ALL4Integrity - RedEscolas AntiCorrupção 2023-2024
Por uma Escola que inspira uma Cultura de Integridade!
O projeto da RedEscolas AntiCorrupção foi pela primeira vez desenvolvido no Agrupamento. O tema foi trabalhado com as turmas B e F do 10.º ano, D do 11.º ano e G e F do 12.º ano. As disciplinas envolvidas foram Área de Integração, História da Cultura e das Artes, História, Psicologia, Filosofia, EMRC, Técnicas Multimédia e Cidadania e Desenvolvimento.
Do trabalho realizado contam-se as exposições subordinadas ao tema, a palestra com a participação do Dr. Paulo Morais, a elaboração de cartazes e a participação ativa nas comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.
Da sua realização foi feito o registo fotográfico e em vídeo que resultou num vídeo apresentado, por alunos da turma F do 12.º ano, na cerimónia final realizada no passado dia 6 de junho.
Nesta cerimónia estiveram presentes as escolas participantes a nível nacional e foram atribuídos os selos digitais. Ao nosso Agrupamento foi atribuído o Selo Digital de Bronze com o qual nos congratulamos.
Bem-haja a todos os que contribuíram para iniciarmos o caminho para uma sociedade mais justa e por uma escola que inspira uma cultura de integridade.
Os alunos do 9ºE
“Ao longo deste ano letivo, a turma do 9⁰E realizou diversas atividades, que permitiram aos alunos o aperfeiçoamento das suas capacidades artísticas e desenvolvimento pessoal. No ano da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, as atividades giraram em torno desse tema. No 1.⁰ período, refletiu-se sobre a liberdade, e formaram-se pequenos grupos, que juntamente escreveram as suas reflexões. Também se realizaram alguns jogos. Nas aulas seguintes, cada aluno sugeriu atividades que se poderiam realizar para a comemoração do 25 de abril. Algumas ideias foram a elaboração de uma peça de teatro e escrever uma música. No final, acabou por se decidir que iriam construir um cravo. No segundo período, tudo girou à volta da criação do cravo. Ao longo do tempo os alunos foram construindo os seus cravos e apresentando-os às professoras. Para acompanhar a performance, cada aluno escreveu uma ou duas quadras usando palavras chave relacionadas com o tema, cuja finalidade era apresentar no cineteatro municipal. No último período, fizeram-se os ajustes finais da atuação e com o professor de Português, Fernando Amaral, adicionaram uma música de fundo ao trabalho. Nas aulas seguintes ensaiaram a movimentação em cena e finalmente no dia 23 de abril foi apresentado o nosso projeto no cineteatro. Foi uma experiência interessante de se realizar, pois a atuação permitiu-nos superar as inseguranças perante as outras turmas e professores e mostrar o nosso potencial.” |
No dia 23 de abril, os alunos dos 9º anos do Agrupamento de Escolas de Sátão, apresentaram no Cine Teatro de Sátão, performances resultantes do trabalho desenvolvido, na disciplina de Educação Artística, sobre os temas “liberdade” e o “25 de abril”.
Os alunos do 9ºA
“Considerámos esta experiência muito enriquecedora e muito estimulante pois podemos aprender mais sobre o 25 de abril e assim valorizá-lo. Além disso, tivemos a oportunidade de melhorar as nossas capacidades e competências artísticas, sobretudo no domínio do teatro. Foi uma experiência nova, onde cada um de nós reconheceu o seu lado artístico. Foi maravilhoso passar os 50 anos do 25 de abril. Também foi um momento muito divertido e diferente. Foi inovador e achamos que foi algo que nos fez pensar mais sobre como eram as coisas antes do 25 de abril. Por isso, no geral, consideramos esta peça interessante e que nos fez despertar. Foi uma forma incrível e didática de explicar como era o tempo antes do 25 de abril.” |
Os alunos do 9ºB
“Foram meses de muito trabalho, dedicação, companheirismo e cooperação. Por vezes, não foi fácil. Ao longo deste percurso, a vergonha, o medo, o nervosismo, a timidez e o pânico de prejudicar o grupo, fizeram parte do quotidiano. Chegados ao dia, a preocupação era brutal!!! Imaginem-se numa sala a abarrotar, espectadores ansiosos e esperançosos pelo grande momento… E eis que surgem as primeiras palavras a apresentar o tão esperado acontecimento. Os temas abordados estabeleceram uma analogia com o passado recente vivenciados, sobretudo, na época da ditadura. Fazer parte desta aventura permitiu-nos descobrir a “veia artística” que há em nós. Assim que as cortinas se abriram, libertámo-nos e, a pouco e pouco, tornámo-nos mais confiantes, não só em relação a nós, mas também em relação aos outros. Recordamos que o teatro é fruto de um produto coletivo. Com o nosso Talk Show conseguimos abordar assuntos delicados, de uma forma mais descontraída, sem nunca descorar a real importância dos mesmos. Resta-nos agradecer enaltecendo todos quantos colaboraram para o sucesso da atividade.” |
