Concurso Escolar Os Portugueses pelo Mundo fora

Concurso Escolar

Os Portugueses pelo Mundo fora:
 Descobrimentos – Colonização; Emigração – Mundialização

No passado dia 22 de abril, realizou-se a entrega dos prémios do concurso dinamizado pela Associação dos Beirões Ligados a França, subordinado ao tema “Os Portugueses pelo Mundo fora: Descobrimentos – Colonização; Emigração – Mundialização”.

A cerimónia decorreu na sede da associação, antiga escola primária da Vila da Ribeira, e foi presidida pelos membros da Direção e da Assembleia, o Sr. Adelino Lopes e a Sra. Emília Ribeiro, respetivamente. Estiveram presentes o Presidente do município de Sátão, a presidente da junta de freguesia de Ferreira de Aves, os diretores dos Agrupamentos de Escolas de Sátão e Vila Nova de Paiva, os elementos do júri, docentes das escolas envolvidas e, obviamente, os alunos premiados acompanhados pelas famílias. (ver fotos da atividade)

Os discursos refletiram a importância da participação dos alunos em iniciativas deste género, uma vez que procuram levá-los à reflexão sobre a história do nosso país, o entendimento dos motivos inerentes à emigração/expatriação, o aprofundamento de competências transversais como a pesquisa de informação e a aplicação de conhecimentos (elaboração de textos escritos em português ou em francês).

Salientou-se também o apoio prestado aos alunos, a começar pelos pais e pelos docentes, sem esquecer as escolas e as câmaras, pois possibilitaram a visita preparatória do concurso, nos espaços da Associação.

Finalmente, os alunos receberam todos os prémios atribuídos: bicicletas, trotinetas, tabletes e pens. Foi com sorriso rasgado que todos apreciaram o lanche, oferta dos anfitriões.

Bem haja, Associação dos Beirões Ligados a França!

O Departamento de Línguas

Abril de 2017