Trabalhos de alunos sobre o 25 de abril_1.º ciclo
Trabalhos dos alunos sobre o 25 de abril
25 de abril – dia da Liberdade
Este ano, comemoram-se os 46 anos do 25 de abril, mas, infelizmente, pelas exigências do confinamento social provocado pelo surto de Covid-19, sentimo-nos um pouco menos livres. No entanto, não quisemos deixar passar esta data tão importante para a democracia portuguesa. Os alunos do 6ºA e 6ºB, num trabalho colaborativo entre História e Geografia de Portugal, Educação Visual e Educação Tecnológica relembraram esta data com vários trabalhos sob a forma de textos, cartazes, bonecos articulados com figuras relevantes deste período histórico, entre outros.
Fica aqui o convite à reflexão: a Liberdade é um bem precioso que muitas vezes é ameaçado por circunstâncias sociais, políticas e económicas.
Aguardando por melhores dias e desejando muita saúde a toda a comunidade educativa, fica aqui o convite para observarem estes e outros trabalhos destes alunos que podem ser consultados nos blogues educativos seguintes:
https://ligadosaomundo.wordpress.com
https://hgpsatao.wordpress.com
Escola em tempo de COVID-19
Ministério da Educação - Conselhos às famílias - Covid-19
De acordo com o Regulamento exarado do Ministério da Educação foi elaborado um conjunto de orientações para o Ensino à Distância, que devem ser cumpridas por todos os intervenientes professores, alunos e encarregados de educação.
Neste momento, porque temos responsabilidades acrescidas no que diz respeito à utilização das tecnologias de apoio ao ensino à distância, torna-se fundamental encontrar procedimentos comuns a todos, que facilitem a vida aos alunos e suas famílias e que reduzam o risco de perda de controle sobre os dados em circulação na internet.
É, por isso, FUNDAMENTAL, o cumprimento destas orientações. Como sabem, a lei de proteção de dados é bastante exigente e responsabiliza cada cidadão pelo seu cumprimento ou incumprimento.
“ROSTOS ENGARRAFADOS”
A escolas fecharam para os alunos que estão agora em casa a cumprir o plano de contingência do COVID-19 usufruindo de ensino à distância. Todavia, antes disso acontecer, nas aulas de ET e EV os alunos estavam a explorar a riqueza cultural e plástica de diversas culturas. Tomando estas como ponto de partida e os conhecimentos técnicos apreendidos, os alunos puseram em prática a política dos “3 R’s”, reutilizando garrafões de detergente para criar trabalhos de natureza plástica tridimensional. Baseando-se na arte e cultura das civilizações pré-colombianas (Astecas, Maias e Incas), as turmas do 5ºE e 6ºE da EBIFA deram asas à imaginação, e dos garrafões de plástico fizeram nascer rostos expressivos onde aplicaram os conteúdos lecionados nas aulas.
A paragem das atividades letivas presenciais na escola interrompeu a atividade prática da “oficina de ideias” em sala de aula onde se recriava o mundo e reinventavam novas formas plásticas. Porém, a impossibilidade de uma apreciação ao vivo dessas criações não impede que espreitemos os bastidores de confeção onde repousam os trabalhos que os alunos estavam a realizar. Ficam aqui as fotos-espia dos trabalhos que – todos assim o esperamos – em breve serão terminados para poderem ver a «luz do dia» num espaço à vista de todos.
Sandra Santos

Dia 20 de março - Dia Internacional da Francofonia

AVISO
De acordo com a decisão do Conselho de Ministro e o Comunicado às escolas da DGESTE datado de 13/03/2020, o Governo decidiu proceder à suspensão das atividades com alunos nas escolas entre os dias 16/03/2020 e 13/04/2020.
Para solicitar serviços ou informações podem ser utilizados os seguintes contactos:
- Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
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Telefones:
- Direção: 916687330 e 937588500
- Serviços Administrativos: 933740416
- Assistentes Operacionais: 933517757
Entre as 10 horas – 12h00m
15 horas – 17h00m
Sátão, 19 de março de 2020
A Diretora,
Helena Castro
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
