Encontros com a Leitura
No âmbito do Plano Estratégico de Promoção do Sucesso Escolar e na qualidade de coordenador da Medida 5- Inclusão Cultural e Cidadania, o professor Carlos Paixão incluiu nas atividades a desenvolver a rubrica “Encontros com a Leitura”. Esses encontros têm-se concretizado no contacto direto com os idosos do Centro de Dia da Casa do Povo de Sátão.
Na última sessão, procedeu-se à leitura e debate de um excerto do conto: “Em Casa de Ferreiro”, da obra “Santos da Porta”.
Depois, a conversa centrou-se nas festas das redondezas e nas suas vivências em ocasiões festivas. Ouviu-se e falou-se, partilhou-se cultura e houve, como sempre, lugar para a novidade, por mais idade que tenhamos. Aprendem-se novos vocábulos, novas preces, novos provérbios. Fica um, apropriado para a época, que, talvez, também não conheçam: “Pelo São Brás, bois para a frente e porcos para trás”.
