. Ao nosso Agrupamento foi atribuído o Selo Digital de Bronze com o qual nos congratulamos.

Bem-haja a todos os que contribuíram para iniciarmos o caminho para uma sociedade mais justa e por uma escola que inspira uma cultura de integridade.

 

Educação Artística 9º anos 24_06_2024



Os alunos do 9ºE

“Ao longo deste ano letivo, a turma do 9⁰E realizou diversas atividades, que permitiram aos alunos o aperfeiçoamento das suas capacidades artísticas e desenvolvimento pessoal. 

No ano da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, as atividades giraram em torno desse tema. 

 No 1.⁰ período, refletiu-se sobre a liberdade, e formaram-se pequenos grupos, que juntamente escreveram as suas reflexões. Também se realizaram alguns jogos. Nas aulas seguintes, cada aluno sugeriu atividades que se poderiam realizar para a comemoração do 25 de abril. Algumas ideias foram a elaboração de uma peça de teatro e escrever uma música. No final, acabou por se decidir que iriam construir um cravo. 

No segundo período, tudo girou à volta da criação do cravo. Ao longo do tempo os alunos foram construindo os seus cravos e apresentando-os às professoras. Para acompanhar a performance, cada aluno escreveu uma ou duas quadras usando palavras chave relacionadas com o tema, cuja finalidade era apresentar no cineteatro municipal.

No último período, fizeram-se os ajustes finais da atuação e com o professor de Português, Fernando Amaral, adicionaram uma música de fundo ao trabalho. Nas aulas seguintes ensaiaram a movimentação em cena e finalmente no dia 23 de abril foi apresentado o nosso projeto no cineteatro.

Foi uma experiência interessante de se realizar, pois a atuação permitiu-nos superar as inseguranças perante as outras turmas e professores e mostrar o nosso potencial.”

(ver o filme da atividade)

 

Educação Artística 9º anos 20_06_2024



No dia 23 de abril, os alunos dos 9º anos do Agrupamento de Escolas de Sátão, apresentaram no Cine Teatro de Sátão, performances resultantes do trabalho desenvolvido, na disciplina de Educação Artística, sobre os temas “liberdade” e o “25 de abril”. 

Os alunos do 9ºA

“Considerámos esta experiência muito enriquecedora e muito estimulante

pois podemos aprender mais sobre o 25 de abril e assim valorizá-lo.

Além disso, tivemos a oportunidade de melhorar as nossas capacidades e

competências artísticas, sobretudo no domínio do teatro.

Foi uma experiência nova, onde cada um de nós reconheceu o seu lado artístico.

Foi maravilhoso passar os 50 anos do 25 de abril.

Também foi um momento muito divertido e diferente.

Foi inovador e achamos que foi algo que nos fez pensar mais sobre como eram as

coisas antes do 25 de abril. Por isso, no geral,  consideramos esta peça 

interessante e que nos fez despertar.

Foi uma forma incrível e didática de explicar como era o tempo antes do 25 de abril.”

(ver o filme da atividade)

Os alunos do 9ºB

“Foram meses de muito trabalho, dedicação, companheirismo e cooperação. 

Por vezes, não foi fácil. Ao longo deste percurso, a vergonha, o medo, o nervosismo, a timidez e o pânico de prejudicar o grupo, fizeram parte do quotidiano. 

Chegados ao dia, a preocupação era brutal!!!

Imaginem-se numa sala a abarrotar, espectadores ansiosos e esperançosos pelo grande momento… 

E eis que surgem as primeiras palavras a apresentar o tão esperado acontecimento. 

Os temas abordados estabeleceram uma analogia com o passado recente vivenciados, sobretudo, na época da ditadura. 

Fazer parte desta aventura permitiu-nos descobrir a “veia artística” que há em nós. 

Assim que as cortinas se abriram, libertámo-nos e, a pouco e pouco, tornámo-nos mais confiantes, não só em relação a nós, mas também em relação aos outros.

Recordamos que o teatro é fruto de um produto coletivo. Com o nosso Talk Show conseguimos abordar assuntos delicados, de uma forma mais descontraída, sem nunca descorar a real importância dos mesmos. 

Resta-nos agradecer enaltecendo todos quantos colaboraram para o sucesso da atividade.”

(ver o filme da atividade)

Os alunos do 9ºC

“No âmbito da disciplina de Educação Artística, foi nos pedido a escrita de uma peça de teatro sobre o "25 de abril" então, depois dos grupos serem divididos, os alunos começaram a ensaiar a peça de teatro mudo. 

Os momentos que antecederam a apresentação foram demorados, o nervosismo e o stress eram muitos. A peça correu bem, toda a gente desempenhou o seu papel corretamente e no final fomos aplaudidos por toda a plateia. Foi uma experiência única.”

(ver o filme da atividade)

Os alunos do 9º D

“25 de Abril: nos dias de hoje”.

