No dia 16 de dezembro, todos os alunos da EB1 de Sátão e respetivos professores celebraram o Natal no Cineteatro, num ambiente de festa e alegria, próprias desta época natalícia. Perante uma vasta plateia expectante, pais e alguns familiares, as crianças surpreenderam e brilharam nas atuações que fizeram, entre as quais se destacam canções, poemas, jograis, melodias de Natal e dança.
A envolvência de todos os alunos nesta atividade permitiu que todos encarnassem o verdadeiro espírito natalício, de comunhão, amizade, alegria e convívio fraterno, estreitando laços entre a família e a escola.
O Futuro começa no Pré-escolar e vai-se construindo degrau a degrau, com muito trabalho e muita dedicação.
Parabéns a todos os que direta ou indiretamente contribuíram para este sucesso.
É portanto, com muito orgulho, que damos os parabéns aos alunos, aos professores e às famílias.
Obrigado aos Alunos por nos fazerem acreditar que vale a pena ... (ver resultados nacionais)
No dia 11 de novembro, festejou-se o Dia de S. Martinho na EB1 de Sátão, durante o qual se realizaram atividades diversificadas, com destaque para um pequeno espetáculo dos alunos da Unidade de Multideficiência e o tradicional magusto.
Entre as 10:30h e as 11h, os alunos da Unidade e respetivos professores e auxiliares brindaram os restantes alunos, professores e auxiliares com um pequeno espetáculo musical. Foi um momento muito divertido, em que todos tiveram oportunidade de participar de forma animadíssima! É assim que se faz uma escola inclusiva, de e para todos.
À tarde, apesar de estar a chover, ainda se fez a fogueira para assar algumas castanhas que alguns alunos colocaram em cartuchos. Depois, no refeitório da escola, todas as crianças puderam deliciar-se com as castanhas assadas na fogueira e no forno. Só faltaram mesmo as caras farruscas!!! (ver fotos no Blogue da EB1).
|
|
Parabéns!
|
Apreciem os resultados |
Apostando sempre numa alimentação saudável, os alunos da EB1 de Sátão confecionaram gomas, em contexto laboratorial, utilizando gelatina. Comemorou-se, assim, o Dia Mundial da Alimentação num ambiente de convívio e alegria, no exterior da escola, onde todos os alunos e professores degustaram uma saborosa gelatina e as deliciosas gomas multicolor.
Foram aprovados, em reunião do Conselho Geral, dia 25 de setembro de 2014, o Projeto Educativo do Agrupamento reformulado e o Regulamento dos cursos vocacionais. Este faz parte do Regulamento Interno - Anexo XII.
1) Os Encarregados de Educação ou alunos quando maiores, deverão devolver os manuais escolares adquiridos com subsidio da Ação Social Escolar, nos oito dias úteis subsequentes ao da afixação das pautas de avaliação final com os resultados dos exames.
Os manuais são entregues na papelaria da escola que o aluno frequenta.
Alunos do 9º ano – Devolvem livros do 8º e 9º ano
Alunos do 12º ano – Devolvem livros do 11º e 12º ano
Alunos que não transitam para o ano seguinte não devolvem livros.
A não restituição dos manuais escolares, ou a sua devolução em estado de conservação, por causa imputável ao aluno, que impossibilite a sua reutilização, ou ainda a entrega fora da data estipulada, implicam a impossibilidade de atribuição deste tipo de apoio no ano seguinte.
2) Os alunos subsidiados com escalão A ou B e que ainda tenham direito a receber material escolar devem dirigir-se à papelaria da escola a fim de regularizar a sua situação até ao final das aulas.
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
