Maratona de Cartas 2017O Clube Europeu/ Erasmus+ do Agrupamento de Escolas de Sátão marcará o arranque da edição da Maratona de Cartas de 2017 na ESFRoV no dia 10 de novembro (dia da Feira do Outono). Durante a próxima semana serão montadas exposições e divulgada informação sobre cada um dos casos seleccionados para este ano nas várias escolas.
A Maratona de Cartas é considerado o maior evento global de direitos humanos organizado anualmente pela Amnistia Internacional e é para todos nós, alunos, pais e professores, uma oportunidade para termos um papel mais ativo na luta pelos Direitos Humanos. Ao conhecer os casos e assinarem as cartas, estaremos a contribuir para um mundo melhor.
As nossas palavras, cartas e ações têm mais poder do que imaginamos.
Atividade Transnacional do Projeto Apps4EL – 2ª Reunião em Wasilków - Polónia
Entre os dias 17 a 20 de outubro de 2017 decorreu em Wasilków, na escola Szkola Podstawowa nr 1 im.ks. Waclawa Rabczynskiego, Poland - na Polónia, a 2ª Reunião Transnacional, no âmbito do Projeto Erasmus+ “Apps4EL”.
Na noite do dia 16 de outubro realizou-se um jantar para que todos os parceiros participantes pudessem rever-se e/ou conhecer-se. A partir da manhã do dia 17 iniciaram-se os trabalhos em agenda, nomeadamente a apresentação da escola anfitriã; a visita a uma aula lecionada com recurso a Apps; a apresentação dos resultados do 1º ano do projeto; a elaboração de um relatório dos resultados do projeto; a utilização da ferramenta de mobilidade “Mobility Tool” para atualização de informação para o relatório e a planificação das atividades para o 2º ano do projeto.

Prova de Corta Mato Escolar
O Agrupamento de Escolas de Sátão vai realizar uma prova de Corta Mato no dia 10 de novembro, das 10:30 às 12:00, envolvendo os alunos das Escolas Básica de Ferreira de Aves, Escola Frei Rosa Viterbo e Básica Ferreira Lapa.
Organização: A organização da prova será da responsabilidade dos Grupos de Educação Física do Agrupamento.
Objetivo da atividade: Oferecer aos alunos uma atividade desportiva (corrida de resistência) que reflita e dê resposta às suas motivações intrínsecas e extrínsecas, adequada aos seus níveis de prestação motora e de estrutura corporal.
Estudo “Resultados Escolares por Disciplina – 3º Ciclo”
A DGEEC apresenta um estudo sobre o desempenho escolar dos alunos em cada disciplina do 3.º ciclo do ensino básico geral, no ano letivo de 2014/15. O estudo centra-se nos alunos matriculados em escolas públicas de Portugal continental, analisando as suas classificações finais nas seguintes onze disciplinas obrigatórias: Ciências Naturais, Educação Física, Educação Visual, Físico-Química, Geografia, História, Inglês, Língua Estrangeira II, Matemática, Português e TIC.
Resultados Escolares por Disciplina - 3.º Ciclo [PDF]

14º Aprender em Festa
No passado dia 26 de outubro, no âmbito do projeto Plano Nacional de Cinema, os alunos das turmas do 10º e 11º F, assistiram às curtas metragens “Água Mole”; “Três semanas em Dezembro”; “Sapateiro” e “Independência de Espirito”. Pelo meio estabeleceu-se um diálogo muito interessante entre as realizadoras Alexandra Ramires e Laura Gonçalves e os alunos, tendo sido feita uma abordagem sobre o seu percurso ao nível do cinema de animação e as diferentes técnicas e estilos utilizadas nas suas produções. (ver fotos)
“Hour of Code” na Sala do Futuro com as crianças dos jardins-de-infância de Avelal e de Mioma
No dia 14 de fevereiro, as crianças dos jardins-de-infância de Avelal e de Mioma, participaram na atividade “Hour of Code” na ICL@EduFor em Mangualde. Esta atividade , que a Educadora Alexandra preparou para os meninos do pré-escolar, permitiu-lhes programar as diversas etapas de um jogo e contactar pela primeira vez com o quadro interativo. Tiveram ainda oportunidade de observar um robot e de “deslizar”nas cadeiras. No final, todos se mostraram muito satisfeitos e com vontade de regressar em breve.
Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.
Através desta medida, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica.
Os alunos, do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, podem apresentar projetos para cada uma das Escolas do Agrupamento (EBFL, EBIFA e ESFRoV).
As propostas podem ser apresentadas ao Coordenador de Estabelecimento até ao final do mês de janeiro e a direção pode auxiliar os estudantes no seu desenvolvimento e apresentação até ao final de fevereiro.
Para serem votadas, as medidas devem ter em conta o montante atribuído a cada escola (500 euros) e contar com o apoio de, pelo menos, 5% dos estudantes. As propostas devem ser votadas pelos estudantes no dia 24 de março e adotadas em 2017.
Podes consultar o regulamento aqui.
Prémios de mérito no dia 16 de dezembro
O Regulamento Interno do Agrupamento, estabelece no Artigo 110º que o mérito escolar será reconhecido através da existência de quadros de excelência.
A cerimónia de entrega dos Certificados relativos ao quadro de excelência e Diplomas de conclusão do Ensino Secundário do ano lectivo 2015/2016, vai realizar-se no dia 16 de dezembro pelas 20:30H, no cineteatro do Sátão.
Os alunos distinguidos estão de PARABÉNS.
Contactos e moradas das Escolas do Ensino Secundário do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 3º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 2º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.
Contactos e moradas do Agrupamento.
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República.
A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 1º, 2º e 3º Ciclos de escolaridade e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, com base numa metodologia de capacitação dos jovens e das suas famílias.
Esta metodologia tem vindo a ser testada, desde 2007/2008, em várias escolas a nível nacional numa parceria com o Ministério da Educação, as autarquias, as escolas, o Instituto de Educação e Formação Profissional (IEFP), os Governos Regionais dos Açores e Madeira e as empresas locais, contando com uma equipa de cerca de 104 Mediadores com formação especializada.
A metodologia EPIS foi escolhida, entre várias, para ser o modelo conceptual de referência a seguir pelo projeto “RESLEA – Reducing Early School Leaving” (com parceiros da Alemanha, Reino Unido, Hungria e Eslovénia) e “RECIPE – Regional Education Centres in Pedagogical Europe” (com parceiros da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Grécia) programas europeus que pretendem identificar boas práticas de combate ao abandono escolar precoce.
Em Sátão, o Projeto EPIS está implementado em 3 escolas desde o ano letivo transato: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e a Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves, intervindo com cerca de 70 alunos.
