YARN BOMBING

Linhas ao ataque no SÁTÃO

Yarn Bombing é uma expressão artística, um tipo de graffiti ou arte de rua que emprega exibições coloridas de fios de malha ou de fibra em vez de tinta ou giz.
Na Escola Básica Ferreira Lapa, por iniciativa do clube “Reciclar com Criatividade”, um clube associado à Loja Solidária, foi desenvolvido, durante o segundo período, um projeto, utilizando esta colorida forma de expressão e intervenção.
O objetivo principal deste clube, para além da ocupação de alunos, é também ensiná-los o valor da solidariedade e da intervenção na comunidade. E, intervir é também cooperar com os outros em projetos comuns, é expressar-se criativamente, é tornar o mundo à nossa volta mais agradável, respeitando a natureza e a diversidade. Foi assim que surgiu a ideia de utilizar os fios coloridos e, através do croché, tornarmos os espaços exteriores da Escola Básica Ferreira Lapa mais agradáveis e acolhedores. (ver fotos da atividade)

Gerou-se um movimento amplo de muitos dedos a trabalhar, uns a aprender e a dar os primeiros passos na arte do croché e outros a dar asas à sua imaginação. Colaboraram os alunos do clube mas estendeu-se a outros alunos, aos professores e aos assistentes operacionais. Fizeram-se poemas à volta do croché, contaram-se histórias, deram-se muitas gargalhadas enquanto se tricotava nas horas livres do almoço. Foi considerada uma atividade relaxante nesta azáfama dos dias de trabalho. O cesto com os fios e as agulhas andou de mão em mão e o resultado está à vista de todos, no exterior da escola e pode ser apreciado pelos que por lá passarem. É provável, que o projeto continue pois há quem goste de dar ao dedo...

Os resultados visíveis são as árvores coloridas, os resultados invisíveis são uma escola mais coesa, onde alunos, pessoal docente e não docente conviveu e se uniu no desenvolvimento de um projeto comum, onde se ensinou uma forma de arte antiga e já tão em desuso nos tempos que correm. São estes projetos que nos tornam mais humanos, mais integrados, mais livres e mais capazes de enfrentar as adversidades da vida.

Que os fios continuem a entrelaçar-se, colorindo   os dias da nossa vida para que com isso possamos ser mais felizes!