“E se fosse eu? Fazer a mochila e partir” 6 de abril
O Agrupamento de Escolas de Sátão aceitou o desafio lançado pela Direção-Geral da Educação (DGE) e participará na iniciativa “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”, na próxima semana. Esta iniciativa é da responsabilidade da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.) e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ). Trata-se de uma iniciativa de sensibilização das crianças e dos jovens para as dificuldades pelas quais os refugiados passam para fugir da guerra, procurando proteção humanitária.
A ação decorrerá no próximo dia 6 de abril, ao primeiro tempo da manhã, em todo o país, em todas as escolas, através de uma sessão no decurso da qual será exibido um vídeo, mostrando o pouco que os refugiados transportam consigo.
Para prepararem os alunos, os docentes interessados deverão nos dias anteriores à sessão, desafiar os seus alunos a trazerem uma mochila com os bens que transportariam se estivessem no lugar de um refugiado (pode ser através de imagens ou, se possível, em formato físico), devendo depois partilhar a razão das suas escolhas na aula. Poderão partilhar a conclusão das suas escolhas e reflexões no grupo do Facebook criado para o efeito.
Para mais informações aceder aqui O Clube Europeu do AES
Teve lugar, no dia 23 de março, na escola sede do agrupamento de Escolas de Sátão, um Workshop intitulado “Somos todos cores do mesmo quadro - Lidar com Alunos com Necessidades Educativas Especiais’’ dirigida a todos os assistentes operacionais do agrupamento.
Os formadores foram a Psicóloga Dr.ª Fabiana Tomé do Gabinete PSINAPSES e o Coordenador da Educação Especial do Agrupamento, professor Luís Pires.
Estiveram presentes 56 formandos, divididos em 2 grupos. Esta ação pretendeu sensibilizar os assistentes operacionais para as diferentes problemáticas associadas às Necessidades Educativas Especiais (NEE).
Atividades da ELIPI no Dia Aberto
A atividade realizada pela ELIPI, no dia da Escola Aberta decorreu acima das expetativas, foi muito participada por grupos do pré-escolar e outros níveis de ensino, nomeadamente pelo 1º CEB e adultos.
Os jovens do 3º ciclo, secundário, alguns professores e assistentes operacionais aderiram muito bem ao lançamento do pião, à escrita na ardósia com o regrão, aos jogos de paciência: cubo mágico, jogo do galo, 4 em linha e outros.
Foram oferecidos separadores de livros com frases alusivas aos temas: direitos das crianças, a importância do livro e do brincar.
Visita de estudo dos Jardins de Infância de Lamas e Mioma
No dia 14 de março, as crianças, acompanhadas pelas educadoras e assistentes operacionais dos jardins de infância de Lamas e Mioma, visitaram a Casa da Musica no Porto, no âmbito do tema vivido este ano letivo em todos os estabelecimentos da educação pré escolar do agrupamento: “Jardins Sonoros”.
Participaram em dois workshops sempre com muita vivacidade! O almoço piquenique foi no parque da cidade aonde foi possível correr, brincar e comer o geladinho que soube tão bem!
EstrelaMar e Golfilhote, um livro nascido do coração!
A professora Rosa Quinteiro, autora de EstrelaMar e Golfilhote e o ilustrador da história, Carlos Pais, conversaram com os alunos do 5º ano e alguns do 6º da EBFL e da EBIFA, apresentando a história deste livro desde o seu nascimento. A autora partilhou momentos muito mais que autobiográficos, porque a esta palavra falta a tonalidade afetiva que envolveu toda a sessão, durante a qual nos foi possível acompanhar o crescimento do livro até à versão atual.
Logo no início, as alunas Matilde, Maria e Margarida, do 5º B, dramatizaram um bocadinho da história, um diálogo essencial para se conhecerem as personagens EstrelaMar e a sua mãe.
Depois, ficámos a saber que a curiosidade de uma criança fez nascer uma história, que foi crescendo devagarinho, na imaginação de uma mãe que se fez escritora para responder às perguntas de um menino.
Ciência em Ação II
A ciência continuou em ação…
Ao longo do 2º período realizámos mais alguns trabalhos que nos permitiram compreender melhor o mundo que nos rodeia, dirigindo-lhe um “olhar mais científico”. Assim, dos desafios que nos colocaram na Oficina de Ciências e nas disciplinas de Ciências Naturais e de Educação para a Cidadania resultaram alguns trabalhos que partilhamos com toda a comunidade escolar na exposição “Ambiente” realizada no átrio da EBFL.
Realizou-se ontem, no Instituto Politécnico de Viseu, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens (Secundário), momento em que os deputados representantes das várias escolas do distrito esgrimiram argumentos em defesa dos seus projetos de recomendação. Na mesma sessão, foram eleitas as escolas que seguirão para a Sessão Nacional, a realizar em maio, na Assembleia da República.
No que toca ao desempenho dos deputados da nossa escola, a Beatriz Lourenço (10.º A), a Vanessa Pais (11.º A) e o Pedro Fonseca (11.º D), apesar de não terem sido escolhidos pelos seus pares para irem a Lisboa, cooperaram ativamente na defesa das medidas que propuseram, mormente a que sugeria a integração dos refugiados no tecido económico e social local. Em sede de comissão especializada, viram igualmente aceite uma outra medida - atribuição de incentivos à fixação de empresas no interior -, cujo conteúdo integrou o texto final do Projeto de Recomendação do Círculo de Viseu, aprovado em sessão plenária. Parabéns!