Visita de Estudo a Lescar

Visita de estudo a Lescar

Nos dias 26 a 28 de abril, os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (11ºH) rumaram a França para conhecer as localidades de Lescar (cidade geminada com Sátão), Pau e Lourdes, na região dos Pirenéus Atlânticos.

Chegados a Lescar, foram recebidos por diversos elementos da Câmara Municipal, no Hôtel de Ville, do Comité de jumelage (comissão responsável pelo protocolo de geminação), da Associação de Portugueses e da comunicação social local. O Presidente do Município, Christian Laine, deu as boas-vindas aos “convidados”, destacando o elo de amizade existente entre as duas localidades desde o final da década de 80.  (ver fotos da visita)

Há a registar que existe uma vasta comunidade portuguesa na região, oriunda principalmente da vaga de emigração dos anos 60/70, que participa ativamente nas múltiplas estruturas da comunidade local.

No segundo dia, a manhã foi preenchida com a visita ao centro histórico de Lescar e com uma demonstração desportiva de pelote basque. Foi possível visitar o Museu, a Catedral e parte das muralhas que servem de miradouro para a cidade, a área comercial e a paisagem deslumbrante, sempre cercada pelos Pirenéus. No complexo desportivo Désiré-Garrain, o campeão “da casa” (Kevin de 10 anos) e o seu pai explicaram as regras da pelote basque. Depois da teoria veio a prática: todos tiveram oportunidade de treinar, procurando brilhar na modalidade agora descoberta.

Depois de um almoço no centro recreativo vizinho da escola de circo, foi a altura de conhecer a maior aldeia da comunidade Emmaüs de França. A fundação Emmaüs é obra do Abbé Pierre que, desde 1956 (nesse inverno, lançou um apelo na rádio para pedir ajuda, pois muitos sem abrigo estavam a morrer devido ao frio extremo), procura auxiliar todos os necessitados. O lema da comunidade é "acolher quem precisa de ajuda de forma incondicional".

No final da tarde, seguiu-se até Pau para uma visita guiada ao Castelo, onde terá nascido o rei Henri IV, e ao centro histórico. O dia terminou no restaurante “le 7e péché” que confecionou especialidades locais.

O último dia foi consagrado a uma visita ao Santuário de Lourdes e à viagem de regresso.

Os participantes nesta visita de estudo querem agradecer a todos aqueles que a tornaram possível, bem como todas as pessoas que os acompanharam em Lescar, Pau e Lourdes. Bem hajam todos!

A turma do 11ºH