“É com grande satisfação que expressamos o nosso apreço pela oportunidade de participarmos ativamente na produção teatral no contexto da disciplina de Educação Artística. Este projeto permitiu-nos explorar e aprimorar as nossas habilidades artísticas, ao mesmo tempo que nos proporcionou uma experiência

enriquecedora em termos de aprendizagem e expressão criativa. Através do teatro, pudemos mergulhar em diferentes papeis e narrativas, desenvolvendo não apenas competências técnicas, mas também habilidades de comunicação, colaboração e autoconfiança.

Nesta performance (cover do tema “ECO” de Carolina Deslandes, música original da aspirante Grupo musical, “AIGYZY”; dança; vídeo; dramatização e cartazes) abordaram-se assuntos muito relevantes como a desigualdade de género, a inflação, o ambiente e «Fake News».

No final da peça de teatro, a turma colocou um estendal de cartazes, elaborados nas aulas de Educação Visual, sobre o tema principal desta peça.

A apresentação foi o resultado de meses intensos de trabalho em equipa.

Sob a direção dos professores de artística, prof. Ana Cristina Esteves, prof. Nuno Santos e a Atriz Isabel Lopes, os alunos deram vida a este tema que cativou a audiência do início ao fim.

Agradecemos profundamente aos nossos professores e colegas por todo o apoio e incentivo ao longo deste processo, e iremos guardar com carinho as memórias e aprendizagens adquiridas neste percurso artístico.

(ver o filme da atividade)

 
 

TEACH EUROPE 17_06_2024

TEACH EUROPE

The collaboration of your school, Agrupamento de Escolas de Sátão has greatly contributed to achieving the project’s core aims and in doing so, to implement a cross-curricular perspective in teaching for and about the European Union. Furthermore, it is Teach Europe’s hope that its pedagogical offer enables young people across the continent to think critically about their European identity and to become a generation of active citizens, prepared to contribute and play an active role in European society. European Schoolnet acknowledges and is grateful for the collaboration of the Agrupamento de Escolas de Sátãoto Teach Europe, and specially of Ms Maria da Piedade Carvalho da Silva.

Poemas de abril 17_06_2024



Contratação de Escola: técnicos especializados e professores 10_06_2024

 

Horário nº25 - Grupo 100 - Educação Pré-Escolar

Abertura de concurso para contratação de escola - Grupo 100 – Educação Pré-Escolar

Aviso de Abertura

Lista de colocação

Horário nº37 - Grupo 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico

Abertura de concurso para contratação de escola - Grupo 100 – Educação Pré-Escolar

Aviso de Abertura

Lista de colocação

Horário nº39 - Grupo 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico

Abertura de concurso para contratação de escola - Grupo 100 – Educação Pré-Escolar

Aviso de Abertura

Lista de colocação

Comemoração dos 50 anos do 25 de abril 12_06_2024

Comemoração dos 50 anos do 25 de abril 

"Em comemoração aos 50 anos do 25 de abril o 8°A foi desafiado, no âmbito da disciplina de educação artística, a realizar um trabalho relacionado ao tema. O trabalho foi dividido em 3 etapas, sendo a 1° a realização de um vídeo contendo algumas imagens da retrospetiva da realização do trabalho, a 2° etapa a realização de um áudio da música <Grândola Vila Morena> para anexar ao vídeo e a 3° e última etapa o desenvolvimento  de uma maquete no formato do número 25 e um poema relacionado com o tema contendo algumas ilustrações." 

Trabalho dos alunos do 8º B em Educação Artística

O Terreiro do Paço no dia do 25 de Abril, durante a Revolução.

No dia 25 de abril de 1974, Portugal vivenciou uma transformação histórica conhecida como a Revolução dos Cravos, que pôs fim a décadas de ditadura sob o regime do Estado Novo, liderado por Marcello Caetano, e marcou o início de uma nova era de democracia e liberdade. 

Para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, fizemos um trabalho na qual recriamos o Terreiro do Paço no dia do 25 de Abril, durante a Revolução. Fizemos este trabalho, pois é importante refletir sobre o impacto profundo que este dia teve em Portugal. Não é apenas um momento para lembrar o passado, mas também uma oportunidade para renovar nosso compromisso com os valores democráticos que foram defendidos com tanta coragem.
Celebramos esta ocasião histórica com o mesmo espírito de esperança e unidade que caracterizou a revolução original.

 

Alunos do 8ºB

Moldar o futuro da Europa: um estudo sobre o tema realizado pelos alunos de inglês do 11ºD

Moldar o futuro da Europa: um estudo realizado pelos alunos de inglês do 11ºD

Estamos em contagem decrescente para um momento crucial para a democracia e a participação cívica em toda a União Europeia. É já este domingo, dia 9 de junho de 2024,  que os portugueses poderão eleger os seus representantes no Parlamento Europeu!  Não é apenas política. Trata-se de moldar o futuro da Europa. 

Aproveitamos a ocasião para partilhar convosco os resultados de um estudo sobre o tema realizado pelos alunos de inglês do 11ºD, no âmbito das DAC e do projeto eTwinning W.E.C.A.R.E. 

(clique na imagem)

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  • Associação EPIS

    A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.

    A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.

    Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.


    A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.

    Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.

     
     
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