Visita de estudo a Madrid em 2017

Visita de estudo a Madrid

Nos dias 23, 24 e 25 de abril um grupo de 24 alunos do 10º A e 10º D (23 alunos de espanhol e 1 aluna de francês) realizaram uma visita de estudo a Madrid acompanhados por 4 docentes.

Às 23:15 do dia 22 de abril, esperava-os um autocarro à porta da escola que os conduziu até à estação de comboios de Mangualde.  Deu-se assim início à aventura dos próximos três dias por terras de “nuestros hermanos”!

Chegaram a Madrid ao amanhecer do dia 23 e...

ver o vídeo aqui

Após deixarem as malas no hotel, iniciaram a visita à cidade. Foi com uma média de 17 km diários, a pé, que alunos e professores palmilharam a cidade. Visitaram, entre outros locais emblemáticos,  las puertas del sol, el  kilómetro cero, el oso y el madroño, el mercado de San Miguel,  el palacio real, la catedral de Almudena, los jardines del Moro, el templo de Debod, la plaza de España, el monumento a Cervantes, las fuentes de Cibeles y de Neptuno, la puerta de Alcalá, el paseo del Prado, la estación de Atocha y su jardín invernadero, el Museo Reina Sofía, el Parque del Retiro, el Museo de Ciencias Naturales y el Estadio Santiago Bernabéu.

Durante estes três dias, vivenciaram experiências que por certo perdurarão na memória. Entre elas destacam-se um passeio de barco no lago do Parque del Retiro e a degustação das famosas tapas e de alguns pratos típicos espanhóis que a maioria dos alunos conhecia apenas dos manuais escolares. Sentiram a cultura e a forma de estar e de ser do país vizinho. Realizaram várias atividades comunicativas em língua espanhola, interagindo com a população e com alguns turistas. Foi uma verdadeira aula de língua e cultura espanhola!

Antes de regressarem a Portugal tiveram a oportunidade de comprar “unos regalitos” de última hora e de cantar, na Plaza Mayor, algumas canções espanholas. Se dúvidas havia do seu talento musical, ficaram dissipadas quando estes cantautores entoaram uma canção  cuja letra foi feita pelos alunos nas aulas de espanhol. E porque o dia assim o impunha (25 de abril), cantaram “Grândola, Vila Morena”. Receberam elogios dos transeuntes que ali pararam a ouvi-los cantar e dois destes, quando emocionados reconheceram a canção portuguesa, juntaram-se ao grupo para cantar Zeca Afonso. Disseram-nos depois, terem conhecido pessoalmente Zeca Afonso e terem vivido de perto a revolução da Liberdade em Portugal.

Os alunos mostraram-se sempre motivados, animados e divertidos e mesmo tendo andado tanto a pé, todos avaliam a visita de estudo como “uma atividade a repetir”.

Em meu nome e em nome dos alunos, muito obrigada aos professores José Carlos Rocha, Paula Rita e Conceição Lima. Sem vocês não teria sido possível realizar esta atividade.