Os alunos do 9ºC
“No âmbito da disciplina de Educação Artística, foi nos pedido a escrita de uma peça de teatro sobre o "25 de abril" então, depois dos grupos serem divididos, os alunos começaram a ensaiar a peça de teatro mudo. Os momentos que antecederam a apresentação foram demorados, o nervosismo e o stress eram muitos. A peça correu bem, toda a gente desempenhou o seu papel corretamente e no final fomos aplaudidos por toda a plateia. Foi uma experiência única.” |
Os alunos do 9º D
“25 de Abril: nos dias de hoje”. “É com grande satisfação que expressamos o nosso apreço pela oportunidade de participarmos ativamente na produção teatral no contexto da disciplina de Educação Artística. Este projeto permitiu-nos explorar e aprimorar as nossas habilidades artísticas, ao mesmo tempo que nos proporcionou uma experiência enriquecedora em termos de aprendizagem e expressão criativa. Através do teatro, pudemos mergulhar em diferentes papeis e narrativas, desenvolvendo não apenas competências técnicas, mas também habilidades de comunicação, colaboração e autoconfiança. Nesta performance (cover do tema “ECO” de Carolina Deslandes, música original da aspirante Grupo musical, “AIGYZY”; dança; vídeo; dramatização e cartazes) abordaram-se assuntos muito relevantes como a desigualdade de género, a inflação, o ambiente e «Fake News». No final da peça de teatro, a turma colocou um estendal de cartazes, elaborados nas aulas de Educação Visual, sobre o tema principal desta peça. A apresentação foi o resultado de meses intensos de trabalho em equipa. Sob a direção dos professores de artística, prof. Ana Cristina Esteves, prof. Nuno Santos e a Atriz Isabel Lopes, os alunos deram vida a este tema que cativou a audiência do início ao fim. Agradecemos profundamente aos nossos professores e colegas por todo o apoio e incentivo ao longo deste processo, e iremos guardar com carinho as memórias e aprendizagens adquiridas neste percurso artístico. |
TEACH EUROPE
The collaboration of your school, Agrupamento de Escolas de Sátão has greatly contributed to achieving the project’s core aims and in doing so, to implement a cross-curricular perspective in teaching for and about the European Union. Furthermore, it is Teach Europe’s hope that its pedagogical offer enables young people across the continent to think critically about their European identity and to become a generation of active citizens, prepared to contribute and play an active role in European society. European Schoolnet acknowledges and is grateful for the collaboration of the Agrupamento de Escolas de Sátãoto Teach Europe, and specially of Ms Maria da Piedade Carvalho da Silva.
Horário nº25 - Grupo 100 - Educação Pré-Escolar
Abertura de concurso para contratação de escola - Grupo 100 – Educação Pré-Escolar
Horário nº37 - Grupo 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico
Abertura de concurso para contratação de escola - Grupo 100 – Educação Pré-Escolar
Horário nº39 - Grupo 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico
Abertura de concurso para contratação de escola - Grupo 100 – Educação Pré-Escolar
Comemoração dos 50 anos do 25 de abril
O Terreiro do Paço no dia do 25 de Abril, durante a Revolução.
No dia 25 de abril de 1974, Portugal vivenciou uma transformação histórica conhecida como a Revolução dos Cravos, que pôs fim a décadas de ditadura sob o regime do Estado Novo, liderado por Marcello Caetano, e marcou o início de uma nova era de democracia e liberdade.
Moldar o futuro da Europa: um estudo realizado pelos alunos de inglês do 11ºD
Estamos em contagem decrescente para um momento crucial para a democracia e a participação cívica em toda a União Europeia. É já este domingo, dia 9 de junho de 2024, que os portugueses poderão eleger os seus representantes no Parlamento Europeu! Não é apenas política. Trata-se de moldar o futuro da Europa.
Aproveitamos a ocasião para partilhar convosco os resultados de um estudo sobre o tema realizado pelos alunos de inglês do 11ºD, no âmbito das DAC e do projeto eTwinning W.E.C.A.R.E.
(clique na imagem)
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.